Busca

Schevchuk: Ó Deus, ensina-nos a rir apesar das lágrimas e em Tua alegria derrotar o inimigo

"E nós continuamos nosso caminho de sabedoria cristã para derrotar, vencer o mal e seus servos. Hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre outro pecado tão insidioso e pouco conhecido, uma paixão pecaminosa chamada tristeza ou desânimo, e então falaremos sobre a virtude da alegria, que é o caminho para curar essa paixão."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje já é segunda-feira 11 de julho de 2022 e o povo ucraniano, o Estado ucraniano, está retendo uma invasão militar em larga escala do exército russo em nossa pátria por 138 dias.

Mais uma vez, durante o dia passado e esta noite, a terra ucraniana estremeceu sob bombas, foguetes, vários tipos de armas, com as quais os russos enviaram abundantemente sobre a terra ucraniana.

Cidades e povoados da Ucrânia estão queimando. As batalhas mais ferozes estão ocorrendo na região de Donetsk e no leste da região de Kharkiv. As cidades de Slovyansk, Bakhmut e Kramatorsk, que já conhecemos, tornam-se como um triângulo de fogo, no qual o inimigo concentrou a maior parte de seu exército enviado à nossa terra.

Ontem à noite, a pacífica cidade de Kharkiv foi novamente bombardeada com foguetes. Quase no centro da cidade, um foguete russo atingiu novamente um prédio residencial. No início da manhã, o inimigo disparou foguetes em nossa Mykolayiv. A terra de Kherson está queimando, os campos ucranianos ricos de trigo estão queimando e o inimigo não está dando a oportunidade de apagar esses incêndios. As terras de Sumy e Chernihiv, que fazem fronteira com a Rússia, sofrem bombardeios pesados ​​vindos do lado russo todos os dias.

 

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. E a Ucrânia reza.

E nós continuamos nosso caminho de sabedoria cristã para derrotar, vencer o mal e seus servos. Hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre outro pecado tão insidioso e pouco conhecido, uma paixão pecaminosa chamada tristeza ou desânimo, e então falaremos sobre a virtude da alegria, que é o caminho para curar essa paixão.

Sabemos que é natural que uma pessoa fique triste. A tristeza é algo que uma pessoa experimenta como o ser que viaja, que espera a plenitude da vida e a felicidade em sua pátria celestial. Portanto, a tristeza segundo Deus é algo bom. O apóstolo Paulo diz: “De fato, a tristeza segundo Deus produz um arrependimento salutar de que ninguém se arrepende, enquanto a tristeza do mundo produz a morte” (2 Coríntios 7,10).

Portanto, às vezes é necessário estar tristes, porque faz parte de nossa saúde mental. Ás vezes temos até mesmo necessidade de um tempo para superar isso, como quando perdemos alguém especialmente querido ou próximo de nós. Mas essa tristeza ou desânimo de que estamos falando agora é algo um pouco diferente.

No nosso caso, trata-se de um certo estado de decadência do espírito humano, sugestionado pelo diabo. Às vezes encontramos nos escritos dos Padres da Igreja a descrição de um estado como o momento em que vem o demônio do meio-dia vem, e então parece a uma pessoa que ela está no pior lugar. Esse demônio a puxa para fora do lugar onde ela está, porque ela acha que qualquer outro lugar da terra é melhor, enquanto ela se encontra na pior posição e é a pessoa mais infeliz do mundo. Às vezes essa paixão arruína a pessoa, eis porque essas pessoas às vezes são chamadas de pusilânimes, e esse tipo de paixão, de desânimo, pode ser de dois tipos.

O primeiro tipo é quando uma pessoa deseja algo para si mesma, quer muito algo e, em um determinado momento, não pode realizar esse desejo, e perde o ânimo, tudo desmorona, ela não quer mais fazer nada neste mundo. E outro tipo desse estado pecaminoso é quando uma pessoa quer excessivamente controlar completamente sua própria vida, e quando se preocupa excessivamente com seu futuro, que é sempre incerto e desconhecido, e sua vida pessoal parece escapar de seu controle total, uma pessoa cai em tal estado de desânimo que é o estado de falta de confiança em Deus, confiança naquele em cujas mãos está meu amanhã. Esse tipo de paixão é muito perigoso, principalmente em tempos de guerra, quando buscamos certezas em um presente incerto.

O que devemos fazer quando esse tipo de condição espiritual nos atinge? Devemos pedir a graça do Espírito Santo, porque a alegria com que esta paixão é curada é a alegria no Espírito Santo. Restaura a força humana. Esta alegria, que o Espírito Santo infunde no coração de uma pessoa, torna a pessoa ativa e capaz de ver o positivo, mesmo em meio a circunstâncias de vida muito desfavoráveis. o

O apóstolo Paulo diz isso a todos nós, especialmente hoje durante a guerra: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!  Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada. Em todas as circunstâncias apresentai a Deus vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.” (Filipenses 4,4-6).

Hoje quero que rezemos por todos aqueles que estão passando por momentos difíceis durante esta guerra, todos aqueles que estão perdendo seu ânimo, que estão experimentando estados espirituais e psicológicos especiais de decepção, perda do sentido da vida, para que o otimismo cristão, esta graça que o Espírito Santo, nos dê a possibilidade de nos alegrarmos a cada dia que vivemos.

Hoje, nos alegramos e agradecemos a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estarmos vivos, e isso deve ser motivo para nos alegrarmos em Deus e fazermos o bem neste dia, que o Senhor nos dá.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia. Ensina-nos a rir apesar das lágrimas e em Tua alegria derrotar o inimigo, derrotar a fraqueza de espírito a que cada um de nós está sujeito. E juntos como povo para derrotar o inimigo que está tentando nos intimidar e paralisar nossa vontade de liberdade. Ó Deus, abençoe a Ucrânia.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
11.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

11 julho 2022, 20:17