Busca

Mensagem do arcebispo greco-católico de Kiev no 109° dia de guerra

"Neste dia de Pentecostes, quando o soberano terreno, o governante insano deste mundo traz dor para a Ucrânia, rouba-nos a vida, digamos em oração "Rei do Céu, Consolador, Espírito da Verdade, venha e habite em nós, e purifique-nos de toda sujeira, e salve nossas almas."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs, hoje é domingo 12 de junho de 2022 e a Ucrânia, o povo ucraniano, há 109 dias resiste à invasão russa em grande escala, à guerra, à dor e à tragédia que o agressor russo trouxe às nossas terras. Mais uma vez agradecemos ao Senhor Deus, agradecemos às forças armadas da Ucrânia por ter podido ver esta manhã, poder desfrutar deste dia.

Os combates mais intensos continuam na região de Luhansk. A ucraniana Severodonetsk vem se defendendo heroicamente há dias. O inimigo ataca implacavelmente as partes da região de Luhansk hoje defendidas pelo exército ucraniano e não consegue fazer nada, apesar das grandes forças à sua disposição. Esta besta quebra os dentes ao colidir com a coragem dos filhos e filhas da Ucrânia que defendem sua pátria.

Hoje a particular dor para nós é representada pelo sofrimento da população local. Em Severodonetsk, os russos, para avançar, estão destruindo ruas inteiras, todas as casas. As cidades vizinhas, vendo essas atrocidades, ficam profundamente assustados e muitas pessoas, mesmo no último momento, decidem deixar suas casas. Esta evacuação é muito importante e necessária para salvar a população local, mas é muito difícil e complicada nas circunstâncias de hoje.

 

No sul de nossa pátria, na região de Kherson, nossas forças armadas estão liberando as cidades e vilarejos ocupados, avançando para libertar nossos irmãos e irmãs do jugo da Rússia. Nosso povo recebe seus libertadores com lágrimas nos olhos.

O chamado terrorismo de mísseis continua. Ontem, os mísseis atingiram o oeste da Ucrânia, atingindo a cidade de Chortkiv, sede do bispo de nossa Eparquia de Buchach. Assim, hoje nossas orações se elevam pelo bispo Dmytry Hryhorak e por toda a nossa comunidade da Eparquia de Buchach.

Mas a Ucrânia resiste. A Ucrânia luta. E hoje a Ucrânia festeja, celebrando a Descida do Espírito Santo, a presença entre nós do Rei do Céu, Consolador e Espírito da Verdade. Hoje concluímos a Década Missionária, aqueles 10 dias de escuta da Palavra de Deus, de oração pela expansão do Reino de Deus na terra, de oração pela missão de nossa Igreja, porque sabemos que a missão é o contínuo Pentecostes.

E hoje, durante esta festa, quando ouvimos a Palavra de Deus sobre a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, o próprio Cristo diz que ser cristão significa ser portador do Espírito Santo. Esta missão, que os apóstolos iniciaram no dia de Pentecostes entre todas as nações do mundo, tendo recebido o dom de falar em línguas, tendo tido a força interior e a coragem de anunciar as maravilhosas obras de Deus, a mesma missão continua até hoje. ... no serviço, na vida, na missão da nossa Igreja Greco-Católica ucraniana. É anunciado o mesmo sermão apostólico. Nossa Igreja, cheia da graça do Espírito Santo, carrega esse Espírito dentro de si e o distribui generosamente a todos aqueles a quem o Senhor nos envia hoje.

Rezemos para que, neste dia de Pentecostes, o Espírito Santo nos renove com a graça do Espírito Santo. Porque hoje nós, batizados, ungidos, sentimos em nós mesmos a renovação daquele dom do batismo que, segundo João o Precursor, é o batismo do Espírito Santo e de fogo, do fogo que repousou sobre os apóstolos e queima hoje em nossos corações e nos chama a vencer o mal com o poder e a graça do Espírito Santo.

Neste dia de Pentecostes, quando o soberano terreno, o governante insano deste mundo traz dor para a Ucrânia, rouba-nos a vida, digamos em oração "Rei do Céu, Consolador, Espírito da Verdade, venha e habite em nós, e purifique-nos de toda sujeira, e salve nossas almas."

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
12.06.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

12 junho 2022, 22:34