Busca

Uma flor de papoula vermelha em frente a um prédio residencial destruído em Mariupol em 31 de maio de 2022, em meio à ação militar em andamento na Ucrânia. (Foto por STRINGER/AFP) Uma flor de papoula vermelha em frente a um prédio residencial destruído em Mariupol em 31 de maio de 2022, em meio à ação militar em andamento na Ucrânia. (Foto por STRINGER/AFP)

Schevchuk: que esse momento se transforme em amadurecimento na fertilidade

"Hoje pedimos: "Senhor, torna-nos ramos frutíferos de Tua videira na Ucrânia". Que nosso Pai Celestial possa nos purificar, mesmo quando esta purificação signifique uma experiência dolorosa. Porque o vinhateiro deve podar a videira para que ela se torne cada vez mais frutífera e não fique sem fruto. E às vezes, no momento da poda, a videira chora, assim como a Ucrânia chora hoje, mas que esse momento se transforme em um momento de amadurecimento na fertilidade."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje é segunda-feira, 6 de junho de 2022, e a Ucrânia vive o 103º dia desta grande e sangrenta guerra. Há 103 dias o povo ucraniano resiste na luta contra o ocupante russo que veio à nossa terra para destruir, matar, aniquilar e roubar.

Fortes combates estão ocorrendo em toda linha de frente. Vemos que o inimigo está tentando avançar, em particular, na região de Luhansk, mas as forças ucranianas estão resistindo heroicamente na cidade de Severodonetsk. Nossos militares começam a libertar esta cidade ucraniana. No entanto, o inimigo desfere golpes implacáveis ​​em qualquer coisa que sua mão assassina consegue alcançar.

Nos últimos dias, a Ucrânia ficou chocada com o fato de que a Lavra de Svyatohirsk do Patriarcado de Moscou foi novamente bombardeada e parcialmente destruída. Foram mortos monges, civis e refugiados que buscavam refúgio das bombas russa neste mosteiro. É claro que para o ocupante russo não há nada sagrado. Ontem nossa Kharkiv foi novamente fortemente bombardeada, a cidade de Kharkiv que está lentamente tentando retornar a uma vida pacífica. Todo o território da Ucrânia está vulnerável aos mísseis russos que continuam a atingir várias regiões do país. Portanto, não há cidade, não há parte da Ucrânia que possa ser considerada completamente segura.

 

Mas a Ucrânia resiste. A Ucrânia luta. A Ucrânia está tentando envolver com seu amor suas filhas e filhos feridos. Infelizmente, hoje sabemos que mais de 6 milhões de pessoas foram forçadas a deixar sua terra natal. Cerca de 8 milhões são considerados deslocados internos, que tentamos acolher, ajudar e servir com tudo o que está ao nosso alcance.

Mas a Ucrânia resiste. A Ucrânia luta. Porque permanece em pé, se apoia sobre a única e inabalável pedra angular que é nosso Senhor Jesus Cristo.

Hoje estamos vivendo o 4º dia da década do missionário. Aguardando a vinda do Espírito Santo, vivendo de acordo com o Calendário Juliano, começamos esta nova semana esperando o encontro com aquele mensageiro de Deus, o querido hóspede de nossas almas que torna fecunda nossa piedade e nos dá uma profunda vida espiritual. E hoje, neste dia, o Evangelho nos fala de Cristo como a Videira Verdadeira. Cristo diz: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o enólogo... e vocês são os ramos".

Portanto, rezemos para que esta videira de Cristo, plantada pelo Príncipe Volodymyr igual semelhante aos Apóstolos na terra ucraniana há mais de 1000 anos, continue a crescer, desenvolver-se e dar novos rebentos. Porque rezando pela missão da igreja da nossa Igreja particular de Kiev, rezamos para que esta videira, que tem mais de 1000 anos, continue a dar novos ramos. E todos nós queremos dar bons frutos nesta videira. Cristo diz: "Sem mim nada podeis fazer". Porque nossas ações são os frutos. E, portanto, é o Espírito Santo que é a força de conexão que une os ramos a esta videira. É o Espírito Santo que é a força vital, interior, a linfa que circula nessa videira e nos permite ser fecundos em nossa vida espiritual, cristã, e dar bons frutos. É por isso que Cristo diz: "Sem mim nada podeis fazer". Mas ele também adverte que todo rebento, todo galho que não der bom fruto, será tirado. Portanto, quando rejeitamos o Espírito Santo, quando rejeitamos a graça divina, ficamos tão secos quanto o ramo que, infelizmente, pode secar até em uma boa videira. Todo pecado seca nossas almas e nos torna estéreis.

E hoje vemos que na Ucrânia alguns dão frutos, outros se apresentam como galhos secos desta videira, embora sejam chamados de cristãos. É um grande escândalo para o mundo inteiro que alguns cristãos na Ucrânia, que estão tentando se apropriar da tradição da igreja de Kiev, venham da Moscóvia para matar outros cristãos nas terras de Kiev.

Hoje pedimos: "Senhor, limpe a tua videira na Ucrânia". Também rezamos por nossos inimigos, para que não lavem suas almas com seus crimes contra o povo ucraniano. Hoje rezamos pela graça do Espírito Santo para todas as pessoas.

Hoje pedimos: "Senhor, torna-nos ramos frutíferos de Tua videira na Ucrânia". Que nosso Pai Celestial possa nos purificar, mesmo quando esta purificação signifique uma experiência dolorosa. Porque o vinhateiro deve podar a videira para que ela se torne cada vez mais frutífera e não fique sem fruto. E às vezes, no momento da poda, a videira chora, assim como a Ucrânia chora hoje, mas que esse momento se transforme em um momento de amadurecimento na fertilidade.

Deus, torne frutífera a missão da nossa Igreja de pregar a Palavra de Deus. Sustenta os novos rebentos da Tua antiga videira. Abençoe a Ucrânia. Abençoe o exército ucraniano. Abençoa todos aqueles que creem em Ti, que esperam a vinda do teu Espírito Santo e vivificante.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
06.06.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

06 junho 2022, 20:24