Busca

Escola bombardeada em Mariuól. (EPA/Sergei Ilnitsky) Escola bombardeada em Mariuól. (EPA/Sergei Ilnitsky)

Schevchuk: de Deus, a paciência para conquistar a vitória

"Hoje precisamos saber ser pacientes. Porque assim é possível prosseguir com paciência na própria vocação espiritual, na própria vocação profissional. Prosseguir com paciência também na nossa luta. Será um dos tipos de nossa vitória, da vitória sobre o mal, as vitória sobre o agressor russo."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo.

Hoje é sexta-feira, 24 de junho de 2022, e a Ucrânia está passando pelo 121º dia esta guerra em grande escala, da invasão da Rússia, dessa guerra contra o povo ucraniano.

Começou agora o 5º mês de resistência nacional ao agressor. Todas as manhãs agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas Ucranianas por termos sobrevivido até esta manhã e por poder desfrutar da luz do dia.

Durante as últimas 24 horas houve batalhas muito intensas e ferozes em todas as frentes. Pelo que ouvimos das mensagens de nossos militares, nossas autoridades, a intensidade dos bombardeios e das hostilidades está crescendo. Golpes pesados ​​foram infligidos nas regiões de Sumy e Kharkiv. Esta manhã foram novamente atingidas Mykolaiv, suas periferias e toda a região, não obstante as condições mais infernais e os confrontos militares sejam registrados sempre na região de Luhansk, ao redor das cidades de Severodonetsk e Lysychansk. De fato, nosso exército bloqueia enormes forças inimigas protegendo a Ucrânia com seu próprio corpo. Mais uma vez, no último dia, civis e inocentes morreram... e nós as confiamos, as entregamos ao nosso Pai Celestial.

 

Mas a Ucrânia resiste. A Ucrânia luta. A Ucrânia reza. A Ucrânia defende valores humanos fundamentais. A Ucrânia demonstra a si mesma e ao mundo inteiro que somos um povo digno, que não quer as coisas dos outros, mas sente o dever sagrado de defender o que lhe pertence.

Hoje gostaria de refletir convosco sobre mais um fruto da ação do Espírito Santo, mais um sinal da maturidade do homem na sua vocação cristã. Este fruto do Espírito Santo é chamado paciência. Do que se trata? Que paciência a Palavra de Deus e a Igreja de Cristo nos ensinam?

Antes de tudo, quando falamos da paciência como fruto do Espírito Santo, estamos olhando para a face de Deus, estamos falando de um certo sinal do nosso Deus que é paciente com o homem. Até a Palavra de Deus às vezes chama nosso Deus de “longnânimo”. O Senhor Deus não quer a morte de um pecador, e sabe esperar muito tempo, criar o tempo e o espaço adequados para que aquele pecador se converta, deixe sua malícia, seu pecado e possa viver. Portanto, a longanimidade, a paciência como fruto do Espírito Santo, é uma característica de nós cristãos, que assim mostramos misericórdia para com os defeitos, pecados, fraquezas dos outros. Ser longânimo para com os fracos não significa aceitar essa fraqueza, não significa louvar o pecado ou o mal. Significa ser capaz de ser misericordioso e fazer tudo para curar essa pessoa do pecado. Mas essa paciência, como fruto do Espírito Santo, tem ainda outra característica.

Na vida cristã também é muito importante perseverar no bem. Essa paciência também se aplica a nós mesmos, porque às vezes uma pessoa imatura quer entender tudo de uma vez. Se bem me lembro, um jovem disse: “Não sei o que quero, mas quero agora. A paciência, a longanimidade dá ao homem a possibilidade de trabalhar meticulosamente dia após dia, como ensinava o justo Andrei Sheptysky, metropolita. Este trabalho diário faz seguir em frente. Porque é assim que toda a nação se aproxima de seu objetivo. Durante essa perseverança no bem, se verifica a intenção da pessoa; o quanto ela trabalha para o bem; o quanto está convencida que aquilo que o Senhor a chama para fazer, o quer fazer realmente.

Deste modo, a paciência ajuda a pessoa a superar todo tipo de perigo e dificuldade, e é o cumprimento do Dom do Espírito Santo de que já falamos, o dom chamado "fortaleza”.

Hoje precisamos saber ser pacientes. Porque assim é possível prosseguir com paciência na própria vocação espiritual, na própria vocação profissional. Prosseguir com paciência também na nossa luta. Será um dos tipos de nossa vitória, da vitória sobre o mal, a vitória sobre o agressor russo.

Hoje dizemos: “Deus, obrigado por ser paciente conosco. Com nossas fraquezas, mesmo com nossa infidelidade e ameaça. Deus, faça-nos perseverar no bem até a morte. Deus, ajuda-nos, fortalece-nos na nossa luta pela liberdade da nossa pátria”.

Deus, abençoe a Ucrânia. Deus, abençoe o exército ucraniano. Deus, nos dê toda paciência para esperar e conquistar nossa vitória.

A bênção do Senhor esteja sobre você, com Sua graça e amor pelos homens, agora e sempre e sempre e sempre. Um homem.

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
24.06.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

24 junho 2022, 22:26