Busca

Míssil russo cruza o céu na Ucrânia, proximidades de Kiev. (Photo by Sergei Supinsky) Míssil russo cruza o céu na Ucrânia, proximidades de Kiev. (Photo by Sergei Supinsky)

Schevchuk: dai-nos o dom do temor de Deus

"Ó Senhor, dá-nos esta sensibilidade a Ti. Nossos soldados nos ensinam esse temor ao Senhor, porque dizem que não há ateus na linha de frente, no front. Lá, quando nossos filhos e filhas da Ucrânia enfrentam a morte, sentem a presença do Todo-Poderoso, o grande Deus, sentem medo, mas sentem esse temor do Grande e Santo Deus que está próximo e aprendem a sabedoria da vida."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs,

Hoje é segunda-feira, 20 de junho de 2022. A Ucrânia já está vivendo o 117° dia de uma grande e sangrenta guerra que a Rússia está travando contra nosso povo e nosso país.

Por podermos estar com vocês hoje, ver a luz do dia, ver o início de um novo dia, agradecemos ao Senhor Deus, assim como às Forças Armadas da Ucrânia, pois por este novo dia, alguém pagou com a vida.

De acordo com os relatórios que recebemos esta manhã, a intensidade das hostilidades em toda a linha de frente é muito forte. Ontem, o presidente alertou que esta semana pode ser decisiva e histórica para a Ucrânia. Em particular, no que diz respeito ao movimento da Ucrânia para a família europeia de nações, o retorno da Ucrânia à Europa. E é exatamente isso que pode se tornar mais um motivo para a forte escalada das hostilidades. Vemos que o número de bombardeios de nossa corajosa Kharkiv aumentou drasticamente. Mais uma vez, combates ferozes estão ocorrendo na região de Luhansk, a cidade de Sievierodonetsk, Lysychansk é o maior foco de confronto militar na Ucrânia hoje. A situação difícil está em toda a frente no Donbass. Lutas pesadas estão acontecendo em Kherson e Zaporizhzhia. Também à noite, o inimigo disparou mísseis na região de Odesa, que felizmente o sistema de defesa aérea conseguiu destruir.

 

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia é incrível para o mundo. E a Ucrânia acredita, acredita em Deus, acredita no poder do bem e da verdade, e a Ucrânia encontra a força para resistir ao mal e à mentira.

Hoje, gostaria de encerrar com vocês a reflexão sobre os dons que o Espírito Santo nos trouxe no dia de Pentecostes. E hoje eu gostaria de convidá-los a refletir sobre o último e maior dom possível do Espírito Santo, que em algum lugar resume todos os Seus outros dons anteriores. E esse dom é chamado de "o temor de Deus". De fato, para entender o significado, a profundidade e a grandeza desse dom do Espírito Santo, devemos primeiro atentar para o fato de que é difícil escolher as palavras certas para explicá-lo. Não se trata de um temor que nos inspira o instinto de autodefesa. Quando uma pessoa está com medo, ela tem medo de algum perigo em relação ao desconhecido que ameaça sua vida ou existência.

Trata-se mais do medo, da reverência que uma pessoa sente naturalmente quando vê algo belo, algo grandioso, algo que transcende os horizontes da capacidade de agir do homem. Quando uma pessoa é confrontada com uma realidade que captura a verdade, ela prende a respiração. É por isso que as Sagradas Escrituras, em particular o Livro da Sabedoria, dizem: "Ouçam, filhos, andem no temor do Senhor, eu os ensinarei". Sentir o que é grande, santo e belo é algo que precisa ser aprendido. Pelo contrário, o medo, o medo do perigo, é algo que não precisa ser aprendido, surge espontaneamente na pessoa, como ensinam os santos padres. Novamente, a Palavra de Deus nos diz que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.

É o Espírito Santo que ensina o ser humano, torna-o capaz de sentir a grandeza e a beleza de Deus. E este é o começo da sabedoria. Este é o início deste caminho humano para o grande e belo Deus, que supera nossa imaginação, nossas expectativas. Este temor do Senhor é o começo, o começo de um novo espírito humano para com Deus.

Portanto, este dom do Espírito Santo parece resumir e completar todos os dons anteriores, porque torna perfeitamente uma pessoa capaz de ser sensível ao sobrenatural, sensível a Deus, sentir a santidade. Na cultura moderna, às vezes chamada de "cultura secularizada", na verdade perde-se o senso de santidade. O homem não sente a santidade, nenhum espaço ou tempo sagrado, não sente a santidade, nem mesmo a vida humana. Ao invés disso, compreende-se o medo de algum carma e perde-se o sentimento desse transcendente, que o transcende.

Por isso, pedimos hoje: "Ó Senhor, dá-nos esta sensibilidade a Ti. Nossos soldados nos ensinam esse temor ao Senhor, porque dizem que não há ateus na linha de frente, no front. Lá, quando nossos filhos e filhas da Ucrânia enfrentam a morte, sentem a presença do Todo-Poderoso, o grande Deus, sentem medo, mas sentem esse temor do Grande e Santo Deus que está próximo e aprendem a sabedoria da vida."

Ó Deus, abençoe a Ucrânia! Ó Deus, deixe-nos sentir a Tua presença entre nós! Torna-nos sensíveis aos movimentos do Espírito Santo que Tu envias às nossas almas. Deixe-nos ser capazes de segui-lo onde quer que você nos conduza. Ó Deus, salve os filhos e filhas da Ucrânia! Ó Deus, esteja conosco!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, sempre, agora e pelos séculos dos séculos. 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
20.06.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

20 junho 2022, 23:08