Busca

Schevchuk: quem compra produto saqueado da Ucrânia torna-se cúmplice

"Esta guerra colonial é acompanhada de assassinatos, estupros, roubos e, infelizmente, pelo fato de que a Rússia exporta e vende no mercado internacional tudo o que pode ser saqueado na Ucrânia. Hoje faço um apelo à comunidade mundial, à consciência das pessoas em todo o mundo: não comprem nada do que foi saqueado, roubado na Ucrânia, caso contrário vocês se tornarão cúmplices dos crimes cometidos pelos ocupantes que chegaram ao solo ucraniano."

Hoje é quinta-feira, 9 de junho de 2022, e a Ucrânia vive o 106º dia da grande guerra que a Rússia iniciou contra nosso povo.

Os combates mais intensos ocorrem nas regiões de Luhansk e Donetsk, na Ucrânia. Ao mesmo tempo, a maior parte das regiões leste, sul e central da Ucrânia estão sob as bombas. A situação da nossa população civil nos territórios ocupados é trágica e piora a cada dia.

É evidente que a guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia é de natureza colonial. Eles estão novamente tentando transformar a Ucrânia em uma colônia, aliás, praticamente no coração da Europa. Esta guerra colonial é acompanhada de assassinatos, estupros, roubos e, infelizmente, pelo fato de que a Rússia exporta e vende no mercado internacional tudo o que pode ser saqueado na Ucrânia.

Hoje faço um apelo à comunidade mundial, à consciência das pessoas em todo o mundo: não comprem nada do que foi saqueado, roubado na Ucrânia, caso contrário vocês se tornarão cúmplices dos crimes cometidos pelos ocupantes que chegaram ao solo ucraniano.

 

Hoje oferecemos orações por aquelas pessoas que caíram nas garras do inimigo e não têm outra ajuda, nenhuma outra esperança senão o Senhor Deus e a consciência cristã de todas as pessoas de boa vontade. De fato, graças ao poder e graça de Deus e aos soldados ucranianos, podemos ainda ver o sol da manhã e elevar orações ao Senhor Deus pela Ucrânia, por seu povo e pelo mundo inteiro.

Hoje também vivemos o sétimo dia da Década do espírito missionário. A palavra de Deus nos fala de oração. Porque, de fato, o Espírito Santo é o Espírito e Mestre da oração. A verdadeira oração cristã está sempre no Espírito Santo. No entanto, hoje Cristo revela outra verdade profunda sobre a oração cristã. Ele diz: “Se você pedir alguma coisa ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará”.

O que significa rezar em nome de Jesus? Obviamente, não se trata apenas de invocar Jesus ou de recordar dele na oração. O nosso Salvador nos revela a verdade sobre a natureza humana. O homem foi criado pelo Criador como templo do Espírito Santo. O Santo Apóstolo Paulo nos ensina: "O Espírito Santo derramado em vossos corações, clama ao Pai celestial: "Aba, Pai". O Espírito Santo, como Mestre da verdadeira oração cristã, é o Espírito de comunidade que nos leva a viver em Cristo e torna viva no homem a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Portanto, o homem, como templo do Espírito Santo, é a morada da Santíssima Trindade. Portanto, pedir ao Pai em nome de Jesus significa ser e viver n’Ele, em Cristo. Então, como nos ensina Santo Agostinho, tornamo-nos membros do Corpo de Cristo, da Igreja, e o próprio Cristo reza ao Pai celeste, em nós conosco e por nós como Cabeça deste Corpo.

Não se trata, portanto, de uma oração particular ou de um pedido pessoal separado da oração de toda a Igreja ou do Salvador. O Pai que ouve o clamor do Espírito Santo "Abba, Pai!" proveniente do coração dos crentes e das orações de seu Filho por aqueles que Ele apresenta ao Pai como seus discípulos, como filhos de Deus, escuta essas orações.

Hoje, formados pelo Espírito Santo, juntos rezamos ao Pai em nome de nosso Salvador Jesus, invocando uma coisa: paz para a Ucrânia, o fim da guerra. Rezemos pelo exército ucraniano. Rezemos para que o Senhor pare a detenha a mão assassina de nossos inimigos, porque não apenas a Ucrânia tem o direito de se defender, mas nosso inimigo tem o direito de ser detido para que não cometa mais crimes.

Pedimos: Pai, acolhe nossas orações em nome de Jesus e abençoa nossa pátria com o poder e a obra do Espírito Santo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
09.06.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

10 junho 2022, 10:47