Busca

 "Haurireis águas com gáudio das fontes do Salvador" (Is 12, 3). "Haurireis águas com gáudio das fontes do Salvador" (Is 12, 3). 

O culto ao sagrado coração de Jesus, um remédio eficaz!

O alicerce sobre o culto ao Sagrado Coração é o descrito por Pio XII, na Encíclica Haurietis aquas.

Marília de Paula Siqueira - Cidade do Vaticano

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - Dia da Santificação dos Sacerdotes - é celebrada na sexta-feira após a Solenidade de Corpus Domini. A Eucaristia/Corpus Domini não é outro senão o próprio Coração de Jesus, Daquele que, com "coração", "cuida" de nós.

O alicerce sobre o culto ao Sagrado Coração é o descrito por Pio XII, na Encíclica Haurietis aquas.

Sagrado Coração de Jesus um remédio eficaz para o mundo moderno!

 

“À vista de tantos males que, hoje como nunca, transtornam profundamente os indivíduos, as famílias, as nações e o mundo inteiro, temos um remédio eficaz. A devoção ao culto augustíssimo do coração de Jesus, corresponde melhor à índole própria da fé católica, que com mais eficácia satisfaça as necessidades atuais da Igreja e do gênero humano.” (Haurietis aquas, n. 70)

Leão XIII, ao dirigir a todos os cristãos e a quantos se sentiam sinceramente preocupados com a sua própria salvação e com a salvação da sociedade civil nos diz: "Vede hoje ante vossos olhos um segundo lábaro consolador e divino: o sacratíssimo coração de Jesus..., que brilha com refulgente esplendor por entre as chamas. Nele devemos pôr toda a nossa confiança; a ele devemos suplicar e dele devemos esperar a nossa salvação".

O coração de Jesus como bandeira e manancial de unidade, de salvação e de paz

 

Se desejamos ardentemente ter seguras barreiras as ímpias maquinações dos inimigos de Deus e da Igreja, como também fazer as famílias e as nações voltarem ao amor de Deus e do próximo, cultivemos a devoção ao sagrado coração de Jesus como escola eficacíssima de caridade divina; dessa caridade divina sobre a qual se há de construir o reino de Deus nas almas dos indivíduos, na sociedade doméstica e nas nações. (Haurietis aquas, n. 72)

"Da caridade divina recebe o reino de Jesus Cristo a sua força e a sua beleza; o seu fundamento e a sua síntese é amar santa e ordenadamente. Donde necessariamente se segue o cumprir integralmente os próprios deveres, o não violar os direitos alheios, o considerar os bens naturais como inferiores aos sobrenaturais, e o antepor o amor de Deus a todas as coisas". (Leão XIII)

A fim de que a devoção ao coração augustíssimo de Jesus produza frutos mais copiosos na família cristã e mesmo em toda a humanidade, procuremos a ela estreitamente a devoção ao coração imaculado da Mãe de Deus. Foi vontade de Deus que, na obra da redenção humana, a santíssima virgem Maria estivesse inseparavelmente unida a Jesus Cristo; tanto que a nossa salvação é fruto da caridade de Jesus Cristo e dos seus padecimentos, aos quais foram intimamente associados o amor e as dores de sua Mãe. Por isso, convém que o povo cristão, que de Jesus Cristo, por intermédio de Maria, recebeu a vida divina, depois de prestar ao sagrado coração o devido culto, renda também ao amantíssimo coração de sua Mãe celestial os correspondentes obséquios de piedade, de amor, de agradecimento e de reparação. Em harmonia com esse sapientíssimo e suavíssimo desígnio da divina Providência, nós mesmo, por ato solene, dedicamos e consagramos a santa Igreja e o mundo inteiro ao coração imaculado da santíssima Virgem Maria. (Haurietis aquas, n. 74)

Oração ao Sagrado Coração de Jesus!

 

Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, em Vós eu confio!

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

24 junho 2022, 10:27