Busca

Arcebispo de Kiev: não desviem o olhar das feridas da Ucrânia

"Faço um apelo ao mundo para não desviar o olhar das feridas da Ucrânia. Porque as feridas da Ucrânia hoje podem curá-los. Curá-los das ilusões de sua zona de conforto, de sua indiferença, da falta de ideais de vida em seus países e sociedades. Hoje pedimos ao mundo inteiro que preste atenção aos crimes contra o povo ucraniano que merecem um tribunal internacional. Porque esse tipo de ação está sendo realizado hoje em toda a Ucrânia: em Rubizhne e Popasna, em Donbass; em Mariupol..."

Glória a Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é terça-feira, 5 de abril de 2022 e na Ucrânia, nossa nação vive 41 dias de uma guerra terrível e mortal. Uma guerra que a cada dia tira a vida de dezenas, centenas de civis em nossa terra.

Estamos vivendo o tempo da Quaresma. Estamos caminhando para a Festa da luz da Ressurreição de Cristo. Justamente neste momento, cristãos de diferentes denominações adoram o Salvador crucificado. A fé cristã ensina-nos a não desviar o olhar do Deus que se fez homem, do Deus que o próprio homem desprezou, do Deus assassinado pela morte mais vergonhosa. A fé cristã nos ensina a honrar as chagas de Cristo, a beijá-las. Porque sabemos que é “pelas suas chagas que fomos curados”, como escreve o profeta Isaías.

 

Nestes dias, a Ucrânia está vivendo seu próprio Gólgota, sua própria crucificação. Peço a todos nós, a todos os cristãos do mundo e a todas as pessoas de boa vontade: não desviem o olhar do sofrimento, da humilhação, da morte e das feridas da Ucrânia! Nestes dias, as imagens horríveis dos crimes de guerra nas cidades e povoados da Ucrânia estão diante dos olhos do mundo. Literalmente a algumas dezenas de quilômetros do centro de Kiev, vemos hoje centenas de corpos com um tiro na nuca. Vemos as feridas do povo ucraniano.

Quando nos perguntamos, por quê? Por que aconteceu isso?! Para que?! Por que eles foram torturados e executados?

Testemunhas desses horrores nos dizem hoje: “Eles foram torturados e mortos apenas por serem ucranianos. Por falar ucraniano.” Todos foram questionados sobre sua profissão. Se era professor, o matavam porque ele ensinava em ucraniano, educava ucranianos. Se era um atleta, era morto porque desenvolveu o esporte ucraniano. Se era um artista ou um diretor de cinema ou teatro, era morto porque ele estava desenvolvendo e promovendo a cultura ucraniana.

Podemos ver que esta guerra russa contra a Ucrânia tem uma clara base ideológica. Isto foi dito em particular durante estes últimos dias nos mais altos níveis das autoridades russas. Esta guerra é uma negação da existência do povo ucraniano, um povo de milhões. Esta guerra está sendo travada hoje para finalmente resolver a questão ucraniana.

Faço um apelo ao mundo para não desviar o olhar das feridas da Ucrânia. Porque as feridas da Ucrânia hoje podem curá-los. Curá-los das ilusões de sua zona de conforto, de sua indiferença, da falta de ideais de vida em seus países e sociedades.

Hoje pedimos ao mundo inteiro que preste atenção aos crimes contra o povo ucraniano que merecem um tribunal internacional. Porque esse tipo de ação está sendo realizado hoje em toda a Ucrânia: em Rubizhne e Popasna, em Donbass; em Mariupol, no sul da Ucrânia.

Hoje dizemos à consciência do homem moderno: façamos todo o possível para deter a nova ideologia assassina que agora está dando frutos nas terras ucranianas. Uma ideologia, que provavelmente é pior que o nazismo. Uma ideologia que aguardará seu “julgamento de Nuremberg”.

Hoje quero agradecer especialmente aos nossos voluntários, que são os primeiros a tocar as feridas do povo da Ucrânia. Hoje há voluntários na Ucrânia de todo o mundo. De diferentes nacionalidades e religiões. Agradeço a todos.

Hoje é perigoso ser voluntário. Porque hoje mais pessoas morrem quando o que deveriam ser corredores humanitários são abertos para evacuar os refugiados, mas onde eles são fuzilados sem piedade. Quantos voluntários levando comida para os famintos foram mortos por balas russas!

Hoje te pedimos, nosso Salvador crucificado, salve a Ucrânia. Oh Deus, abençoe nosso exército que salva a vida de seu povo. Oh Deus, abençoe nosso povo que busca somente em Ti, em suas feridas, a única salvação e proteção.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav +

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana

05.04.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

05 abril 2022, 13:39