Busca

Arcebispo de Kiev: o sangue inocente de Abel clama de nossa terra aos Céus

"Essas dezenas de milhares de inocentes assassinados se levantarão no Dia do Julgamento como testemunhas e acusadores de nossos assassinos. Que o Senhor Deus perdoe seus pecados. Que acolha em seus abraços os inocentes assassinados. Uma nova tradição foi forjada na Ucrânia e tem um significado muito profundo: quando o corpo de um soldado ucraniano assassinado chega a uma cidade, toda a cidade sai para saudar seu herói de joelhos."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é 2 de abril de 2022 e a Ucrânia está experimentando, já suportando o 38º dia desta terrível guerra de agressão assassina russa contra nosso povo.

Esta noite toda a terra ucraniana tremeu. Nossa pátria recebeu um ataque maciço de mísseis da Rússia. Em poucas horas, de acordo com os dados que temos, da Belarus, cerca de 30 mísseis foram disparados contra a Ucrânia.

A cidade de Dnipro, a cidade de Poltava, seus arredores, Kremenchuk foram atingidas. As cidades e povoados do sul do nosso país também foram atingidas por ataques aéreos. A região de Odesa também sofreu perdas durante o dia de ontem. Batalhas sangrentas foram travadas em Kiev, Chernihiv e Kharkiv. Sangue humano está sendo derramado em nossa pátria... Cada bomba, cada míssil que cai em áreas residenciais de cidades e povoados mata dezenas de pessoas.

 

Hoje na Ucrânia se repete o pecado de Caim. O sangue inocente de Abel clama de nossa terra aos Céus. É o Senhor Deus que hoje diz aos nossos assassinos, aos Caims do terceiro milênio: “O que vocês fizeram? A voz do sangue de seu irmão clama por mim desde a terra."

Apelo ao mundo inteiro para ouvir a voz do sangue da terra ucraniana que hoje clama ao Céu: a voz do sangue dos inocentes mortos, civis, mulheres, crianças, idosos. Hoje é um dia de oração de toda a Igreja pelas vítimas desta guerra sangrenta na Ucrânia. Hoje, o sacrifício incruento da Divina Liturgia, da Santa Missa, será oferecido por nossos bispos tanto na Ucrânia como em todas as partes do mundo.

Rezemos por nossos heróis, por nossos soldados, pelas moças e rapazes, que se revestiram de glória eterna, dando pelo futuro de seu país, o que tinham de mais precioso: suas próprias vidas. Hoje rezamos pelos civis inocentes mortos na Ucrânia.

Segundo relatos, mais de 150 crianças foram mortas na Ucrânia nestes dias - estes são apenas os números oficiais... E quantas crianças realmente morreram, provavelmente não sabemos...

Hoje rezemos por todas as vítimas desta guerra. Quero agradecer sinceramente ao Conselho das Conferências Episcopais da Europa, porque todos os bispos europeus estão rezando pelas vítimas da guerra na Ucrânia. Além disso, o dia de hoje é dedicado à oração do Sínodo dos Bispos da nossa Igreja.

Acreditamos firmemente que Deus aceitará este sacrifício inocente como sacrifício de expiação por nossos pecados e para que finalmente haja paz em nossa pátria.

Essas dezenas de milhares de inocentes assassinados se levantarão no Dia do Julgamento como testemunhas e acusadores de nossos assassinos. Que o Senhor Deus perdoe seus pecados. Que acolha em seus abraços os inocentes assassinados. Que Ele lhes dê a lembrança eterna!

Uma nova tradição foi forjada na Ucrânia e tem um significado muito profundo: quando o corpo de um soldado ucraniano assassinado chega a uma cidade, toda a cidade sai para saudar seu herói de joelhos.

Vamos elevar nossas orações hoje por todos aqueles que deram suas vidas pela Ucrânia defendendo nosso Estado.

Ó Deus, aceite vítimas inocentes em seus abraços! Oh Deus, pare a guerra. Oh Deus, abençoe a Ucrânia! Oh Deus, certifique-se de que o pecado de Caim nunca se repita em sua terra.

A bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav +

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana

02.04.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

02 abril 2022, 14:27