Busca

Arcebispo de Kiev: esta guerra tem todas as características de um genocídio

"E nesta guerra contra nossa pátria, todo o povo ucraniano se levantou para defender seu país. E quando dizemos "o povo" queremos dizer todos os residentes da Ucrânia, independentemente de sua nacionalidade, etnia, igreja, filiação religiosa, mesmo independentemente de viverem na Ucrânia ou no exterior... Sentimos que a vitória é uma causa comum. E é nesta unidade do nosso povo que já podemos sentir o sabor da vitória

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é 23 de março de 2022 e  a Ucrânia, o povo ucraniano já está vivendo o 28º dia de sua via-sacra, de seu Gólgota, desta guerra que a Rússia iniciou contra o pacífico povo ucraniano.

Vivemos tempos trágicos e dolorosos... porém é desses tempos que nascem os heróis. Heróis que, por amor ao seu povo e ao seu país, estão dispostos a fazer qualquer sacrifício, até mesmo o sacrifício de suas próprias vidas.

Nestes dias, falando com diferentes pessoas, com voluntários, com sacerdotes e religiosos, com militares, com autoridades públicas em diferentes níveis, em particular do governo central... percebe-se que nosso povo ucraniano realmente se uniu. Precisamente para enfrentar essa luta.

 

Tantas vezes falamos de unidade…! De unidade eclesial, de unidade do povo, inclusive de unidade política, falamos desta unidade como um sonho, porém hoje este sonho está se tornando realidade. Vemos como o povo se une para derrotar o inimigo que está pisoteando a terra ucraniana. Vemos que cada um sente por si mesmo o mandato de sua própria consciência para se manter em pé e assim poder triunfar.

Estamos convencidos de que esta guerra não é lutada apenas pelo exército ucraniano. Não é uma guerra travada pelo inimigo contra o presidente, ou contra o poder estatal ucraniano por esta ou aquela razão ideológica. O agressor russo está travando uma guerra contra o povo ucraniano. E esta guerra tem todas as características de um genocídio: o extermínio de pessoas, de nossa herança cultural, de nossas tradições espirituais...

E nesta guerra contra nossa pátria, todo o povo ucraniano se levantou para defender seu país. E quando dizemos "o povo" queremos dizer todos os residentes da Ucrânia, independentemente de sua nacionalidade, etnia, igreja, filiação religiosa, mesmo independentemente de viverem na Ucrânia ou no exterior... Sentimos que a vitória é uma causa comum. E é nesta unidade do nosso povo que já podemos sentir o sabor da vitória.

É muito importante que cada um de nós, cada um dos que me ouvem, junte-se a esta causa que é grande e santa. E este "milagre no rio Dnipro" que se desenrola diante dos nossos olhos, é um empreendimento, uma obra, abençoada por Deus. Lutamos e combatemos pela vitória, mas é Deus Nosso Senhor que nos a dá.

Hoje quero dar um agradecimento especial por um evento muito singular que aconteceu na segunda-feira, pouco antes de ontem, em Jerusalém. Por iniciativa do Elijah Interfaith Institute, o Elijah Interfaith Institute, teve lugar uma oração internacional, interconfessional e inter-religiosa em frente à Catedral da Igreja Ortodoxa Russa em Jerusalém, pela paz e pela vitória da Ucrânia nesta guerra. O Patriarca Latino de Jerusalém, Sua Beatitude Pizaballa, participou pessoalmente desta oração. Também participaram representantes da Igreja Greco-Católica Melquita, de várias comunidades protestantes, da Igreja Anglicana, além de outros intelectuais e figuras religiosas de destaque da comunidade judaica, pensadores islâmicos e líderes religiosos. Quero agradecer que esta oração tenha acontecido e que uma declaração tenha sido assinada para acabar com a guerra na Ucrânia.

Jerusalém e Kiev sentem uma afinidade espiritual. Kiev foi construída como uma Nova Jerusalém. Que esta oração, este movimento anti-guerra se espalhe para outros centros de vida religiosa e espiritual em todo o mundo.

Vamos rezar juntos. Rezemos diante da Catedral da Igreja Ortodoxa Russa de todo o mundo pela paz na Ucrânia. Veremos que o Senhor Deus ouvirá nossas orações e esta guerra será derrotada. Que Deus abençoe a todos nós.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav +

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana

23.03.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

23 março 2022, 13:13