Busca

Arcebispo greco-católico de Kiev: Não ao massacre na Ucrânia!

"Desde os tempos do nazismo, desde os tempos da repressão de Stalin, a Ucrânia não via tais valas comuns ou sepulturas de pessoas enterradas sem o devido respeito, sem sequer uma oração cristã. Hoje devemos dizer ao mundo inteiro: Parem com o assassinato em massa de pessoas!"

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

hoje, 10 de março de 2022, estamos vivendo o 15º dia desta terrível guerra.

Hoje minha consciência, a consciência de cada cristão, nos obriga a levantar a voz para dizer um enfático "NÃO" ao mundo. Para fazer um protesto categórico contra o assassinato em massa de pessoas, que está ocorrendo na Ucrânia.

 

Em particular, nestes últimos minutos, vimos o massacre que está ocorrendo na cidade cercada de Mariupol. Esta cidade, fundada pela comunidade grega como a cidade de Maria, converteu-se agora em um cemitério para dezenas de milhares de pessoas.

Ontem vimos as imagens horríveis do bombardeio de uma maternidade, e também vimos imagens de valas comuns, valas sem identificação contendo centenas de corpos sem vida.

Hoje devemos dizer ao mundo inteiro: Não! Não ao massacre na Ucrânia! Desde os tempos do nazismo, desde os tempos da repressão de Stalin, a Ucrânia não via tais valas comuns ou sepulturas de pessoas enterradas sem o devido respeito, sem sequer uma oração cristã. Hoje devemos dizer ao mundo inteiro: Parem com o assassinato em massa de pessoas!

A cidade de Mariupol tem cerca de 400.000 habitantes e está completamente cercada há quase duas semanas. As pessoas estão morrendo de fome, as pessoas estão congelando até a morte, mísseis, granadas e bombas estão caindo sobre suas cabeças.

Hoje devemos recordar deles e em seu nome falar à consciência do mundo. Pedimos: abram os corredores humanitários! Deem às mulheres, crianças e idosos a chance de deixar esta cidade fria e sitiada. Nos deem a oportunidade de entregar a eles comida, remédios, nos deem a oportunidade de salvar as pessoas.

Em nome da cidade de Mariupol, apelamos ao mundo inteiro: Salve o céu da Ucrânia! Façam de tudo para fechar o céu ucraniano às armas russas, aos aviões russos que lançam bombas sobre os civis!

Hoje queremos levantar nossa voz em defesa daqueles que morrem todos os dias diante dos olhos do mundo inteiro. Neste momento, milhões de pessoas estão deixando suas casas no sul, leste, centro e norte da Ucrânia e se mudando para lugares mais seguros.

Hospital bombardeado em Mairupol na quarta-feira, 9 de março
Hospital bombardeado em Mairupol na quarta-feira, 9 de março

Hoje faço um apelo a todos os habitantes da Ucrânia cujas portas são batidas por refugiados em fuga. Peço-lhe: não preste atenção à língua que falam, a que Igreja frequentam, aos costumes que têm. Abram seus corações para eles, abram seus lares para eles, abriguem-nos em nome de Deus.

Hoje, diante de nossos olhos na Ucrânia, um terrível desastre humanitário está em andamento. Mas juntos podemos fazer isso, podemos parar este desastre, podemos parar esta guerra.

Estamos rezando, estamos salvando vidas humanas.

Hoje também quero fazer um apelo à comunidade ucraniana internacional, a todos os nossos bispos e sacerdotes: que todos saibam a verdade sobre o genocídio do povo ucraniano!

A todas as nossas Igrejas peço que sejam rezadas Missas e feitas orações pelas almas daqueles que estão enterrados em valas comuns, sem oração ou sepultamento cristão.

Com a nossa oração, com o que podemos fazer para ajudar as vítimas, com a nossa voz dirigida à consciência do mundo: paremos com a loucura desta guerra!

Oh Deus, salve a Ucrânia! Ó Deus, salve nossos filhos e filhas! Oh Deus, dê força ao exército ucraniano para parar esta onda mortal que paira sobre a Ucrânia! Ó Deus, abençoe o teu povo e salve tua gente.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora  e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav +

Primaz e Padre da Igreja Greco-Católica Ucraniana

10.03.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

10 março 2022, 13:17