Busca

De Kiev, o apelo ao jejum e à unidade na oração

Neste início de Quaresma, o convite que nos chega do líder da Igreja Greco-Católica, o arcebispo-mor Sviatoslav Shevchuk, é para unirmos forças na oração para derrotar o que divide. A maratona de oração "Ucrânia sob a proteção da Mãe de Deus" teve início às 14h (horário de Kiev) e durará 7 horas, em conexão com sete cidades da Ucrânia.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Saúdo-vos da capital da Ucrânia livre, da nossa cidade de Kiev. Hoje estamos no sétimo dia da guerra. Neste dia 2 de março de 2022, a convite do Santo Padre Francisco, o mundo inteiro se une em oração e jejum pela paz na Ucrânia.

Trata-se de um dia especial para todos nós, pois entendemos que não estamos sozinhos em nossa tragédia. Apesar de tudo, a guerra continua. Ontem à noite nossa cidade de Zhytomyr foi bombardeada, e eles continuam a disparar contra nossas cidades e vilarejos.

Estamos particularmente preocupados com as cidades de Kharkiv, Sumy, Chernihiv, Kherson e outras cidades ucranianas sitiadas, onde hoje há falta de alimentos, medicamentos e ainda hoje a população local precisa ser salva. Renunciando à comida, somos solidários com eles.

 

Mas hoje nos unimos em oração. Mas o que significa: unir-se em oração? Nos últimos dias temos falado que só quando estivermos unidos, coesos, nos tornaremos fortes e conseguiremos resistir nesta guerra. A força do povo está na união. Deus, dai-nos a unidade, diz o hino popular.

No entanto, a união na oração é algo que vai além. Unir-se em oração significa transmitir vida uns aos outros, significa partilhar a própria força vital com o próximo, dar a própria força vital ao próximo e, consequentemente, tornar-se mais forte com aquela força vital que recebemos daquele com quem nos unimos na oração.

Nestes dias, recebemos muitas cartas de todo o mundo que nos asseguravam: estamos com vocês! Devemos nos unir em oração, nos unir em nome da paz, em nome d’Ele, para que a nossa vida possa vencer a morte.

O exemplo desta união interior na oração são as palavras de Cristo ao Pai: Deus Pai, tudo o que é meu é teu, e o que é teu é meu. Hoje temos tanta necessidade dessa força recíproca, porque essa força e unidade nada mais são do que a força e a ação do Espírito Santo. Unindo-nos na oração, unindo-nos com o mundo e a vida espiritual interior, temos consciência de que somos filhos da única Igreja, do corpo de Cristo cuja cabeça é Ele mesmo. Neste dia rezamos e jejuamos juntos.

Jejuar significa romper tudo o que nos divide, o que nos impede de compartilhar nossa vida com os outros. É por isso que jejuar hoje é tão importante para poder remover o que divide: o diabo, o espírito da guerra, o espírito da morte.

Hoje convido todos vocês a permanecerem em oração comum que começa às 14h, horário de Kiev, da cidade de Pokotylivka, perto de Kharkiv, para depois abraçar Odessa, Drogobych e a famosa Hrushiv, Zarvanytsia, nosso Hoschiv, a nossa Univ, pra então se concluir aqui, em Kiev. (A Maratona de Oração pode ser acompanhada pelo link: https://youtu.be/aJiSYUR7I8c).

Deus, acolha o nosso jejum e as nossas orações, Deus, una-nos a todos, para que a vida vença a morte e a oração comum de todo o mundo traga paz à Ucrânia. Eu concedo a bênção divina sobre vocês e para sempre.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

02 março 2022, 14:48