Busca

Voluntários em favela do Rio de Janeiro Voluntários em favela do Rio de Janeiro 

IV Dia Mundial dos Pobres

"Que todos nós possamos ser pobres de espírito ou seja, livres para servir e adorar o Senhor. Pobres de espírito para guardar as verdades evangélicas em nosso coração. E que cada um de nós possa ser um pouco pobre a cada dia, não acumulando bens materiais e outras coisas que aqui na terra irão se corroer, mas possamos acumular tesouros que nos dão frutos na vida eterna. Esses tesouros são a Palavra de Deus e aquilo que eu faço de bem para o meu próximo", afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta para mais uma edição do Dia Mundial dos Pobres deste domingo (15).

Cardeal Orani João Tempesta - Arcebispo do Rio de Janeiro

No XXXIII Domingo do tempo comum, neste ano, dia 15 de novembro celebramos o Dia Mundial do Pobre, instituído pelo Papa Francisco, sendo celebrado já em seu quarto ano. A figura do pobre é exaltada por inúmeras vezes na Sagrada Escritura, desde o Antigo Testamento até ao Novo.

Isso não quer dizer que a Igreja se alegra pela condição social da pessoa em ser pobre, mas o real sentido que a Igreja celebra é o daquela pessoa que é “pobre de espírito” e que é livre para adorar a Deus, que nenhum bem material lhe impede de prestar culto ao Senhor.

Mas é também evidente que a Igreja está ao lado dos pobres, daqueles que não tem condições de comprar um alimento ou roupa para se vestirem. Desde o Antigo Testamento nos é dito na Sagrada Escritura “feliz é aquele que estende a mão para o pobre”. O próprio Jesus fazia refeição com os pobres e gostava de estar no meio deles.

A Eucaristia é o sinal da entrega de Jesus aos mais pobres e oprimidos, pois o alimento que Ele nos dá é verdadeira comida e verdadeira bebida. E aquele que comer do alimento que Ele dá nunca mais terá fome e nunca mais terá sede. E Jesus se dá pela primeira vez em alimento não na mesa dos ricos, mas se dá aos discípulos na Última Ceia, a eles que eram pobres.

Com esse gesto Jesus quer nos mostrar que da mesa dos pobres e peregrinos desse mundo Ele chegará as mesas dos povos do mundo inteiro, inclusive dos ricos. E que a partir da Eucaristia que partilhamos na mesa do altar somos chamados a partilhar o pão material com aquele que necessitar, sobretudo os mais pobres.

Por isso esse Dia Mundial dos pobres instituído pelo Papa Francisco serve de alerta para nós pararmos um pouco e pensar como está a minha relação com o meu próximo, sobretudo, o mais pobre. Devemos pensar se a Eucaristia que eu comungo na Igreja Paroquial todo Domingo me leva a servir o meu próximo de todo o coração. Na verdade, nem precisaria ser um dia “instituído” pelo Papa para fazermos o bem ao próximo. Isso deve ser a “identidade” de todo o cristão que é a opção preferencial pelos pobres, que é tudo o que nos vem da Sagrada Escritura.

Que todos nós possamos ser pobres de espírito ou seja, livres para servir e adorar o Senhor. Pobres de espírito para guardar as verdades evangélicas em nosso coração. E que cada um de nós possa ser um pouco pobre a cada dia, não acumulando bens materiais e outras coisas que aqui na terra irão se corroer, mas possamos acumular tesouros que nos dão frutos na vida eterna. Esses tesouros são a Palavra de Deus e aquilo que eu faço de bem para o meu próximo.

 O Papa Francisco em sua mensagem para este dia nos diz que estender a mão para o pobre é sinal de solidariedade e de amor. Um amor que vem de Deus ao nosso coração e devemos levar esse amor de Deus ao próximo. Como nos diz João em uma de suas cartas transmitida a nós: “Se uma pessoa diz que ama a Deus, mas odeia o seu irmão, ele é um mentiroso e a verdade não está nele”. Por isso, não devemos odiar o nosso próximo, sobretudo ao pobre, devemos amar a todos e levar o amor e a misericórdia de Deus a todos, independentemente de sua condição social.

Esse ano devido a pandemia da Covid-19 muitas pessoas foram pegas de surpresa, perdendo empregos e não tendo condições dignas de trazer o alimento para as mesas de suas casas. Muitas crianças em casa sem poder ir à escola. Enfim, a partir dessa pandemia surgiu uma nova realidade social e muitos que eram considerados ricos acabaram por perder um pouco da sua condição social. E muitos que que já eram considerados pobres, acabaram ficando mais pobre ainda.

Por isso, a realidade social sempre está em constante mudança, podemos por um tempo estarmos por cima sendo considerados ricos, mas pode tudo mudar rapidamente e perdermos muito do que temos e sermos considerados pobres.

Portanto, como nos diz o próprio Jesus “não sabeis o dia de amanhã”, por isso façamos o bem hoje estendo a mão ao pobre, pois amanhã pode ocorrer que aconteça conosco. Que possamos ficar vigilantes e orantes, aguardando a segunda vinda do Senhor, fazendo o bem aqui na terra.

Rezemos para que essa pandemia cesse logo e ajudando os mais necessitados, sobretudo os pobres que foram muito afetados diante dessa pandemia. Estendamos a nossa mão ao pobre, para que não falte na nossa mesa. E que a Eucaristia nos ensine a partilhar o alimento. Amém.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

15 novembro 2020, 16:05