Schevchuk: oração e agradecimento aos trabalhadores do transporte rodoviário e ferroviário

As maiores preocupações para a Ucrânia e o mundo agora vem dos eventos relacionados à usina nuclear de Zaporizhia, que os russos bombardearam duas vezes ontem, prejudicando o fornecimento de energia da unidade nuclear. De fato, hoje recebemos notícias alarmantes de que esta unidade nuclear poderia ser minada. Desta forma, os ocupantes usam efetivamente o átomo pacífico como arma para intimidar a Ucrânia e o mundo.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sábado, 6 de agosto de 2022, e o povo ucraniano está nessa luta desigual contra o ocupante russo há 164 dias; defendendo sua pátria, defendendo seu Estado ucraniano livre e soberano.

Infelizmente, nas últimas 24 horas e durante a última noite, a terra ucraniana voltou a tremer sob bombas e mísseis russos. Muitas pessoas foram mortas e feridas na Ucrânia. O inimigo tentou avançar na área do Donbass, perto da cidade de Bakhmut. Nossas cidades de Kharkiv e Mykolajiv voltaram a ser epicentros dos bombardeios russos.

Mas o mais alarmante para a Ucrânia são os desdobramentos mundiais em torno da usina nuclear de Zaporizhzhia, que os russos bombardearam duas vezes ontem, danificando o fornecimento de energia da unidade nuclear. Também hoje recebemos notícias alarmantes sobre a possibilidade desta usina ser minada. Assim, os ocupantes estão usando o átomo pacífico como arma para intimidar a Ucrânia e o mundo.

Apelo a todas as instituições internacionais para que reajam a este comportamento terrorista que o ocupante está a praticar hoje em solo ucraniano.

 

Hoje a Ucrânia celebra a memória dos primeiros santos da Igreja de Kiev. Os santos mártires Borýs e Hlib, que antes de entrar na vida monástica, foram batizados com os nomes de Roman e David. Eles foram os primeiros a serem proclamados santos e mártires pelas pessoas que sentiram o papel e a missão especial que esses dois santos irmãos tiveram na espiritualidade da Igreja de Kiev. Eles foram mortos por seu outro irmão, Sviatopolk, chamado de "o perverso", que matou seus irmãos por quererem obter o trono de Kiev. O presidente russo zombou publicamente dos feitos desses primeiros mártires de Kiev. E hoje, infelizmente, a Rússia está mais uma vez cometendo o pecado de Svyatopolk, o ímpio.

Mas a Ucrânia continua de pé. A Ucrânia continua a lutar. A Ucrânia continua a  rezar.

Hoje gostaria de concluir convosco a nossa reflexão sobre as regras da leitura orante da Sagrada Escritura. Falamos sobre 4 etapas desta antiga prática espiritual monástica e hoje alcançamos a coroa de todas elas. Falamos sobre nos prepararmos para a leitura escolhendo um texto apropriado, depois falamos sobre dirigir-nos a Deus com uma oração na qual estamos prontos para escutá-lo. Estamos falando de uma primeira leitura do texto, na qual buscamos algo que toca nossa alma, algo que nos comove em particular. Também falamos sobre o momento em que refletimos sobre aquele momento na Palavra de Deus que me chamou particularmente a atenção e, finalmente, ontem falamos sobre a necessidade de respondermos pessoalmente à Palavra de Deus depois de lê-la.

Hoje falaremos sobre o quinto passo da leitura da Sagrada Escritura. É o que chamamos de descanso na Palavra de Deus. É um olhar, é descansar naquele Deus que se aproximou de mim através de sua Palavra. Este quinto passo é chamado de contemplação. É muito importante que a Palavra de Deus que ouvi, que me tocou, que aceitei, permaneça comigo. É muito importante que tomemos a Palavra de Deus que lemos e continuemos a meditar nela por, digamos, um dia. Vale a pena estarmos com aquela frase curta com que Deus tocou meu coração. Que estamos nele, que dedicamos tempo para contemplá-lo, saboreá-lo, viver nele pelo menos um dia. Podemos dar este exemplo: sabemos que quando o apóstolo Tomé encontrou Cristo ressuscitado, tocou nas suas feridas, e Cristo lhe disse: "não sejas incrédulo, mas crente!" E então Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus". Esta frase, “Meu Senhor e meu Deus”, pode ser descanso para nós na Palavra de Deus, um momento contemplativo para todo cristão por pelo menos um dia.

Hoje quero me dirigir especialmente aos trabalhadores do transporte rodoviário e ferroviário. Vemos como as rotas da Ucrânia estão se tornando rotas de vida transportando pessoas, remédios, alimentos e outros suprimentos salvos das bombas russas. As ferrovias, as vias tornam-se vasos sanguíneos que nutrem o corpo do nosso povo, do nosso Estado e nos permitem resistir ao agressor. Pudemos ver como nossos motoristas passavam horas ao volante salvando pessoas dos territórios ocupados, confortando-as, respondendo às suas necessidades. Pudemos ver como os motoristas das locomotivas e também os nossos motoristas garantiram o transporte das mercadorias resgatadas e permitiram que a ajuda humanitária e os alimentos fossem levados para onde atualmente são mais necessários. Obrigado pelo seu trabalho heroico. Quantos motoristas foram mortos ao volante por bombas e ataques russos... por algum motivo eles são o alvo de nossos inimigos.

Também hoje quero agradecer a todos os homens ucranianos, que lutam pela vitória da Ucrânia, cada um em seu lugar. É comovente ver quantos de nossos homens atacam os comissários militares e ficam ofendidos quando não são levados para o exército. Eles sentem pena de ainda estarem na retaguarda e não na frente. Obrigado a todos, patriotas da Ucrânia! Fique onde o Senhor Deus te chamou! E assim aproximar cada dia mais a vitória da Ucrânia sobre seu inimigo.

Oh Deus, abençoe a Ucrânia. Oh Deus, abençoe o povo ucraniano. Abençoe o exército ucraniano. Dê vitória à Ucrânia e paz justa, Sua paz divina.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês através de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
06.08.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

06 agosto 2022, 21:07