Busca

Schevchuk: agradecimento e orações aos serviços de emergência

Hoje, em nome de toda a nossa Igreja, quero dizer aos nossos bombeiros, paramédicos, socorristas e trabalhadores de serviços públicos de vários tipos: Muito obrigado! Agradecemos o serviço heróico que prestais, mesmo à custa da vossa própria vida, para que as cidades e povoados não fiquem sem electricidade e gás. Agradecemos por se apressar em ajudar e por ser a primeira mão de ajuda de Deus e da Ucrânia, que se estende.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é sexta-feira, 5 de agosto de 2022, e o povo ucraniano está nessa batalha desigual com o ocupante russo há 163 dias. Defende sua pátria no contexto desta grande guerra injusta, sem sentido e sacrílega.

Durante o último dia, mais uma vez a Ucrânia chorou. A Ucrânia estava sangrando. O inimigo lançou um grande ataque com foguete na cidade de Toretsk, na região de Donetsk, e atingiu um ponto de ônibus onde civis aguardavam transporte. Muitas pessoas morreram e ficaram feridas. A igreja ortodoxa foi danificada e o sacerdote ficou gravemente ferido. Esse sacrilégio realmente vai além de qualquer bom senso.

Durante a última noite, bombardeios pesados ​​foram realizados em Kharkiv e em nossa já ferida e sofrida Mykolayiv. A cidade de Zaporizhzhia viveu uma noite difícil. Os foguetes atingiram a infraestrutura da cidade de Zaporizhzhia. Muito também pode ser dito sobre nossas cidades, vilas e povoados no leste e no sul da Ucrânia. Mas, vemos que a Ucrânia está aprendendo a superar e com a força de Deus defende seu direito de existir, seu direito à liberdade. Várias instituições internacionais observam que os invasores estão perdendo a iniciativa estratégica.

E os ucranianos estão defendendo com sucesso sua terra. E, portanto, hoje dizemos: a Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!

Nos últimos dias, vocês e eu refletimos passo a passo sobre os elementos da leitura orante das Sagradas Escrituras, mergulhando nessas regras espirituais de sabedoria, ouvindo a Palavra de Deus, que a Igreja de Cristo adquiriu ao longo de milhares de anos. Vocês e eu aprendemos a realizar a leitura espiritual orante das Sagradas Escrituras chamada Lectio Divina. E você e eu já passamos pelos três primeiros passos: preparação, leitura, escuta, reflexão sobre a Palavra de Deus que lemos e ouvimos.

 

E hoje vamos dar um passo adiante. O quarto momento na leitura orante das Sagradas Escrituras é o momento de estabelecer uma resposta. Porque quando o Senhor Deus fala comigo, quando ouço Sua voz, aquele momento não é apenas um momento de alguma satisfação da curiosidade humana em relação às coisas eternas ou verdades eternas. Quando o Senhor Deus fala com uma pessoa, Ele a enche de um certo poder para que ela aja. Na verdade, nossa fé é uma tarefa, um chamado para uma determinada atividade, uma determinada missão. E assim, o quarto momento da leitura espiritual orante das Sagradas Escrituras é o momento em que nos perguntamos: "Como devo agora responder a Deus pela palavra que ouvi dele? O que devo dizer a Deus agora? vida seja agora, minha ação, depois que o Senhor falou comigo?" E esse quarto momento às vezes é chamado de momento de oração, quando respondemos a Deus.

Normalmente queremos que Deus nos responda. E aqui uma pessoa realmente tenta entender o que deve fazer em resposta ao chamado de Deus. A figura da Puríssima Virgem Maria pode servir-nos de exemplo vívido. Em resposta à Anunciação, ela ouviu a Palavra de Deus, que o Arcanjo Gabriel lhe trouxe, de que ela dará à luz um filho; que o Espírito Santo descerá sobre ela e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Ela então parte imediatamente, corre para sua parente Isabel que está nos últimos meses de gravidez, para atendê-la. A Mãe de Deus ouve e sai imediatamente, apressa-se a servir o próximo.

Portanto, depois de ouvir a Palavra de Deus, procure em seu coração por palavras verdadeiras de oração em resposta, e então prepare-se para o trabalho.

Hoje gostaria de dizer uma palavra especial aos trabalhadores dos serviços de emergência na Ucrânia. Aqueles a quem as pessoas costumam chamar com uma palavra: socorristas. Vemos nossas cidades e povoados queimando todos os dias. E nossos bombeiros incansavelmente apagaram esses incêndios. Vemos como o inimigo destrói sistematicamente a infraestrutura das grandes cidades, lança ataques de foguetes contra as cidades, a população civil. E nossos socorristas estão desmantelando implacavelmente os escombros, e de debaixo dos escombros eles retiram e resgatam as pessoas que estavam lá.

Hoje, a vida e a atividade da Ucrânia dependem da rapidez e eficácia com que os serviços comunitários serão capazes de eliminar as consequências dos ataques russos. Na verdade, este serviço é um serviço de tratamento de emergência de feridas, suporte de vida de cidades e povoados da Ucrânia.

Hoje, em nome de toda a nossa Igreja, quero dizer aos nossos bombeiros, paramédicos, socorristas e trabalhadores de serviços públicos de vários tipos: Muito obrigado! Agradecemos o serviço heróico que prestais, mesmo à custa da vossa própria vida, para que as cidades e povoados não fiquem sem electricidade e gás. Agradecemos por se apressar em ajudar e por ser a primeira mão de ajuda de Deus e da Ucrânia, que se estende a aqueles que se tornaram vítimas do ocupante russo. Que o Senhor Deus vos abençoe e vos recompense cem vezes mais por todo o serviço heróico que prestais ao vosso povo e ao vosso país.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia! Ó Deus, abençoe o exército ucraniano. Abençoe os filhos e filhas da Ucrânia, que hoje defendem sua pátria. Ó Deus, ouça as orações, clamores, lamentos e lamentos de seu povo, e salve-os. Abençoe a Ucrânia com Sua paz justa e celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês através de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
05.08.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

05 agosto 2022, 19:46