2019-05-15-udienza-generale-1557905957879.JPG

Do perdão de Jesus na Cruz brota a paz, mas devemos pedir "livrai-nos do mal"

"A oração de Jesus nos deixa a mais preciosa das heranças: a presença do Filho de Deus que nos libertou do mal, lutando para convertê-lo. Na hora do combate final, intima a Pedro para embainhar a espada, ao ladrão arrependido assegura o Paraíso, a todos os homens ao seu redor, inconscientes da tragédia que estava ocorrendo, oferece uma palavra de paz: "Pai, perdoai-os, porque não sabem o que fazem".

Jackson Erpen – Cidade do Vaticano

 “Do perdão de Jesus na Cruz brota a paz, a verdadeira paz vem de lá (...). O Senhor nos dá a paz, nos dá o perdão, mas nós devemos pedir "livrai-nos do mal", para não cair no mal. Esta é a nossa esperança."

Ouça e compartilhe!

Diante dos milhares de fiéis presentes na Praça São Pedro para a Audiência Geral, o Papa Francisco deu continuidade ao seu ciclo de catequeses sobre a oração do Pai Nosso, falando nesta quarta-feira sobre a expressão “Livrai-nos do mal!”

A presença ameaçadora do mal

 

“Com esta expressão – explicou -  aquele que reza não somente pede para não ser abandonado no tempo da tentação, mas também suplica para ser libertado do mal. O verbo grego original é muito forte: evoca a presença do maligno que nos rodeia e quer nos devorar (cf 1 Pe 5, 8) e do qual pedimos a Deus a liberação”.

Jesus, de fato, ensina aos seus amigos a colocarem a invocação do Pai antes de tudo, até mesmo e especialmente nas vezes em que o maligno faz sentir a sua presença ameaçadora.

De fato – observa Francisco - a oração cristã é uma oração filial e não uma oração infantil (...). Se não existissem as últimas palavras do “Pai Nosso”, “como os pecadores, os perseguidos, os desesperados, os moribundos poderiam rezar”? pergunta. A última súplica é justamente a nossa súplica quando estivermos no limite, sempre. E explica:

 

 “Há um mal em nossa vida, que é uma presença indiscutível. Os livros de história são o desolador catálogo de quanto a nossa existência neste mundo tem sido uma aventura muitas vezes fracassada. Há um mal misterioso, que certamente não é obra de Deus - sim, não é obra de Deus -, mas penetra silencioso entre as páginas da história. Silencioso como a serpente que carrega o veneno silenciosamente.”

“Em alguns momentos – enfatizou o Pontífice - parece até mesmo assumir o controle: em certos dias, sua presença parece até mesmo mais nítida do que aquela da misericórdia de Deus. Nos momentos do desespero é mais nítida”:

A pessoa que reza não é cega, e vê com clareza diante de seus olhos esse mal que é tão presente e tão em contradição com o mistério próprio de Deus. Não há ninguém entre nós que possa dizer estar isento do mal, ou de não ser ao menos tentado. Todos nós sabemos o que é o mal, todos nós sabemos o que é a tentação, todos nós experimentamos na própria carne a tentação, de qualque pecado. Mas o tentador que nos sugere - faz isto, pensa isto, vai por aquele caminho - nos leva ao mal.”

O último grito do Pai Nosso contra este mal

 

O último grito do "Pai Nosso" – diz  o Pontífice - é lançado contra este mal "de abas largas", que abarca as mais diversas experiências: o luto do homem, a dor inocente, a escravidão, a instrumentalização do outro, o choro de crianças inocentes. Todos esses eventos clamam no coração do homem e tornam-se voz na última palavra da oração de Jesus.

E precisamente na narrativa da Paixão – acrescentou – algumas expressões do “Pai Nosso” encontram seu eco mais impressionante: “Abbà! Pai! Tudo é possível para ti. Afasta de mim este cálice! Contudo não seja o que eu quero, mas o que tu queres”:

“Jesus experimentou plenamente o ferimento do mal. Não somente a morte, mas a morte na Cruz. Não somente a solidão, mas também o desprezo, a humilhação. Não somente a aversão, mas também crueldade, a hostilidade contra ele. Eis o que é o homem: um ser devotado à vida, que sonha o amor e o bem, mas que depois continuamente expõe a si mesmo e seus semelhantes ao mal, a ponto de sermos tentados a nos desesperarmos com o homem”.

Neste sentido, o "Pai Nosso" assemelha-se a uma sinfonia que pede para ser cumprida em cada um de nós. O cristão sabe quão subjugador é o poder do mal e, ao mesmo tempo,  experimenta o quanto Jesus, que nunca sucumbiu às sua lisonjas, está do nosso lado e vem em nosso auxílio.

Jesus promete libertar-nos do mal

 

Assim, a oração de Jesus nos deixa a mais preciosa das heranças, enfatiza o Papa: a presença do Filho de Deus que nos libertou do mal, lutando para convertê-lo. Na hora do combate final, intima a Pedro para embainhar a espada, ao ladrão arrependido assegura o Paraíso, a todos os homens ao seu redor, inconscientes da tragédia que estava ocorrendo, oferece uma palavra de paz: "Pai, perdoai-os, porque não sabem o que fazem":

"Do perdão de Jesus na Cruz brota a paz,  a verdadeira paz vem de lá: o dom do Ressuscitado é a paz, um dom que nos dá Jesus (...). O Senhor nos dá a paz, nos dá o perdão, mas nós devemos pedir "livrai-nos do mal", para não cair no mal. Esta é a nossa esperança, a força que nos dá Jesus, Jesus ressuscitado, que está aqui, em meio a nós, está aqui. Está aqui, e aquela força que nos dá para seguir em frente e nos promete libertar-nos do mal".  

Papa convida crianças refugiadas para andar no papamóvel

 

O Santo Padre, na passagem entre os fiéis antes da catequese, fez com que 8 crianças chegadas da Líbia com o corredor humanitário de 29 de abril passado e em um barco há alguns meses atrás, subissem no papamóvel.

As crianças, de diferentes nacionalidades - incluindo a Síria, Nigéria e Congo - estão atualmente hospedadas com suas famílias no Centro "Mondo Migliore" de Rocca di Papa, assistidas pela Cooperativa "Auxilium".
 

Veja um trecho da catequese do Santo Padre!

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

15 maio 2019, 09:48