Quinta-feira Santa Quinta-feira Santa 

Dom Odilo: a Quinta-feira Santa nos recorda vários mistérios da nossa fé

A mensagem do arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer para esta Quinta-feira Santa..

Silvonei José – Vatican News

“A Quinta-feira Santa nos recorda vários mistérios da nossa fé, muito bonitos, muito importantes. Primeiramente nós recordamos a última ceia em que Jesus reunido com os seus apóstolos instituiu a Eucaristia, deu o mandamento novo aos apóstolos, aos discípulos e também instituiu o sacerdócio. Podemos dizer que foi o momento fundante da Igreja e que de fato, Jesus, nos sinais, no rito, realizou aqui o que de fato aconteceu na Sexta-feira Santa, na sua entrega na Cruz”.

A mensagem do arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer

A Igreja – continua o arcebispo de São Paulo - foi encarregada ao dizer Jesus: fazei isso em minha memória, foi encarregada de repetir isso, à semelhança dos hebreus, que depois da saída do Egito receberam essa menção, que receberam esse mandamento: façam isso todos os anos recordando as maravilhas do Senhor. Nós, portanto, ao celebramos a Eucaristia, e de modo geral, ao vivermos a vida da Igreja fazemos também isso em memória do Senhor, “fazei isso em memória de mim”, recomendou Jesus. Portanto, temos sempre Cristo presente na nossa vida, na vida da Igreja, na celebração da Eucaristia, na pregação da Palavra.

A Quinta-feira Santa é para nós o momento de nos unirmos profundamente em atitude de fé, de adesão profunda a Jesus Cristo que se entregou no seu amor pela humanidade. Amou até o fim como recorda o aspóstolo São João. Que nós  - conlcuiu dom Odilo – “em nossa vida possamos corresponder a esse amor todos os dias através da caridade uns para com os outros, da caridade para com os pobres, os doentes, mas também toda a preocupação para que a memória dos gestos salvadores, da ação salvadora de Jesus Cristo permaneça e se estenda a todos, de maneira que, toda a humanidade possa dela receber os frutos”....

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

01 abril 2021, 14:06