Busca

Uma imagem de Nossa Senhora de Altagracia levada em peregrinação Uma imagem de Nossa Senhora de Altagracia levada em peregrinação  

Peña Parra: como Maria, acolhamos Cristo e o levemos ao mundo

O Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, enviado especial do Papa à República Dominicana para as celebrações conclusivas do centenário da Coroação da Imagem de Nossa Senhora de Altagracia, presidiu na basílica catedral em Higüey na Missa de início da peregrinação da sagrada pintura em direção a Santo Domingo. Um caminho que é um compromisso com Deus para dar testemunho diário de Jesus com uma vida coerente com o Evangelho.

Tiziana Campisi – Vatican News

Encontra-se na República Dominicana até 18 de agosto, como representante do Papa, para o encerramento do Ano Jubilar proclamado no centenário da coroação canônica da Virgem de Altagracia, padroeira do país, o substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, dom Edgar Peña Parra. O representante do Papa celebrou neste domingo (14/08) a Missa em Higüey, na basílica catedral de Nossa Senhora de Altagracia, precedendo a peregrinação da imagem de Nossa Senhora em direção a Santo Domingo. Um caminho que "não é uma simples procissão devocional", disse o substituto, "mas um compromisso com Deus" para levar ao mundo o Jesus recebido na Eucaristia, "testemunhando-o diariamente com uma vida coerente com o Evangelho". Um compromisso de todos, acrescentou dom Peña Parra, cujo fruto será que a nação "continuará sendo uma terra consagrada a Maria onde Jesus reina, como tem sido nos últimos cem anos".

Ouça e compartilhe

A significativa pintura de Nossa Senhora de Altagracia

O Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado começou sua homilia transmitindo a saudação do Papa Francisco aos fiéis, depois se debruçou sobre o quadro que representa a Virgem de Altagracia. Maria é representada "olhando para a Criança com uma atitude orante e contemplativa, e ela guarda tudo em seu coração". Uma atitude de adoração que "evoca a Eucaristia"; de fato, parece que a Criança é colocada sobre um altar, observou o prelado, "oferecendo-se como Pão vivo para a vida do mundo". Atrás de Maria está São José, que parece aproximar-se furtivamente, como se não quisesse interromper o "diálogo de amor entre o Filho e a Mãe"; atrás dele está uma porta aberta. E é precisamente sobre José - vestido com um manto vermelho e sua cabeça coberta, e com uma vela na mão esquerda e a mão direita a proteger a chama - que dom Peña Parra chama a atenção, nessa atitude de viajante, "daquele que deve dizer a Maria que é hora de partir, humildemente carregando uma vela para iluminar aquele que é o portador da Luz do mundo". "Voltemo-nos também a Maria com esta intenção", disse o substituto, "pedindo-lhe que saia conosco, na estrada da vida e da história, para nos acompanhar neste caminho da Igreja Dominicana".

Contemplação e caminho

São precisamente os movimentos de Maria e José que lembram as duas facetas da Eucaristia, apontou dom Peña Parra, que "de um lado é contemplação e encontro, acolhida e adoração, e do outro é Páscoa, passagem, um chamado a partir e alimento para a viagem". E de fato, quando ouvimos a Palavra de Deus, quando encontramos Jesus nos sacramentos, "e especialmente quando O recebemos na comunhão eucarística", continuou o substituto, Cristo "vem a nós, Ele vem ao nosso mundo; estamos vivendo a mesma experiência que contemplamos com admiração na pintura da Virgem de Altagracia. Mas ao mesmo tempo, tal encontro "longe de fugir da realidade ou agir como um refúgio para nos proteger do mundo", acrescentou dom Peña Parra, "nos chama a lutar, a defender Jesus, como vemos em José, para levá-Lo aonde quer que Ele nos peça para ir". E "como Tiago e João", explicou o prelado, "Jesus pergunta a todos nós se estamos prontos para abraçar sua cruz como prometemos no batismo, para incendiar esta terra com o fogo de seu amor".

Seguir Jesus junto com a Igreja e o Papa

E se alguém se sente incapaz de seguir Cristo porque é "fraco e pecador", basta olhar para "este grupo de testemunhas" - convida o representante do Papa -, Maria, José, Jeremias e "todos aqueles que se arriscaram por Deus e se confiaram a Ele, e "correr com perseverança na corrida que nos toca, renunciando a tudo o que nos impede e ao pecado que nos atormenta". O convite de dom Peña Parra aos fiéis é correr "com alacridade, sem hesitação, como Igreja", junto com os bispos e o Papa Francisco, "com perseverança, sabendo que o caminho é longo, que o espírito está pronto, mas a carne é fraca e precisamos da força de Deus e do amor de nossos irmãos e irmãs para nos sustentar". Por esta razão", continua o substituto para Assuntos Gerais na Secretaria de Estado, "devemos aceitar renúncias, estar vigilantes e rezar, para não cairmos em tentação". Mas, acima de tudo, sempre mantendo nosso olhar fixo, como Maria, n’Aquele que completa nossa fé. Ver Jesus na Eucaristia como ela o via, criança terna em seus braços; poderoso profeta no meio de seu povo; vencedor do pecado e da morte na cruz; em sua glória 'sentado à direita do trono de Deus'". Enfim, dom Peña Parra exortou os fiéis a rezarem a Maria para obter apoio no caminho da vida, e pedir-lhe "que nos dê a constância obediente de São José, sua simplicidade e humildade no serviço".

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

15 agosto 2022, 09:10