Busca

Papa à "Fraternidad Santo Tomás": o ensino é uma das obras de misericórdia espiritual

“Ao viver o seu carisma, realizado concretamente através da educação, é importante lembrar que o ensino é precisamente uma das obras de misericórdia espiritual”. São palavras do discurso entregue por Francisco aos membros da “Fraternidad de Agrupaciones Santo Tomás de Aquino” por ocasião do 60° aniversário de fundação. O encontro foi nesta sexta-feira (30) na Sala Clementina no Vaticano

Jane Nogara - Vatican News

O Papa Francisco recebeu na manhã desta sexta-feira (30) os membros da “Fraternidad de Agrupaciones Santo Tomás de Aquino” por ocasião do 60° aniversário de fundação. A “Fraternidad” é uma comunidade de leigos e sacerdotes que através da formação e do compromisso procura evangelizar e construir a pátria. Francisco entregou aos presentes o discurso preparado e falou de improviso. Eis o resumo do texto entregue: 

Missão dos leigos

Francisco iniciou seu discurso refletindo que uma das novidades do Concílio Vaticano II foi tomar consciência dos direitos e deveres dos leigos com relação à missão evangelizadora. “É sempre surpreendente – escreveu o Papa - ver como o Espírito Santo entra em cada realidade do ser humano através dos talentos que inspira nos discípulos de Jesus. E hoje vemos como sua ‘Fraternidad’ abraçou a mensagem conciliar e iniciou vários projetos para a evangelização da cultura, da juventude e da família, criando uma grande variedade de instituições educacionais, tais como escolas, universidades e residências universitárias em várias partes do mundo”. Além disso, continuou “a Fraternidad Santo Tomás de Aquino para sacerdotes e a Fraternidad Apostólica Santa Catarina de Sena para as consagradas são um serviço valioso para amadurecer os carismas do ensino em todos os fiéis, inclusive naqueles que se consagraram ao Senhor”.

Harmonia entre fé e razão

Citando o contexto histórico em que viveu o santo padroeiro, Tomás de Aquino, Francisco recordou que “ele também teve seus desafios”. “Naquela época, no século XIII, os escritos do filósofo grego Aristóteles estavam sendo redescobertos no Ocidente. Alguns estavam relutantes em estudar suas obras, pois temiam que seu pensamento pagão estivesse em desacordo com a fé cristã. No entanto, Santo Tomás descobriu que a maioria das obras de Aristóteles estavam em sintonia com a Revelação Cristã. Ou seja":

“Santo Tomás conseguiu mostrar que existe uma harmonia natural entre fé e razão. Quando nos damos conta desta riqueza, essencial para superar o fundamentalismo, o fanatismo e as ideologias, abre-se um amplo caminho para levar a mensagem da Boa Nova a diferentes culturas, sempre com propostas compatíveis com a inteligência humana e respeitosas da identidade de cada povo”

Santo Tomás e sua profunda relação com Deus

Prosseguindo sobre os testemunhos deixados pelo Santo continuou: “Santo Tomás nos deixou sua profunda relação com Deus, que se manifesta, por exemplo, em sua adoração a Jesus em sua presença real na Eucaristia”. "Sua espiritualidade o ajudou a descobrir o mistério de Deus, enquanto seus talentos lhe possibilitaram moldá-los por escrito. Este é um fato importante: para descobrir a presença do Senhor no mundo, nos acontecimentos, é necessário rezar, ter o coração unido com o de Jesus no sacrário". Concluindo seu pensamento disse: “É precisamente a fé e a razão, quando andam de mãos dadas, que são capazes de valorizar a cultura do ser humano, impregnar o mundo de sentido e construir sociedades mais humanas, mais fraternas e, consequentemente, mais cheias de Deus”. Dirigindo-se aos presentes disse ainda:

“Ao viver o seu carisma, realizado concretamente através da educação, é importante lembrar que o ensino é precisamente uma das obras de misericórdia espiritual”

Concluindo o Santo Padre sugeriu:  

“A educação oferece um sentido, uma narrativa para cada elemento da vida humana. Não termina com o compartilhamento de conhecimentos ou o desenvolvimento de habilidades, mas, como mostra sua etimologia, ajuda a realçar o melhor de cada pessoa, para polir o diamante que o Senhor colocou em cada um. A educação ajuda a garantir que este diamante deixe passar a Luz, que é Cristo (cf. Jo 8,12) e assim brilha no meio do mundo”. "Recordemos ainda - disse - que o Senhor nos faz participantes da sua luz, da sua própria natureza e, por isso, cada um dos seus discípulos e das suas discípulas, ilumina o mundo, afastando as trevas e transformando a realidade”.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

30 setembro 2022, 12:30