Busca

A Natividade (Giotto) A Natividade (Giotto)  Em Destaque

Não há diálogo sem identidade

Em destaque, a atividade do Papa e da Santa Sé. Foi publicada esta sexta-feira (03/01) a Mensagem do Papa para o Dia Mundial do Enfermo, programado para 11 de fevereiro. Tuíte do Pontífice no dia em que a Igreja celebra o Santíssimo Nome de Jesus. Na quinta-feira, a mensagem em vídeo dedicada à paz para a intenção de oração de janeiro

Sergio Centofanti - Cidade do Vaticano

Francisco convida toda a Igreja a rezar pela paz: é a intenção do mês de janeiro relançada pela Rede mundial de oração do Papa. Em sua mensagem em vídeo o Pontífice fala novamente da fraternidade universal, exorta a abater os muros entre as religiões e as ideologias: somos todos irmãos e juntos, crentes e não-crentes, podemos construir a paz e a justiça no mundo. Para Deus somos todos seus filhos: como Pai, nos quer unidos e não divididos.

Ouça e compartilhe!

O diálogo e a cultura do encontro propostas por Francisco não são para nivelar ou eliminar as diferenças: se pode dialogar somente a partir da identidade. A Mensagem para o Dia Mundial do Enfermo mostra claramente qual é a identidade cristã integral: por vezes as ideologias de esquerda e de direita buscam puxar a Igreja para seu lado acentuando alguns valores ao invés de outros. Mas a fé não se deixa aprisionar pelas opiniões políticas, de partido ou das filosofias.

Assim, Francisco repete claramente que a vida deve ser tutelada “desde seu nascer até seu morrer: requerem-no, ao mesmo tempo, tanto a razão quanto a fé em Deus”. Por conseguinte, convida os profissionais da saúde a defender sempre a dignidade e a vida da pessoa, “sem nenhuma cedência a atos de natureza eutanásica, de suicídio assistido ou supressão da vida, nem mesmo se o estado da doença for irreversível”.

O Papa recorda que em certos casos é necessário recorrer também à objeção de consciência. Ao mesmo tempo, quando se fala em respeito pela vida, não se pode pensar somente no aborto e eutanásia. O respeito concerne a todos e, em particular, aos pobres: o Papa pede que haja justiça social, pede o acesso aos cuidados médicos para todos, sem esquecer aqueles que vivem na pobreza. Respeitar a vida é também lutar pela justiça.

No dia 3 de janeiro a Igreja celebra o Santíssimo Nome de Jesus. Nossa identidade nasce de Cristo: de fato, o cristão é um “alter Christus”. No tuíte de sexta-feira o Papa recorda isso com igual clareza: “A salvação está no nome de Jesus. Devemos dar testemunho disso: Ele é o único Salvador”.

Mas essa identidade não é fechamento, não é para excluir ou separar. A Declaração Dominus Iesus, assinada pelo cardeal Joseph Ratzinger e aprovada no terceiro trimestre do ano 2000 por João Paulo II, especifica isso muito bem: a Igreja é necessária para a salvação, mas é preciso considerar que Deus quer salvar todos. É a chamada vontade salvífica universal.

Por isso, para aqueles que não são visivelmente membros da Igreja, “a salvação de Cristo é acessível em virtude de uma graça que, mesmo tendo uma relação misteriosa com a Igreja, não os introduz formalmente nela, mas os ilumina de modo adequado à situação interior e ambiental destes. Essa graça provém de Cristo, é fruto do seu sacrifício e é comunicada pelo Espírito Santo”.

Jesus está próximo mesmo de quem não o sabe. Para nós que o sabemos, faz bem repetir durante o dia, inclusive no coração, o Nome de Jesus: dá força, nos faz sentir que Ele está ao nosso lado e está conosco. Num mundo que nos oferece tantos “salvadores”, esta oração do coração nos faz experimentar que verdadeiramente somente em Jesus há salvação, afirma Francisco.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

03 janeiro 2020, 16:00