Com o texto em mãos ou no celular, o importante é rezar Com o texto em mãos ou no celular, o importante é rezar 

Papa: de forma tradicional ou tecnológica, o importante é ler a Palavra de Deus

A correria do dia a dia não é desculpa para não rezar: com o Evangelho de bolso ou os aplicativos no celular, qualquer hora é boa para santificar o dia.

Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano

Santificar a nossa vida abrindo um celular... pode parecer heresia, mas é a realidade para milhares de fiéis, religiosos, religiosas e sacerdotes. Com um ritmo de vida frenético, às vezes é no metrô ou no ônibus que se encontra tempo para rezar. O brasileiro, em média, passa 1h20 no trânsito todos os dias. O paulistano, por exemplo, dobra este tempo, gastando duas horas e 43 minutos para se deslocar pela cidade.

A boa semente dá fruto

Hoje, aplicativos dos mais diversos tipos e funções não faltam... O importante é ler a Palavra de Deus, como disse o próprio Papa Francisco no Angelus de 6 de abril de 2014:

“Hoje podemos ler o Evangelho também com muitos instrumentos tecnológicos. Pode-se levar conosco a Bíblia inteira num celular, num tablet. Importante é ler a Palavra de Deus, com todos os meios, mas ler a Palavra de Deus: é Jesus que nela nos fala! E aceitá-la de coração aberto. Assim o boa semente dá fruto!”

Difícil imaginar o Papa rezando com um celular na mão, certamente sua geração é outra. Por isso, também em suas homilias matinais na Casa Santa Marta o Papa várias vezes recomendou um Evangelho de bolso:

"Como devemos receber a palavra de Deus?" A resposta é clara: "Como se recebe Jesus Cristo. A Igreja diz-nos que Jesus está presente na Escritura, na sua palavra". Por isso, "aconselho muitas vezes que se tenha sempre um pequeno Evangelho na bolsa, no bolso, para ler um trecho durante o dia". Um conselho prático, disse, não tanto para "aprender" algo, mas sobretudo "para encontrar Jesus, porque Jesus se encontra precisamente na sua palavra, no seu Evangelho".

Opções de aplicativos são variadas
Opções de aplicativos são variadas

Os aplicativos entraram no dia a dia de muitos sacerdotes. Padre Arnaldo Rodrigues, colaborador do Vatican News, comentou a utilidade seja para a consulta, seja para rezar ou para encontrar o horário da missa mais perto de onde estiver. O objetivo: estar sempre em sintonia com a palavra de Deus:

Padre Arnaldo Rodrigues

Padre Bruno Viana é pároco da paróquia de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá, no Rio de Janeiro. Para ele, os aplicativos facilitam as atividades pastorais, como por exemplo para preparar roteiros homeléticos durante a semana:

Padre Bruno Viana

Em tempo: o Vatican News também está desenvolvendo o seu aplicativo. Com ele, você pode ouvir as transmissões ao vivo do Papa com a tradução em português!

Ouça a reportagem completa com a voz do Papa Francisco

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

13 julho 2019, 11:05