Papa Francisco Papa Francisco 

Visita do Papa à Paróquia S. Gelásio: Jesus jamais nos deixa sozinhos

Tratou-se da 16ª paróquia da Diocese de Roma a ser visitada pelo Papa Francisco desde o início de seu Pontificado. Mais uma vez, ocasião em que recebeu o carinho, afeto e manifestação de gratidão dos fiéis que calorosamente acolheram o seu pastor.

Cidade do Vaticano

“Jesus mostra-se aos Apóstolos como é no Céu: glorioso, luminoso, triunfante, vencedor. E o faz para prepará-los para suportar a Paixão, o escândalo da Cruz, porque eles não podiam entender que Jesus seria morto como um criminoso, não podiam entender isso.”

Ouvir Jesus e fazer aquilo que Ele nos diz

Foi o que disse o Papa Francisco na homilia da missa celebrada na tarde deste domingo (25/02) na paróquia de São Gelásio, no bairro de Ponte Mammolo, periferia de Roma, ao explicar a página do Evangelho deste II Domingo da Quaresma em preparação para a Paixão, morte e Ressurreição de Cristo, que nos traz o episódio da transfiguração do Senhor.

Tratou-se da 16ª paróquia da Diocese de Roma a ser visitada pelo Papa Francisco desde o início de seu Pontificado. Mais uma vez, ocasião em que recebeu o carinho, afeto e manifestação de gratidão dos fiéis que calorosamente acolheram o seu pastor.

Visita pastoral marcada por vários encontros

Muitos momentos de alegria, abraços e calor humano, apesar da chuva e do frio da tarde deste domingo em Roma: encontro com as crianças e os jovens da catequese e, em seguida, encontro com os anciãos.

Na homilia feita sem texto, Francisco explicou que Jesus triunfa mediante a humilhação, a humilhação da Cruz. Mas como isso seria um escândalo para os Apóstolos, Jesus lhes mostra o que vem depois, após a Cruz, o que nos aguarda, a todos nós. Essa glória e esse céu.

Vencer as provações com a força de Cristo

E isso é bonito é muito bonito, disse o Papa, “porque Jesus – e ouçam bem isso – sempre nos prepara para a provação. De um modo ou de outro. Essa é a mensagem, nos prepara sempre”, continuou. Ele nos dá a força para seguir adiante nos momentos de provação, e vencê-los com a Sua força.

Jesus não nos deixa sozinhos nas provações da vida: sempre nos prepara, nos ajuda, como preparou seus Apóstolos, com a visão da Sua glória. E assim eles recordarão isso para suportar o peso da humilhação. Esta é a primeira coisa que a Igreja nos ensina: Jesus nos prepara sempre para as provações e nelas está conosco, não nos deixa sozinhos. Jamais! – assegurou o Santo Padre.

A segunda coisa que podemos colher das Palavras de Deus: “Este é o meu Filho muito amado... Escutai-o”.

“[Não há momento da vida que possa ser vivido plenamente a não ser ouvindo Jesus.]”

Prossigamos nesta Quaresma com essas duas coisas, exortou: nas provações, recordar a glória de Jesus, ou seja, que nos aguarda; e durante toda a vida, ouvir Jesus. No Evangelho, na liturgia, sempre nos fala; no coração. “Seguir adiante com a recordação – a recordação – da glória de Jesus, com este conselho: ouvir Jesus e fazer aquilo que Ele nos diz”, finalizou o Santo Padre.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

25 fevereiro 2018, 18:57