Papa Francisco na Capela da Casa Santa Marta Papa Francisco na Capela da Casa Santa Marta  (Vatican Media)

Papa na Santa Marta: a concretude é o critério do cristianismo

Na homilia da Missa celebrada na Capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco recorda que Deus se tornou "concreto, nascido de uma mulher concreta, viveu uma vida concreta, morreu de morte concreta e nos pediu para amar nossos irmãos e irmãs concretos".

Giada Aquilino - Cidade do Vaticano

Os mandamentos de Deus são "concretude": este portanto, é  o "critério" do cristianismo, não as "belas palavras". Foi o que afirmou  o Papa na homilia da missa matutina na Casa Santa Marta, a primeira após as festividades de Natal.

Rezando para que os Santos, "os loucos da concretude" nos ajudem a "caminhar" neste caminho e a "discernir" as coisas concretas que "o Senhor quer", das "fantasias" e ilusões dos "falsos profetas “, Francisco inspirou-se na Primeira Carta de São João Apóstolo: tudo o que pedimos, recebemos de Deus, sob condição - explica o Pontífice - que observemos seus mandamentos e façamos o que é de seu agrado.

Uma porta aberta

 

O acesso a Deus, portanto, é "aberto", continua o Papa, e a "chave" é precisamente aquela sugerida pelo apóstolo: acreditar "em nome de seu filho Jesus Cristo" e nos amar "uns aos outros":  somente assim podemos pedir "o que queremos", com "coragem", "descaradamente", acrescenta Francisco:

Ouça e compartilhe!

Acreditar que Deus, o Filho de Deus veio na carne, tornou-se um de nós. Esta é a fé em Jesus Cristo: um Jesus Cristo, um Deus concreto, que foi concebido no ventre de Maria, que nasceu em Belém, que cresceu como uma criança, que fugiu para o Egito, que retornou a Nazaré, que aprendeu a ler com o pai, a trabalhar, a ir em frente e depois a pregação ... concreto: um homem concreto, um homem que é Deus, mas homem. Não é Deus disfarçado de homem. Não. Homem, Deus que se fez homem. A carne de Cristo. Essa é a concretude do primeiro mandamento. O segundo também é concreto. Amar, amar-nos uns aos outros, amor concreto, não amor de fantasia: "Eu te quero bem, ah quanto te  quero bem" e depois, com a minha língua, eu te destruo, com a fofoca ... Não, não, não. Amor concreto. Ou seja, os mandamentos de Deus são concretos e o critério do cristianismo é a concretude, não as ideias e as belas palavras ... Concretude. E esse é o desafio.

Vigilância espiritual

 

O apóstolo João, um “apaixonado da encarnação de Deus", enfatiza o Papa, exorta então a "examinar" os espíritos, isto é, explica que quando vem "uma ideia sobre Jesus, sobre as pessoas, sobre fazer alguma coisa, sobre pensar que a redenção segue por esse caminho”, esta inspiração deve ser examinada. A vida do cristão é, em última análise, concretude na fé em Jesus Cristo e na caridade, mas também é "vigilância espiritual", acrescenta ele:

A vida do cristão é concretude na fé em Jesus Cristo e na caridade, mas também é luta, porque sempre se apresentam ideias ou falsos profetas que oferecem a você um Cristo "soft", sem tanta carne e o  amor ao próximo é um pouco relativo ... "Sim, estes sim que estão do meu lado, mas aqueles, não ...".

Os falsos profetas

 

A exortação do Pontífice é, portanto, acreditar em Cristo que "veio na carne", e acreditar no "amor concreto" e a discernir, segundo a grande verdade da "encarnação do Verbo" e do "amor concreto", para compreender se os "espíritos" - "isto é, a inspiração" -  vêm "verdadeiramente de Deus", porque "muitos falsos profetas vieram ao mundo": o diabo – reitera o Papa -  sempre tenta "nos afastar de Jesus, do permanecer em Jesus”,  por isso, é necessária “a vigilância espiritual".

Para além dos pecados cometidos, reflete Francisco, o cristão "no final do dia deve tomar dois, três, cinco minutos" para se perguntar o que aconteceu em seu "coração", que inspiração ou quem sabe até mesmo que "loucura do Senhor" lhe surgiu: porque "o Espírito às vezes nos impele para a loucura, mas para as grandes loucuras de Deus".

Como por  exemplo - relata o Papa -  aquela de um homem - presente na Missa de hoje - que "há mais  de 40 anos deixou a Itália para ser um missionário entre os leprosos" no Brasil, ou aquela de Santa Francesca Cabrini, que estava sempre "em viagem" para "cuidar dos migrantes". O convite, portanto, é o de "não ter medo" e discernir:

Quem pode me ajudar a discernir? O povo de Deus, a Igreja, a unanimidade da Igreja, o irmão, a irmã que tem o carisma para nos ajudar a ver claramente. Por isso é importante para o cristão a conversa espiritual com pessoas de autoridade espiritual. Não é necessário ir ao Papa ou ao bispo para ver se o que sinto é bom, mas há tantas pessoas, sacerdotes, religiosas, leigos, que têm essa capacidade de nos ajudar a ver o que acontece em meu espírito, para não errar. Jesus teve que fazer isso no começo de sua vida quando o diabo o visitou no deserto e lhe propôs três coisas, que não estavam de acordo com o Espírito de Deus e Ele rejeitou o diabo com a Palavra de Deus. Se a Jesus aconteceu aquilo,  também conosco, também conosco. Não ter medo.

A disciplina da Igreja

 

Por outro lado, reflete Francisco, mesmo no tempo de Jesus "havia pessoas com boa vontade", mas que pensavam que o caminho de Deus era "outro": o Papa cita os fariseus, os saduceus, os essênios, os zelotes, "todos tinham a lei em  mãos", mas nem sempre seguiam pelo melhor caminho.  O chamado, portanto,  é  para a "mansidão da obediência”.

Para isto – acrescenta o Papa – “o povo de Deus vai em frente na concretude”, aquela da caridade, da fé, da Igreja: e este “é o sentido da disciplina da Igreja”. Quando a disciplina da Igreja está em tal concretude “ajuda a crescer”, assim evitando “filosofias dos fariseus e dos saduceus”.

É Deus, conclui Francisco, que tornou-se  "concreto, nascido de uma mulher concreta, viveu uma vida concreta, morreu de morte concreta e nos pede para amar os irmãos e as irmãs concretos", ainda que "alguns não sejam fáceis de amar ".

Veja um trecho da homilia do Santo Padre

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

07 janeiro 2019, 11:33
Leia tudo >