Busca

Palavra do dia

banner parola.jpg
Data16/06/2019

Leitura do Dia

Primeira Leitura

Leitura do Livro dos Provérbios Prov 8, 22-31 

Eis o que diz a Sabedoria de Deus: «O Senhor me criou como primícias da sua actividade, antes das suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui formada, desde o princípio, antes das origens da terra. Antes de existirem os abismos e de brotarem as fontes das águas, já eu tinha sido concebida. Antes de se implantarem as montanhas e as colinas, já eu tinha nascido; ainda o Senhor não tinha feito a terra e os campos, nem os primeiros elementos do mundo. Quando Ele consolidava os céus, eu estava presente; quando traçava sobre o abismo a linha do horizonte, quando condensava as nuvens nas alturas, quando fortalecia as fontes dos abismos, quando impunha ao mar os seus limites para que as águas não ultrapassassem o seu termo, quando lançava os fundamentos da terra, eu estava a seu lado como arquitecto, cheia de júbilo, dia após dia, deleitando-me continuamente na sua presença. Deleitava-me sobre a face da terra e as minhas delícias eram estar com os filhos dos homens».

 

Segunda Leitura

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Rom 5, 1-5

Irmãos: Tendo sido justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual temos acesso, na fé, a esta graça em que permanecemos e nos gloriamos, apoiados na esperança da glória de Deus. Mais ainda, gloriamo-nos nas nossas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz a constância, a constância a virtude sólida, a virtude sólida a esperança. Ora a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Evangelho do Dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João Jo 16, 12-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está para vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará».

Palavras do Santo Padre

O mundo ensina-nos o caminho da paz com a anestesia: anestesia-nos para que não vejamos outra realidade da vida: a Cruz. Por este motivo Paulo diz que para entrarmos no Reino de Deus temos um caminho com muitas tribulações.
Mas podemos ter paz na tribulação? Se depender de nós, não, porque não somos capazes de obter uma paz que seja tranquilidade, uma paz psicológica, uma paz feita por nós, porque as tribulações existem: há quem tem uma dor, quem uma doença… A paz que Jesus oferece é um dom: um dom do Espírito Santo.
Uma paz que resiste no meio das tribulações e vai em frente: não é uma espécie de estoicismo. É uma outra coisa. A paz de Deus é real, concretiza-se na realidade da vida, não nega a vida. Porque a vida é assim. Existe o sofrimento, há doentes, muitas situações terríveis, há guerras… mas a paz interior, que é um dom, não se perde, ao contrário, leva-nos para a frente, carregando a Cruz e o sofrimento.
Uma paz sem Cruz não é a paz de Jesus. A tal propósito um Santo dizia: ‘A vida do cristão é um caminho entre as perseguições do mundo e as consolações de Deus’. Que o Senhor nos faça compreender bem como é esta paz que Ele nos oferece com o Espírito Santo. (Santa Marta, 16 de maio 2017)