Busca

Schevchuk: mais de 500 prédios religiosos destruídos na Ucrânia desde início da guerra

Além dos relatos da guerra, o arcebispo greco-católico de Kiev prossegue suas reflexões sobre a cura das feridas e divisões entre os cristãos, referindo que o Concílio Vaticano II representou um ponto de virada nesta questão: "levou em consideração os princípios, os fundamentos, as relações dos cristãos, em particular dos fiéis da Igreja Católica, com os representantes de outras religiões, de outras fés não cristãs."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sábado, 4 de fevereiro de 2023, e na Ucrânia já é o 346º dia da grande guerra, o 346º dia da invasão militar em grande escala da Federação Russa no território de nosso independente, pacífica e de um longo sofrimento.

Ontem também ficará na história do nosso país como o dia do derramamento de sangue, do fogo e da morte. Combates pesados estão sendo travados no leste de nossa pátria, nas regiões de Luhansk e Donetsk. Sabemos pelos relatórios desta manhã que nossos defensores repeliram ataques em nove direções, contra nove centros populacionais que os agressores russos tentaram ocupar. O inimigo faz uso incessante de armas pesadas para destruir cidades e povoados pacíficos. Além disso, está usando cada vez mais aviões de combate contra a população civil.

Até esta manhã, sabe-se que 20 ataques aéreos e 3 ataques com foguetes foram realizados ontem. Os mais afetados pelos ataques com mísseis são os civis da cidade de Barvinkove, na região de Kharkiv, e na região de Mykolaiv; infelizmente, há vítimas entre a população civil, mas seu número ainda não foi especificado. Além disso, nossa brava e maltratada Kherson e toda a sua região na margem direita do Dnipro foram submetidas a fortes bombardeios. Hoje soubemos que em Kherson duas pessoas morreram e nove ficaram feridas ontem. Rezemos pelos nossos defensores, pelos nossos irmãos e irmãs feridos, soframos juntamente com os familiares e entes queridos dos mortos, feridos e prisioneiros, e envolvamos com o nosso amor todas as vítimas desta guerra injusta e sacrílega.

 

Nos últimos dias, novas informações sobre o número de prédios religiosos destruídos na Ucrânia também foram divulgadas. Em quase um ano, mais de 500 prédios religiosos foram devastados. A maioria dos locais de culto destruídos são os da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou. Nossa igreja perdeu 17 prédios, enquanto a Igreja Católica Romana perdeu 12. O inimigo está tentando destruir tudo o que pode oferecer espaço habitável, especialmente nos territórios ocupados.

Mas apesar de tudo, nesta manhã de neve, nós, da Ucrânia, queremos dizer a todas as pessoas de boa vontade do mundo: a Ucrânia está resistindo. A Ucrânia luta. A Ucrânia reza.

E queremos agradecer, nesta manhã, a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estarmos vivos e podermos continuar a servir a Deus e ao nosso querido povo de Deus, o povo ucraniano.

Hoje desejo continuar com vocês nossas reflexões sobre como curar as feridas das inimizades, cismas e divisões religiosas intercristãs. Gostaria de chamar a vossa atenção hoje para o fato de que um ponto de viragem na história de todos os cristãos, e não só da Igreja Católica, foi o Concílio Vaticano II: um Concílio em que a questão da restauração da unidade dos cristãos, outrora tão importante, mas então perdida, foi o foco de atenção dos Padres Conciliares. Da mesma forma, o Concílio Vaticano II levou em consideração os princípios, os fundamentos, as relações dos cristãos, em particular dos fiéis da Igreja Católica, com os representantes de outras religiões, de outras fés não cristãs. E, seguindo o trabalho conciliar que, segundo o antigo ensinamento da Igreja de Cristo, considera o Concílio um momento especial da ação do Espírito Santo, o Concílio adotou dois documentos importantíssimos, que hoje são o fundamento, o compêndio de vários princípios e normas sobre os quais construir nosso diálogo hoje, que busca o que nos une, especialmente entre os cristãos.

Os Padres Conciliares adotaram o decreto histórico sobre o ecumenismo chamado em latim Unitatis ret integratio, ou seja, Restauração da unidade. Ali, de fato, os Padres Conciliares dizem que em nosso diálogo, em nossa busca dessa unidade, devemos antes de tudo perceber que entre nós há muito mais que nos une do que o que nos divide. À medida que se desenvolviam os fundamentos da unidade já existente que brota do batismo comum, do princípio comum de haver um só Senhor, uma só fé, um só batismo, foram traçadas algumas instruções, uma espécie de guia para o desenvolvimento do nosso diálogo inter-cristão ecumênico.

Gostaria de salientar que usamos o termo "diálogo ecumênico" apenas quando falamos de diálogo entre cristãos. As conquistas deste movimento mundial pela unidade dos cristãos foram elevadas pelos Padres Conciliares ao alto nível de algumas tarefas que as Igrejas cristãs devem assumir hoje.

Desenvolver o diálogo, dialogar com representantes de outras religiões, sem comprometer a verdade cristã, mas tendo a oportunidade de testemunhar a própria fé no diálogo, para cumprir a missão que Cristo confiou aos seus discípulos - "Ide, portanto, fazei de todos os povos meus discípulos " - desenvolvamos também o diálogo inter-religioso.

O Concílio Vaticano II também adotou um único documento histórico: uma declaração chamada "Nostra Aetate", ou seja, Nossos tempos. Infelizmente, todas as comunidades religiosas, cristãs ou não, no território da antiga União Soviética, há muito foram excluídas do movimento mundial e do diálogo com os cristãos e com representantes de outras religiões. Devido à perseguição do regime comunista totalitário e à destruição sangrenta, estávamos como que congelados no Estado em que esse comunismo nos encontrou. Somente após o colapso da União Soviética esse espírito, essas conquistas do diálogo intercristão ou, de diálogo com outras religiões, começaram a estar disponíveis para a vida religiosa na Ucrânia.

É muito importante para nós aproveitar essa experiência positiva, boa e universal: tanto para construir um diálogo entre os cristãos da Ucrânia, como para cooperar e comunicar também com os representantes do judaísmo e do islamismo, que têm uma longa história no território da Ucrânia.

Pedimos hoje: Senhor, ensina-nos a comunicar em Teu Nome. Senhor, ensina-nos a ser construtores de tudo o que nos une. Deus, dá-nos a Tua Sabedoria Divina com a qual criaste o mundo, aquela Sabedoria que se encarnou e entrou na história humana na pessoa de Teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Que esta Sabedoria, esta força e a graça do Espírito Santo, que dela brota, seja a força motriz de todos os representantes das diversas comunidades religiosas para poderem trabalhar juntos pelo bem da Ucrânia, pelo bem do Estado ucraniano independente , para defendermos juntos nossa pátria nestas difíceis circunstâncias de guerra.

Deus abençoe a Ucrânia. Deus, abençoe nossas meninas e meninos que no front, com seus corpos e à custa de suas vidas, estão defendendo nosso povo, estão defendendo nossa paz e nosso futuro. Deus, salve seu povo e abençoe sua descendência. Abençoe o povo ucraniano de Deus com Sua paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
04.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

04 fevereiro 2023, 22:45