Busca

Schevchuk: herdar a memória positiva que constrói, une e cura as feridas. A unidade entre os cristãos é uma coisa santa

"As tragédias mais graves, depois, ocorrem quando uma das confissões é transformada em religião do Estado. Portanto o Estado começa a impô-la com a força. Com efeito, persegue, destrói e mata todos aqueles que pertencem a outras comunidades cristãs. Assim, a história da Igreja de Kiev, especialmente a dos séculos XVIII e XIX, é uma história de derramamento de sangue, uma história de martírio pela unidade dos cristãos da Igreja Greco-Católica Ucraniana ou, como era então chamada, Igreja uniata."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023, e na Ucrânia já é o 344º dia da grande e sangrenta guerra em grande escala.

Mais uma vez, o último dia teve suas vítimas. Temos novos mortos e feridos entre a população civil. O inimigo continua avançando em diferentes direções nas regiões de Donetsk e Luhansk. A maior tragédia da noite passada foi um poderoso ataque com foguetes na cidade de Kramatorsk, região de Donetsk. A partir desta manhã, sabemos que oito grandes prédios de apartamentos foram destruídos. Pelo menos três pessoas morreram e mais de vinte sofreram ferimentos de vários graus de gravidade. Hoje nos unimos em dor e oração compartilhando o sofrimento de nosso heróico Kramatorsk.

Da mesma forma, o inimigo também bombardeou pesadamente nossa região de Sumy. Lá também há mortos e feridos. Além disso, bombardeios incessantes atormentam as regiões fronteiriças: a região de Chernihiv ao norte e a região de Kharkiv ao nordeste. Nossa região de Kherson, a margem direita do Dnipro, está constantemente sob fogo. Todas as noites, o distrito de Nikopol estremece sob os ataques de mísseis russos, e a região de Zaporizhzhia sofre. A luta é particularmente intensa perto das cidades de Hulyaipole e Orikhiv. A voz da dor e do pranto daquela gente eleva-se novamente da terra ao nosso Deus Celestial, Criador e Salvador.

A dor crescente na Ucrânia, o perigo de ataques contínuos de mísseis em todo o território de nossa pátria, a informação constante de que a Rússia está preparando as próximas poderosas operações ofensivas criam um clima de grande ansiedade, mas fé, fé em Deus, confiança em nosso ucraniano exército nos ajude a superar nossos medos, nossa dor. Nossas orações vão para nossos defensores hoje. Nossa fé se transforma em ações concretas de amor e misericórdia, para apoiar nosso exército e ajudar e salvar todos aqueles que foram vítimas desta guerra.

 

Mas hoje, nesta manhã, queremos mais uma vez agradecer ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estarmos vivos e podermos continuar vivendo, trabalhando, rezando e lutando pelo bem do nosso povo mártir e pela glória de Deus. ainda maior entre o seu povo de Deus na Ucrânia.

Ao mesmo tempo, continuamos nossas reflexões sobre como curar as feridas dos cismas e divisões entre os cristãos. Ontem refletimos sobre vários novos desafios, novas divisões que dilaceraram o corpo da Ucrânia cristã, particularmente nos séculos XVII e XVIII. Falamos da confessionalização do cristianismo, que ocorreu primeiro na Europa Ocidental e depois se espalhou também no mundo cristão.

Confessionalização significa não apenas divisão em denominações separadas, mas também confronto, guerra, luta entre elas. Cada denominação começou a ver outros cristãos como sem chance de salvação. Formou-se uma opinião perigosa, inclusive teológica, sobre a exclusividade eclesial da Igreja. Isso significa que apenas a Igreja à qual alguém pertence é considerada a verdadeira, enquanto todos os outros cristãos são condenados à morte eterna. Esta luta, esta oposição, tentativas de tirar o direito de outra comunidade cristã à sua existência infligiram feridas muito profundas no corpo cristão da nossa Ucrânia.

As tragédias mais graves, depois, ocorrem quando uma das confissões é transformada em religião do Estado. Portanto o Estado começa a impô-la com a força. Com efeito, persegue, destrói e mata todos aqueles que pertencem a outras comunidades cristãs. Assim, a história da Igreja de Kiev, especialmente a dos séculos XVIII e XIX, é uma história de derramamento de sangue, uma história de martírio pela unidade dos cristãos da Igreja Greco-Católica Ucraniana ou, como era então chamada, Igreja uniata. 

Hoje gostaríamos de recordar o martírio do nosso santo mártir Yosaphat Kuntsevych, ocorrido no distante 1623, cujo 400º aniversário celebramos este ano. Nossos mártires, os mártires de nossa Igreja unida, sofreram o martírio pela unidade dos cristãos. E esta causa santa e nobre - embora em diferentes períodos históricos tenha sido entendida de maneiras diferentes - foi aspergida com o sangue dos santos mártires. Ainda não os conhecemos todos, esquecemos muitos deles e precisamos redescobri-los, em particular, os mártires da Igreja uniata da região de Kyiv, da região de Zhytomyr e das áreas centrais de nossa pátria.

Infelizmente, o Estado russo, tendo a Igreja Ortodoxa Russa como religião de Estado, destruiu a Igreja uniata em seu território, especialmente no século XIX. O ano de 1839 tornou-se um ponto de viragem na destruição da nossa Igreja, enquanto em 1875 a Eparquia de Kholm foi liquidada. Mas, apesar desses eventos sangrentos e terríveis, nossa Igreja está viva, o que significa que a causa da unidade dos cristãos não é obra do homem, mas obra do Espírito Santo.

Hoje gostaria de recordar o nosso Metropolita, o Justo Andrey Sheptytskyi, que se tornou o precursor do movimento ecumênico do Concílio Vaticano II e, talvez no espírito das aspirações unitárias da Igreja de Kyiv, precedeu o Concílio Ecumênico Vaticano II com quase 50 anos. Foi ele quem ensinou seus sacerdotes a aceitar seus irmãos ortodoxos como seus e a construir uma casa juntos.

Rezemos, portanto, hoje não para herdar apenas a memória negativa da história, mas também para herdar a memória positiva que constrói, une e cura as feridas. Que o exemplo de nossos grandes e santos predecessores seja uma inspiração para nós hoje de que a unidade entre os cristãos é uma coisa santa, agradável a Deus.

Deus abençoe a Ucrânia, abençoe nossas meninas e meninos na frente. Deus, sabemos que há uma busca e resgate acontecendo em Kramatorsk agora. Deus, ajude a salvar aqueles que estão clamando para serem salvos hoje. Deus, ajude a curar as feridas de nosso povo sofredor. Deus, salve Seu povo e abençoe Sua herança, abençoe nossa Ucrânia com Sua paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
02.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

02 fevereiro 2023, 21:41