Busca

Schevchuk: educação no amor e para o amor, o segredo da verdadeira educação cristã

"Não descuidemos da responsabilidade de ter que passar nossa fé aos nossos filhos. Porque onde a fé não é mais transmitida na família, começa a grande tragédia da perda do que há de mais precioso para o nosso futuro, o que há de mais precioso para o nosso povo."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é domingo, 27 de novembro de 2022, e o povo ucraniano resiste há 277 dias em uma luta titânica, como Davi contra Golias, opondo-se ao ocupante russo que chegou às nossas terras com uma agressão e uma guerra em grande escala.

Também durante o dia e a noite noite passadas, nossas pacíficas cidades e vilarejos estremeceram. Sob as bombas russas, muitas outras pessoas morreram. Combates intensos estão acontecendo ao longo de toda a linha de frente, os mais sangrentos na região de Donetsk. Nossas fortalezas Avdiyivka e Bakhmut na região de Donetsk estão em nossas orações todos os dias. Mas o inimigo também infligiu vários tipos de ataques às nossas cidades que tentavam pacificamente reconstruir suas vidas. Mais uma vez, nossa cidade de Zaporizhzhia foi ferida por ataques de foguetes. Foi bombardeada várias vezes. Durante a noite, uma fazenda onde o produto da terra era processado e armazenado foi destruída. Nossa cidade de Dnipro mais uma vez sentiu o horror dos mísseis russos. A recém-libertada Kherson ainda está estremecendo com o bombardeio da artilharia russa de vários tipos. E novamente pessoas estão morrendo nesta cidade heróica que acaba de respirar liberdade.

Mas o coração dói sobretudo pelas crianças. Segundo dados oficiais das autoridades ucranianas, 440 crianças já morreram na Ucrânia. Quase 1.300 receberam ferimentos de vários tipos.

No entanto, a Ucrânia está se recuperando de ataques maciços de mísseis e reconstruindo sua rede elétrica. Mas acima de tudo procuramos estar próximos e cuidar de quem precisa de eletricidade não tanto para o conforto, para o calor, mas para poder sobreviver. Todos nos comovemos com a foto de uma menina que, para poder respirar, para poder usar a máquina de oxigênio, teve que procurar a possibilidade de se conectar à eletricidade produzida pelo gerador de um posto de gasolina. Era a eletricidade para fazer uma menininha respirar...

Esta é a imagem da Ucrânia hoje. Ucrânia que resiste! Ucrânia lutando! Orando Ucrânia!

Hoje é domingo e todos nós procuramos ir à igreja para ouvir a palavra de Deus, que hoje nos é dirigida no meio destas dramáticas circunstâncias de guerra, para nos tornarmos participantes do grande mistério da Eucaristia do corpo e sangue de nosso Salvador. Na verdade, o próprio Senhor quer nos alimentar para nos dar forças para viver. Ouvindo a palavra de Deus, fortalecendo-nos com a sua presença entre nós, hoje queremos pensar sobretudo em como transmitir a nossa fé aos nossos filhos. Muitos pais se perguntam: “O que se deveria fazer para que a criança queira ir à igreja? É preciso obrigar as crianças que não foram educadas em modo cristão a ir à igreja, mas agora vivem em um lugar onde quase todos vão à igreja?"

É óbvio: entendemos que a fé é o maior e mais sagrado tesouro do povo ucraniano. Há mais de 1000 anos que transmitimos este tesouro aos nossos filhos, de geração em geração, como o nosso maior e mais importante legado. Sabemos que para ensinar da maneira certa, para educar da maneira certa, não é preciso obrigar alguém a fazer algo, mas envolvê-lo com o seu exemplo. Fasciná-lo. Cativá-lo com a beleza, com a surpresa, fasciná-lo-com o que há de mais importante e sagrado para nós. Se papai e mamãe acreditam sinceramente em Deus e praticam sua própria fé, vão à igreja todos os dias e colocam o Senhor Deus em primeiro lugar em suas vidas, então os filhos entenderão isso sem palavras. E o que se torna mais importante para os pais torna-se imediatamente mais importante na vida dos filhos. Portanto, as crianças não deveriam ser forçadas a fazer algo, mas deveriam ser guiadas pelo nosso exemplo pessoal. Os segredos da verdadeira educação cristã são sempre a educação no amor e para o amor. É sempre nosso serviço, nossa tarefa, mostrar às pessoas nosso Senhor não como um tirano punidor, mas como um pai amoroso que nas circunstâncias mais difíceis de nossa vida é nosso apoio, nossa força, ele está sempre próximo e nunca nos trairá.

Às vezes os pais perguntam: "Com que idade as crianças deveriam ser levadas à igreja?" Lembro-me da história de um dos seminaristas da nossa paróquia de Kyiv. Entrou no seminário, tivemos uma conversa. Eu perguntei a ele: "Quantos anos você tinha quando veio para a igreja?" Aquele menino corou e disse: "Sabe, minha mãe me levou à igreja quando eu ainda estava no útero." Acho que essa é a melhor resposta para nossa pergunta.

Às vezes, as crianças podem fazer confusão na igreja. Elas se comportam de maneira diferente dos adultos. Mas para eles devemos criar um espaço de aceitação e amor na igreja. Mesmo quando estão inquietos e às vezes gritam, não se deve puni-los, não se deve gritar com eles. Muitas das nossas igrejas têm salas especiais para crianças, onde podem brincar e passar tempo com os pais durante a divina liturgia, permanecendo presentes na divina liturgia, sendo participantes do corpo e sangue de Jesus.

Portanto, não descuidemos da responsabilidade de ter que passar nossa fé aos nossos filhos. Porque onde a fé não é mais transmitida na família, começa a grande tragédia da perda do que há de mais precioso para o nosso futuro, o que há de mais precioso para o nosso povo.

Hoje, neste domingo, queremos agradecer mais uma vez a Deus pela libertação de nossos prisioneiros de guerra e reféns. Ontem recebemos a notícia de que mais 12 de nossos heróis foram soltos. Curiosamente, entre eles estava uma família que era considerada desaparecida. Ainda ontem recordamos como é importante rezar por aqueles que desapareceram e cujo destino desconhecemos. Agradecemos ao Senhor Deus que o casal voltou para uma vida tranquila, vinda daquilo que parecia ser nada.

Neste domingo pedimos: Deus abençoe a Ucrânia! Deus, ensina-nos a todos a criar nossos filhos na fé cristã! Ensinai-nos, pais, sacerdotes, toda a comunidade cristã a fascinar - com a nossa verdadeira e autêntica vida cristã - a atrair à fé no Senhor Deus aqueles que ainda hoje não a conhecem. Deus, torne os cristãos modernos capazes e aptos a revelar Sua face amorosa e salvadora a este mundo! Capacite-os a contar as boas novas do Evangelho sobre Você, nosso Deus, que é a fonte de nossa vida. Deus, abençoe o exército ucraniano e todos os que Te buscam e derrotam o mal com Você! Deus, abençoe a Ucrânia com Sua paz justa e celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
27.11.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

27 novembro 2022, 21:10