Busca

Schevchuk: a guerra pode e deve ser vencida com a paz, a paz de Deus

Para nós cristãos, a paz é o próprio Deus. "O Senhor é paz", lemos no Livro dos Juízes, assim como o evangelista João diz que "Deus é amor". Portanto, a paz é um dos sinais muito importantes do Deus em que acreditamos. No sentido bíblico, a paz é algo muito mais do que a ausência de guerra. A paz — shalom — é a plenitude da vida. Diante dos horrores da guerra, convido todos vocês a pensar, sonhar, rezar e construir a paz.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é sexta-feira, 19 de agosto de 2022, e o povo ucraniano está de pé há 177 dias, impedindo a invasão em grande escala do exército russo em solo ucraniano.

Durante o último dia, batalhas ferozes aconteceram novamente, quase ao longo de toda a linha de frente. De acordo com os relatórios da manhã, as batalhas mais ferozes ocorreram na região de Donetsk. O inimigo está concentrando novas grandes forças em Kharkiv Oblast no norte e Kherson Oblast no sul de nossa pátria. O inimigo atingiu Kharkiv e Mykolayiv novamente na noite passada com poderosos ataques de foguetes. Precisamente à noite, quando as pessoas queriam dormir em paz, o inimigo destruiu bairros pacíficos. Infelizmente, há muitos feridos.

Nas cidades de Kramatorsk e Mykolayiv, o inimigo parece ter mirado deliberadamente as instituições educacionais para impedir que crianças e jovens ucranianos estudem em suas cidades natais. O bombardeio pesado foi mais uma vez infligido em nossas áreas fronteiriças em Sumy Oblast.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

 

A maior preocupação na Ucrânia e no mundo hoje é a situação em torno da Usina Nuclear de Zaporizhzhia, onde o inimigo inventa incessantemente todos os tipos de provocações. Desde a militarização desta usina nuclear até a ameaça de desligá-la completamente, o que pode realmente trazer grandes problemas, um desastre que terá consequências terríveis – não apenas para a Ucrânia, mas para a Europa e o mundo inteiro.

Diante dos horrores da guerra, convido todos vocês a pensar, sonhar, rezar e construir a paz. Porque a guerra pode e deve ser vencida com a paz, a paz de Deus. Mas o que é a paz? Hoje, essa palavra é a mesma que a palavra amor. Às vezes é tão manipulado que perde seu significado original. E é por isso que é tão importante para nós, cristãos, extrair esse poder vivificante das Sagradas Escrituras, a Palavra de Deus, a fim de perceber o que é a paz, não apenas buscá-la para vencer a guerra. A paz deve ser construída. Para ser pacífico, você precisa se educar e educar a pessoa moderna. E a paz também deve ser construída. Então, vamos mergulhar na Palavra de Deus e ouvir o que a paz significa para os cristãos e, assim, como ser os vencedores desta guerra, os vencedores daquele inimigo que trouxe a guerra à nossa terra. Como vencer não apenas durante a guerra, mas conquistar a própria guerra. A paz não é apenas uma realidade social ou política.

Para nós cristãos, a paz é o próprio Deus. "O Senhor é paz", lemos no Livro dos Juízes, assim como o evangelista João diz que "Deus é amor". Portanto, a paz é um dos sinais muito importantes do Deus em que acreditamos. O Deus a quem queremos ser assimilados em nossa vida espiritual e moral. E a paz é uma certa forma de comunicação com Deus, com outra pessoa e com o mundo, baseada em certas relações marcadas pela perfeição. Porque há paz onde há perfeição, perfeição no amor, perfeição nos relacionamentos. Assim, no sentido bíblico, a paz é algo muito mais do que a ausência de guerra. A paz — shalom — é a plenitude da vida.

O homem, infelizmente, sabe fazer guerras, mas depois se torna escravo da guerra. Porque a guerra tem sua própria lógica diabólica, como algo completamente oposto ao que chamamos, professamos e aspiramos como paz. A paz não é obra apenas de mãos humanas, mas um dos maiores presentes de Deus para as pessoas. É o resultado da bênção de Deus. A paz pressupõe a obediência do homem ao plano de Deus. E o portador da paz, aquele que mostrou ao homem o significado desta paz, cumpriu o desejo do homem de viver em paz. Quem deu paz ao homem foi o próprio Senhor Jesus Cristo. É por isso que o apóstolo Paulo diz que "Cristo é a nossa paz" em sua carta aos Efésios. Foi Ele quem reconciliou as pessoas e Deus, e as pessoas entre si, destruindo todas as divisões que podem existir entre as pessoas e eliminou a própria causa do ódio, incompreensão e guerras entre as pessoas. A busca da paz nunca pode ser separada do anúncio do Evangelho, que é a palavra que anuncia a paz. Na verdade, a profundidade do conteúdo do Evangelho de Cristo é a boa notícia sobre a paz que Jesus Cristo carrega dentro de si e nos apresenta. É por isso que toda justificativa de guerra parece tão diabólica.

A guerra é sempre a perda da paz. Este é o maior pecado contra Deus e contra o homem. A guerra é a negação do plano de Deus para a paz. A guerra é um sacrilégio, diz o Papa Francisco, porque nega um dos atributos fundamentais de nosso Deus. Portanto, não apenas pensemos juntos, mas juntos percebamos como podemos viver em paz; como podemos construir a paz; como temos paz, mesmo que seja necessário defendê-la, mesmo que seja necessário defender a paz com armas na mão. É por isso que dizemos que o exército ucraniano está protegendo a paz hoje. Mas realmente precisamos ter uma compreensão clara do objetivo pelo qual nós, como cristãos, devemos ser portadores e construtores da paz na Ucrânia e no mundo moderno.

Hoje, a Ucrânia celebra a Transfiguração de nosso Senhor Jesus Cristo. Um dia santo que, como nenhum outro, nos revela profundamente o conteúdo daquela paz que começamos hoje a contemplar convosco.

Lá no Monte Tabor, quando Cristo mostrou Sua divindade em carne humana aos Seus apóstolos, na presença de Moisés e Elias, Pedro diz: “É bom estarmos aqui”. De fato, é bom para o homem onde Deus está. Somente em Deus a pessoa realiza todos os seus desejos, satisfaz todas as suas necessidades. Somente em Deus uma pessoa pode viver na plenitude da paz.

Hoje quero saudar todos vocês na festa da Transfiguração de Cristo. Atraiamos o poder da glória do Salvador transfigurado para transformar toda a realidade ao nosso redor com a Luz de Deus. Que a luz de Cristo, que hoje brilha no Tabor, seja o poder dos anjos de luz do exército ucraniano, que protege a paz do povo ucraniano.

Que o Senhor Deus abençoe a terra ucraniana com Sua paz e conceda a vitória sobre o agressor injusto.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês através de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
19.08.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

19 agosto 2022, 22:13