Busca

Schevchuk: o princípio da subsidiaridade na construção de um Estado bem-sucedido

"Hoje gostaria de me dirigir especialmente àqueles sem os quais é simplesmente impossível construir uma sociedade ucraniana livre. Sem alguém, é impossível vencer na adversidade, nas várias provações que se abateram sobre o nosso povo. Sem os quais é impossível pensar em uma vitória completa, mesmo em nossos dias. Estes são os nossos voluntários. Porque eles implementam este princípio de subsidiariedade em seu próprio ministério."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é sábado, 13 de agosto de 2022, e o povo ucraniano está nessa batalha desigual e sangrenta com o agressor russo, que ataca implacavelmente a terra ucraniana, há 171 dias.

O dia de ontem e a noite passada foram difíceis e sangrentos para a Ucrânia. O inimigo lançou um ataque maciço de mísseis em Kramatorsk, na região de Donetsk, e na cidade de Zaporizhzhia. Infelizmente, há muitos mortos e feridos. O inimigo atacou as posições dos defensores ucranianos perto da cidade de Bakhmut, na região de Donetsk. E também há batalhas ferozes no sul de nossa pátria. A região de Kharkiv e a região de Mykolayiv estão queimando sob o fogo de bombas, foguetes e ataques russos.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

E agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia pelo fato de nos encontrarmos vivos esta manhã novamente, vermos a luz do dia e podermos ficar em oração diante da face de Deus. Agradecemos especialmente a todas as pessoas de boa vontade de diferentes países do mundo inteiro que ajudam a Ucrânia e rezam por nós. Eles não apenas simpatizam conosco, mas também nos ajudam ativamente em várias esferas da vida humana — humanitária, econômica e até humana. Agradecemos sinceramente a todos aqueles que abrem seus corações à Ucrânia em um momento tão difícil para o nosso povo.

 

Mas sonhamos com a Ucrânia após a vitória. Hoje, já estamos começando a forjar as bases fundamentais do renovado Estado ucraniano. Porque sabemos que o Senhor Deus está do nosso lado. O Senhor Deus está sempre do lado dos injustiçados e pacientes.

Nos dias passados, vocês e eu estávamos refletindo sobre os princípios da construção de um Estado bem-sucedida. Vocês e eu já sabemos por que a dignidade da pessoa humana e a santidade da vida humana são o primeiro e mais importante fundamento, a base da construção do Estado. Conversamos sobre o bem comum, a solidariedade.

E hoje falaremos sobre o quarto elemento muito importante, sem o qual nenhuma construção, nenhuma ação criativa do homem é possível. Este é o princípio da subsidiariedade ou responsabilidade pessoal e iniciativa privada. Responsabilidade pelo bem de si mesmo, de sua comunidade, de sua sociedade e de seu estado.

Por que essa subsidiariedade é tão importante? O Senhor Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, dando-lhes um dom individual especial de criatividade. O Senhor Deus fez do homem um participante de seu potencial criativo e habilidade criativa. Os Padres da Igreja ensinavam que o Senhor Deus, por assim dizer, tendo criado o mundo, o entregou ao homem. A pessoa que devia aperfeiçoá-lo, completá-lo, tornar o mundo adequado à sua dignidade, àquele plano de Deus, à sabedoria de Deus, da qual o Senhor fez o homem participante. E quando uma pessoa não tem a oportunidade de ser criativa, de co-criar com Deus e enobrecer o mundo em que vive, sente que em algum lugar ela, como pessoa, sua dignidade não é plenamente realizada e respeitada. E na construção do Estado, tal subsidiariedade significa que as instâncias superiores não devem assumir as competências das camadas inferiores da sociedade. E o que pode ser feito em nível pessoal, privado, público, as autoridades superiores não devem reservar para si mesmas. Assim, nenhum de nós deve esperar instruções de cima para manter nossas ruas limpas e ordenadas para melhorar a vida de nossas comunidades. Tal criatividade e responsabilidade pessoais se manifestaram especialmente na história mais difícil de nosso povo, quando as pessoas se aglomeravam como abelhas. Cada um carregava algo próprio, sem esperar pelo seu pedido. Tudo foi feito a pedido da própria consciência. E assim soubemos nos organizar, exercer a responsabilidade pelo próximo. E assim construir nossa sociedade. Infelizmente, os sistemas totalitários sempre punem a iniciativa pessoal. Mas um Estado livre e democrático deve sempre apoiá-lo e promovê-lo.

E é por isso que nós, como cidadãos livres de um Estado livre, devemos sentir que a Ucrânia será a maneira como você e eu a construirmos. Ninguém fará a Ucrânia melhor para nós. Ninguém vai construir a Ucrânia para você e para mim. E ninguém vai proteger a Ucrânia por nós do inimigo que está nos atacando. O Senhor Deus sempre abençoará toda boa ação e todo bom empreendimento. E sentiremos alegria pelo fato de que nós, com nossas próprias mãos, com nossos dons pessoais, contribuímos para a construção de um estado ucraniano livre e florescente.

Hoje gostaria de me dirigir especialmente àqueles sem os quais é simplesmente impossível construir uma sociedade ucraniana livre. Sem alguém, é impossível vencer na adversidade, nas várias provações que se abateram sobre o nosso povo. Sem os quais é impossível pensar em uma vitória completa, mesmo em nossos dias. Estes são os nossos voluntários. Porque eles implementam este princípio de subsidiariedade em seu próprio ministério.

Queridas jovens, irmãos e irmãs, todos aqueles que hoje chamamos de voluntários. Que, segundo os ditames de sua própria consciência, não buscam o próprio benefício, mas, ao contrário, às vezes à custa da própria vida, servem aos necessitados. Hoje, em nome do povo ucraniano e de nossa Igreja, quero agradecê-los sinceramente. Nós estamos rezando por vocês. Nós apoiamos vocês. Lembro-me de reuniões especiais com voluntários em Kropyvnytskyi e Kharkiv, em Kiev e Chernihiv, em Zhytomyr e Vinnytsia. Lembro-me de vocês me dizendo que queriam ser as mãos que fazem boas ações; vocês querem ser as mãos de Deus salvando a vida das pessoas hoje.

Hoje, acho que toda a sociedade ucraniana deve ser grata a vocês. Porque lá onde as instituições estatais não chegam, há uma boa alma voluntária e mãos de trabalho ativas. Hoje, nossas estruturas eclesiásticas e paróquias estão se tornando uma escola de mãos voluntárias, o espaço onde esse movimento se origina. Porque não basta ter uma boa vontade de ser voluntário. Você ainda precisa aprender como fazê-lo corretamente, de forma eficaz e com sucesso. Quero agradecer a todos aqueles que realmente se voluntariaram depois de receber ajuda de nossas organizações voluntárias.

Que o Senhor Deus salve a vida humana através de vocês. Porque onde as pessoas estão chorando, as evacuações são necessárias, onde as pessoas não têm pão, os voluntários se apressam em ajudar. Que o Senhor Deus o ajude a cumprir sua missão com sucesso. E que suas mãos nunca fiquem vazias. Deixe pessoas boas encherem suas mãos com essa ajuda humanitária ou outros meios materiais que você generosamente e desinteressadamente entregou ao destinatário.

Deus abençoe nossos voluntários! Multiplique suas fileiras. Que a alegria de servir seja a maior recompensa para uma alma bondosa, um coração bondoso que sabe fazer o bem. Ó Deus, abençoe a Ucrânia com paz

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês através de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
13.08.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

13 agosto 2022, 20:49