Busca

Schevchuk: integrar-se nos países de acolhida, mas sem perder a identidade pessoal, cultural, nacional

"Cuidem da educação cristã e nacional de seus filhos. Por favor, não abusem da hospitalidade dos povos que o recebem. Não sejam apenas consumidores de sua ajuda, mas participem ativamente do trabalho. Para aumentar o bem comum do país que hoje se tornou sua nova casa. Integrar-se à vida desse país. Mas resistam com todas as suas forças à assimilação, ao desaparecimento de sua identidade pessoal, cultural e nacional."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é domingo, 7 de agosto de 2022, e o povo ucraniano trava essa luta desigual contra o agressor russo há 165 dias. Nós, como povo, defendemos nossa pátria dada por Deus, que somos chamados a amar. Nossa Pátria, onde o Senhor Deus nos deu o dom de nascer e crescer. Essa pátria, que é nosso presente inestimável de Deus.

Hoje, mais uma vez durante esta noite e durante o último dia, a terra ucraniana, nossa pátria, estremeceu sob bombas russas, mísseis, ataques da aviação e artilharia russas.

A cidade de Kharkiv foi novamente bombardeada e três distritos desta grande cidade estão em chamas. A cidade de Mykolayiv está sendo metodicamente destruída pelo inimigo todos os dias com o terrível bombardeio de saturação. Nossa região de Dnipropetrovsk foi massivamente bombardeada nesta noite. Grandes cidades industriais, distritos de Kryvorizky, a cidade de Nikopol, foram alvejados por foguetes que danificaram gasodutos e linhas de energia.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando. Embora todos os dias ela seja forçada a lamentar novas e novas vítimas da agressão russa.

 

Hoje, quero continuar convosco a reflexão sobre o grande tesouro que o Senhor Deus no Espírito Santo dá à pessoa humana através da oração cristã. Ontem concluímos com vocês uma reflexão sobre a leitura orante das Sagradas Escrituras. Nos próximos dias, gostaria que vocês e eu víssemos como a Palavra de Deus na vida da Igreja se transforma na oração espiritual mais poderosa, na oração mais forte de contemplação de Deus. Essa oração, que todos conhecemos muito bem, embora nem todos compreendam, é realmente a Palavra de Deus falada na vida da Igreja.

Hoje eu gostaria que vocês e eu prestássemos atenção à Oração de Jesus. Esta oração de Jesus, que é uma invocação incessante da misericórdia de Deus, o nome de Deus, tem um significado muito importante na história da Igreja. Na vida monástica, é chamada de "verdadeira espada espiritual" que derrota todas as artimanhas do diabo. Mas esta breve oração contemplativa e meditativa surgiu naturalmente dos textos das Sagradas Escrituras. Lemos que o apelo mais comum dos cegos de Jericó e Cafarnaum a Jesus Cristo, o apelo da mulher cananéia, era a frase: "Senhor, Filho de Davi, tem piedade de mim!" E assim a frase tocou tão profundamente aqueles que oram e ouvem a Palavra de Deus que foi transformada nas próprias palavras da Oração de Jesus: "Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador!" E esta frase é constantemente dita pelo povo de Deus ao longo do dia, semana, ano, ao longo de suas vidas, e repetida, como aprendemos a fazê-lo ontem, como o quinto passo da leitura orante das Escrituras.

Às vezes esta oração, mesmo que curta, torna-se mais concentrada. De suas muitas palavras, apenas duas permanecem: "Senhor, tem piedade". Provavelmente, cada um de nós rezou esta oração muitas vezes na Divina Liturgia. Porque a primeira parte da frase "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus" indica quem é Deus. E a segunda parte "tem piedade de mim pecador", diz quem eu sou. O Senhor é fonte misericordiosa de vida e salvação, e eu sou aquele que pede a Misericórdia de Deus, o Seu Amor. O encontro dessas duas realidades cria milagres. Encorajo todos vocês a rezar esta oração contemplativa e meditativa de constante invocação do nome de Deus, porque as Sagradas Escrituras dizem: "Eles me cercaram, mas em nome do Senhor eu os vencerei" (Salmo 117, 11). Que o nome do Senhor invocado na oração de Jesus se torne a força da nossa vitória.

Hoje, gostaria de me dirigir especialmente neste domingo àqueles nossos irmãos e irmãs que, infelizmente, hoje o mundo chama de "refugiados" - aqueles que foram forçados a deixar sua pátria. E hoje eles estão espalhados pelos países da Europa Central e Ocidental, bem como em outras partes do mundo.

Queridos filhos e filhas, filhos da Ucrânia! Peço-vos que sejais dignos embaixadores da vossa pátria, porque quando o mundo vos encontra, quer ver, ouvir e conhecer a Ucrânia na vossa face. Por favor, preservem sua cultura, idioma, igreja e identidade religiosa. Estou pedindo que vocês se juntes às nossas comunidades ucranianas que existem nos países onde você está. Cuidem da educação cristã e nacional de seus filhos. Por favor, não abusem da hospitalidade dos povos que o recebem. Não sejam apenas consumidores de sua ajuda, mas participem ativamente do trabalho. Para aumentar o bem comum do país que hoje se tornou sua nova casa. Integrar-se à vida desse país. Mas resistam com todas as suas forças à assimilação, ao desaparecimento de sua identidade pessoal, cultural e nacional. Como diz nosso Kobzar: "Adquiram conhecimento, irmãos! Pensem e leiam, e prestem atenção aos presentes de seus vizinhos, mas não negligenciem os seus próprios" (Taras Shevchenko, 1845). Seja a voz da Ucrânia para o mundo.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia. Abençoe nosso povo ucraniano. Dê-nos a força para derrotar o mal em Seu nome. Abençoe nosso exército ucraniano. E conceda que Sua tão esperada e justa paz de Deus venha à terra ucraniana.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês através de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
07.08.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

07 agosto 2022, 22:37