Busca

Fotografia de 1° de julho mostra prédio residencial destruído por míssil russo no centro de Sergiyvka, próximo a Odessa. (Photo by Oleksandr Gimanov/AFP) Fotografia de 1° de julho mostra prédio residencial destruído por míssil russo no centro de Sergiyvka, próximo a Odessa. (Photo by Oleksandr Gimanov/AFP) 

Schevchuk: "Deus, por quê? Deus, pare com essa violência, essa insanidade"

Hoje quero chamar "!sua atenção para como essa propaganda russa às vezes seduz as mentes e os corações das pessoas ao redor do mundo. Vemos como a sociedade russa é tentada, como os jovens estão sendo recrutados para vir e matar pessoas na Ucrânia. A guerra na Ucrânia não é apenas justificada, mesmo por motivos religiosos, mas é apresentada como uma boa oportunidade para ganhar algo, até mesmo para roubar algo e levá-lo para casa."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs, hoje é sexta-feira, 1º de julho de 2022, e a Ucrânia está detendo uma invasão militar em grande escala pela Rússia e pelo exército russo no território de nossa pátria pelo 128º dia.

E nesta manhã agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia pelo fato de estarmos vivos, pelo fato de termos sobrevivido a esta noite passada e por hoje podermos ver esta manhã ensolarada em Kiev.

Durante o último dia e a última noite, a Ucrânia ardeu em chamas novamente. Rios de sangue correm pela Ucrânia, e a Ucrânia é inundada por um mar de lágrimas humanas. As batalhas mais ferozes foram travadas na região de Luhansk e na região de Donetsk. Mas toda a linha de frente, que hoje tem quase 3.000 km, é uma linha de grande sofrimento humano, bombardeios incessantes e bombardeios de artilharia aérea. A tragédia da cidade de Serhiyivka, na região de Odessa, abalou a Ucrânia na noite passada. Ontem à noite, o inimigo destruiu um prédio de 9 andares e um centro de recreação na costa do Mar Negro com ataques de foguetes. Cerca de 18 pessoas morreram, até onde sabemos três delas são crianças, quase 40 pessoas ficaram feridas.

 

E quando olhamos para os olhos lacrimejantes de pais e mães, quando olhamos para os rostos desfigurados daqueles que foram retirados dos escombros, um grito de oração ao Senhor Deus surge em nossos corações: "Deus, por quê? Deus, pare com essa violência, essa insanidade..." Mas todo mal, que na Ucrânia hoje adquire especialmente um sinal tão visível de presença, que o mal parece se materializar na Ucrânia, começa com maus pensamentos.

E para compreender a dimensão espiritual da batalha invisível da pessoa humana com o mal, ontem começamos a refletir sobre as palavras de João Damasceno, que fala sobre como começa o ataque do mal ao homem, e como nós, cristãos, precisamos resistir e lutar contra o mal.

Se aceitarmos os maus pensamentos que o inimigo da raça humana nos sugere, então começaremos a pecar. E o início de todo pecado é a aceitação desse pensamento maligno, o desejo de colocá-lo em prática. E esses crimes contra a humanidade nada mais são do que a realização desses pensamentos e intenções criminosas do agressor russo. E como resistir a isso?

Os mestres espirituais e padres da Igreja dizem que um assalto, um ataque, uma tentação a uma pessoa começa com uma sugestão, quando um espírito maligno tenta nos apresentar o mal na forma de algum tipo de bem. Tal sugestão pode ter várias formas, como fantasias, lembranças, algumas coisas materiais ou circunstâncias. Quer atrair nossa atenção, nossa vontade. Às vezes acontece que o mal pode ser muito intrusivo. Às vezes, esses pensamentos podem nos acompanhar por um certo período de tempo.

Mas então, o que devemos fazer para que essa tentação seja vencida, para que essa tentação, que é apenas um ataque, não se torne minha própria culpa? E assim os mestres espirituais da Igreja nos instruem, que precisamos olhar para a pessoa de Jesus Cristo, que no deserto vence as tentações do diabo. Se não rejeitarmos essa sugestão, se permitirmos que ela entre em nosso coração, se permitirmos que esses maus pensamentos se tornem nossos pensamentos pessoais, então o mal começará a entrar em nosso coração.

Hoje quero me dirigir a todos que nos ouvem, chamar sua atenção para como essa propaganda russa às vezes seduz as mentes e os corações das pessoas ao redor do mundo. Vemos como a sociedade russa é tentada, como os jovens estão sendo recrutados para vir e matar pessoas na Ucrânia. A guerra na Ucrânia não é apenas justificada, mesmo por motivos religiosos, mas é apresentada como uma boa oportunidade para ganhar algo, até mesmo para roubar algo e levá-lo para casa.

Permita que esses maus pensamentos recebam imediatamente uma rejeição resoluta de nós. Que os maus pensamentos, intenções e planos nunca dominem nosso coração. Que sejam expulsos de nossos corações, de nossa vontade, pelo poder da oração e pela Palavra de Deus. Sejamos vencedores do pecado de uma vez, porque assim que permitirmos que ele entre em nossos corações, nossas forças começarão a enfraquecer.

Pedimos, ó Senhor, ajuda-nos com Tua Palavra e Teu poder para derrotar o diabo e suas tentações. Ajude-nos a superar as sugestões do inimigo, com as quais ele quer assustar e paralisar a vontade de todos aqueles que defendem a dignidade humana, seu direito à vida e à existência. Ó Deus, abençoe os defensores da Ucrânia, seus filhos, todos aqueles que resistem ao mal.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês através de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre. Amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
01.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

01 julho 2022, 22:41