Busca

Schevchuk: a fé nos permite ter um vislumbre de esperança

"Nas dramáticas circunstâncias da Ucrânia, pedimos ao Senhor Deus aquele dom especial, o fruto especial do Espírito Santo, que é a Fé. Mas não uma fé qualquer, mas aquela com que brilharam os novos, mártires da Igreja ucraniana, que levou a Palavra de Deus aos confins da terra, à Sibéria, ao Cazaquistão e à costa do Pacífico. Hoje pedimos que aqueles mártires, que na prisão foram capazes de ver o futuro da Igreja e do povo, que foram capazes de viver e lutar por ela, que abram nosso horizonte".

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é segunda-feira, 27 de junho de 2022, e nossa pátria vive o 124º  dia desde o início da invasão militar russa ao nosso Estado soberano. 124 dias de derramamento de sangue, ferozes combates, paciência, choro e sofrimento de crianças inocentes.

O último fim de semana, e ontem em particular, foi marcado por grandes tragédias na Ucrânia. No front, de acordo com relatórios de nossos militares, os combates mais intensos estão sendo travados na província de Luhansk e na região de Donbass. Mas ontem, a Ucrânia sofreu da Rússia o ataque de mísseis mais massivo de sua história. Mísseis de cruzeiro russos voaram não apenas em direção a Kiev, mas também na região de Chernihiv, região de Cherkasy, região de Odessa, região de Mykolaiv, cidade de Kharkiv e região de Sumy. Na verdade, provavelmente não há mais nenhuma cidade, nenhum lugar, nenhuma região na Ucrânia que não tenha sido ferida por esta guerra impiedosa.

 

Mas a Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando! Agradecemos a Deus e às Forças Armadas Ucranianas por termos sobrevivido até esta manhã e podermos ver a luz do dia.

Hoje quero refletir sobre outro fruto muito importante da obra do Espírito Santo no homem. Este é o sinal definitivo que mostra que o homem traz em si o Espírito Santo, que é também o sinal da nossa nação ucraniana, da nossa Santa Igreja, que hoje recorda a memória dos novos mártires ucranianos, mártires do comunismo, que o Papa João Paulo II havia elevado à honra dos altares da Igreja universal durante sua visita à Ucrânia. E este fruto especial do Espírito Santo é a Fé.

Muitas vezes ouvimos e falamos da Fé como uma virtude, uma virtude teologal. A fé como virtude é o princípio da vida cristã, pois para se comunicar com Deus é preciso crer Nele, ou seja, é preciso confiar Nele, abrir nossos corações, nossas mentes, nossa vontade, ou seja, nossas vidas. E o crente não anda sozinho pelos caminhos desta vida terrena, ou melhor, não está só. Caminha segurando a mão do seu Deus amoroso e misericordioso.

Mas a Fé, como fruto do Espírito Santo, mostra certa maturidade especial do crente. E consiste em tornar-se participante do conhecimento divino. O Espírito Santo é o Espírito que revela os mistérios divinos ao homem. E a Fé, como fruto do Espírito Santo, permite ao homem sentir que Deus não tem mais segredos diante dele. Desta forma, Deus o apresenta à majestade, à incompreensibilidade de sua Divindade. Em sua primeira epístola aos Coríntios, o apóstolo Paulo descreve este fruto especial da obra do Espírito Santo no homem da seguinte forma: “E o Espírito sonda todas as coisas, até as profundezas de Deus. Com efeito, que homem conhece o que há de íntimo no homem senão o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece o íntimo de Deus, mas o Espírito de Deus. E nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecermos as graças que Deus nos deu.”

O Espírito Santo, como Consolador, nos faz partícipes do conhecimento que Deus tem de si mesmo e, portanto, nos dá uma capacidade especial. Aquele que crê no Espírito Santo é capaz de ver o mundo e as outras pessoas com os olhos de Deus. Isso significa olhar para nós mesmos e para o próximo, com aqueles olhos e daquela altura de onde nosso Deus, o Criador e Salvador nos vê.

Este é um dom especial, que às vezes se manifesta como o dom da clarividência na Igreja. Quando se trata de pais espirituais que, em seus esforços para servir e ajudar seus filhos espirituais, recebem de Deus o dom do conhecimento do coração. Mesmo antes de uma pessoa abrir a boca, o pai espiritual vê o coração da pessoa e sabe tudo sobre ela. Este dom, o dom da clarividência, é dado ao crente na Igreja e através dele todos os eventos de hoje podem ser vistos com os olhos de Deus. É por isso que, mesmo em meio a circunstâncias desesperadoras, podemos ver um vislumbre de esperança.

Hoje, nas dramáticas circunstâncias da Ucrânia, pedimos ao Senhor Deus aquele dom especial, o fruto especial do Espírito Santo, que é a Fé. Mas não uma fé qualquer, mas aquela com que brilharam os novos mártires da Igreja ucraniana , que levou a Palavra de Deus aos confins da terra, à Sibéria, ao Cazaquistão e à costa do Pacífico. Hoje pedimos que aqueles mártires, que na prisão foram capazes de ver o futuro da Igreja e do povo, que foram capazes de viver e lutar por ela, que abram nosso horizonte.

Hoje pedimos a Deus o dom de poder ver a Ucrânia depois da guerra e de construí-la já hoje na nossa consciência e no nosso coração.

O inimigo vem para tirar nosso futuro, para nos dizer, ucranianos, que não devemos existir, que não temos o direito de existir como povo e como Estado. Mas pelo fruto do Espírito Santo, que é a Fé, vemos que o Senhor Deus não só vê a Ucrânia e a tem em seu plano providencial, mas que Ele preparou uma missão especial para nós no mundo moderno, na Igreja moderna, e neste terceiro milênio.

Hoje pedimos: ó Deus, dá-nos este fruto do Espírito Santo. Dá-nos a oportunidade de acreditar em Ti, acreditar na vitória da Ucrânia, acreditar na nossa força. Dá-nos a graça de acreditar que com teu poder e tua graça, ó Senhor, podemos alcançar o bem. Ó Deus, abençoe todos os que apoiam a Ucrânia hoje e veem o futuro da Ucrânia através do prisma da Fé em Ti, nosso Criador e Salvador. Oh Deus, abençoe a Ucrânia.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
27.06.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

27 junho 2022, 22:14