Busca

Schevchuk: Senhor, faça-nos mansos em nossa luta e bem-sucedidos em vencer o mal e a morte

"Hoje um reflexo desta mansidão de Cristo em tempos de guerra pode ser visto na atitude, nos rostos de muitos filhos e filhas da Ucrânia. Quando você fala com nossos soldados, nossas meninas e meninos, quando você pergunta o que eles faziam antes da guerra, eles dizem que muitos deles eram professores, cientistas, médicos, artistas, praticantes de esportes ou trabalhavam em vários campos intelectuais. Mas quando a guerra começou, eles não consideravam sua posição na sociedade um privilégio"

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é terça-feira 28 de junho de 2022 e a Ucrânia já vive 125 dias desta guerra sangrenta que a Rússia está travando contra o povo ucraniano.

Ontem fomos todos abalados por um acontecimento de escala sem precedentes: na cidade de Kremenchuk, província de Poltava, um centro comercial com cerca de 1.000 pessoas foi destruído por um ataque de mísseis. Esta manhã recebemos a notícia de que pelo menos 18 pessoas morreram, cerca de 40 estão desaparecidas e cerca de 60 ficaram feridas. Este é o maior ataque terrorista na Europa em décadas. Hoje nos solidarizamos e expressamos nossa proximidade em oração às famílias e amigos dos mortos e a todos os feridos como resultado deste ato terrorista.

Da mesma forma, nossos corações doem por nossa cidade de Lysychansk. Sabemos que a província de Luhansk está localizada em uma zona de estepe e o clima é muito seco. Com a chegada do verão na Ucrânia faz bastante calor; e as pessoas ali faziam fila para pegar água. E essas mesmas pessoas a pé e fazendo fila para pegar água foram baleadas pelos russos. Também ontem houve ataques com mísseis em Kharkiv, onde houve mortes e muitos feridos. E esta manhã a cidade de Mykolaiv foi bombardeada.

 

Há batalhas pesadas ao longo das linhas de frente. Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. Agradecemos a Deus e às Forças Armadas Ucranianas por termos sobrevivido até esta manhã e podermos ver a luz do dia.

Hoje quero refletir sobre mais um fruto da ação do Espírito Santo no homem. Uma manifestação da maturidade da vida espiritual cristã, que às vezes não vemos ou esquecemos. Este fruto do Espírito Santo é a mansidão. É evidente que talvez com nossas pobres palavras humanas seja difícil delinear esta realidade divina no homem. Essa mansidão nada tem a ver com afeição ou bondade, nem com a esfera sentimental do homem. Essa mansidão é uma característica especial e específica da missão e ação de Jesus Cristo como o Messias manso. E esta mansidão revelada pelo Ungido de Deus é sinônimo de humildade. Mansidão como humildade, aniquilação de Deus diante do homem. O apóstolo Paulo fala dessa mansidão e humildade de Cristo em sua carta aos Filipenses quando encoraja os cristãos a acolher em nós os mesmos pensamentos que estavam em Cristo Jesus. E estes são os pensamentos mencionados pelo apóstolo que diz: “Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz”.

É esta humildade do Filho de Deus e seu caminho terreno para o sacrifício da cruz, que mostra sua mansidão como Messias que montou um jumento para entrar em Jerusalém. E essa mansidão é, ao mesmo tempo, uma demonstração de poder. O Messias não precisa, como diz o profeta Isaías, gritar em praça pública ou impor sua opinião e sua vontade. Está simplesmente ali, presente, cumprindo sua missão.

Hoje um reflexo desta mansidão de Cristo em tempos de guerra pode ser visto na atitude, nos rostos de muitos filhos e filhas da Ucrânia. Quando você fala com nossos soldados, nossas meninas e meninos, quando você pergunta o que eles faziam antes da guerra, eles dizem que muitos deles eram professores, cientistas, médicos, artistas, praticantes de esportes ou trabalhavam em vários campos intelectuais. Mas quando a guerra começou, eles não consideravam sua posição na sociedade um privilégio inabalável. Muitos até voltaram para a Ucrânia do exterior para cobrir a pátria do inimigo com o peito. Eles se tornaram obedientes ao chamado de sua consciência, obedientes até a morte.

Pedimos-te hoje, ó Senhor, que a tua mansidão, refletida no rosto da Ucrânia, seja a nossa força. Porque sabemos que a humildade e a tua mansidão dão ao homem espaço para a graça do teu Espírito. O homem orgulhoso expulsa Deus de sua vida por orgulho. O orgulho do homem não permite que Deus aja em sua vida. O orgulhoso rejeita a ajuda de outro homem e a ajuda de Deus.

Ó Senhor, em nossa obediência e mansidão diante de Ti e diante de outras pessoas, queremos ser fortes por teu poder e graça. Ó Deus, abençoe a Ucrânia, faça-nos mansos em nossa luta e bem-sucedidos em vencer o mal e a morte. Ó Deus, que o rosto de teu Filho Jesus Cristo brilhe nos rostos dos filhos e filhas da Ucrânia. Ó Deus, abençoe nosso povo e a terra ucraniana.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua graça e amor divinos e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
28.06.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

28 junho 2022, 20:38