Busca

Menino passa por uma placa que diz "Eu amo Gorenka". Moradores de cidades satélites de Kiev estão superando traumas da ocupação russia e depositando esperança na reconstrução. Menino passa por uma placa que diz "Eu amo Gorenka". Moradores de cidades satélites de Kiev estão superando traumas da ocupação russia e depositando esperança na reconstrução. 

Schevchuk: mesmo em meio à guerra, permanecer unidos a Deus no Amor

"Hoje quero desejar a todos nós, quero rezar junto com vocês para que, mesmo em meio à guerra, que é tempo de ódio mortal, saibamos nos unir a Deus no Amor, para que cumprindo seus mandamentos, o convidemos para nossa vida. Porque quando já aqui sentimos que estamos unidos com Deus, já temos aqui a antecipação da nossa felicidade Eterna. E então nenhuma circunstância externa pode mudar ou roubar de nós o que já temos em nossos corações. Deus ama a Ucrânia. Deus ama a todos nós."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é terça-feira, 21 de junho de 2022 e a Ucrânia já vive 118 dias de agressão em larga escala nesta guerra que a Rússia está travando contra o povo ucraniano.

Demos graças a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por ter podido viver até esta manhã e ver a luz do dia. Esta noite foi muito turbulenta na Ucrânia, como foi ontem. Mais uma vez muitas pessoas morreram, muitos dos nossos soldados perderam a vida pelo seu país. Os combates mais ferozes estão ocorrendo na região ucraniana de Luhansk, ao redor das cidades de Severodonetsk e Lysychansk. De acordo com os relatórios que ouvimos esta manhã, o inimigo está avançando e acumulando uma grande força militar.

Mais uma vez, grandes cidades do nosso país estão sob fogo cerrado, em diferentes lugares. Estamos especialmente preocupados e rezamos pela cidade ucraniana de Kharkiv, onde de fato nestes dias a intensificação dos bombardeios, o aumento da tensão e o inimigo estão tentando impedir que o exército ucraniano chegue à fronteira do Estado da Ucrânia. Grandes combates estão sendo travados no sul de nossa pátria, e esta manhã, quando as pessoas acabaram de acordar, mísseis russos atingiram novamente esta cidade pacífica.

 

Mas a Ucrânia ainda está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia defende a sua dignidade. Defende sua independência como antes, nos dias da antiga Rus de Kyiv. A Ucrânia com a força do seu espírito e das suas armas cobre a Europa com o peito. Abrange os valores europeus de desprezo e da destruição que esta invasão traz de volta junto com a destruição de nossa terra, juntamente com a morte.

Hoje eu gostaria de iniciar uma série de reflexões com vocês sobre os frutos do Espírito Santo. Depois de Pentecostes, por 7 dias, meditamos nos dons do Espírito Santo, aqueles que o Espírito Santo traz para uma pessoa. Mas todo presente para ser tal, tem que ser aceito. O Senhor Deus não quer nos dar nada pela força. Todo dom para que se torne realidade em nossa alma, em nossa pessoa, em nossa vida, deve ser aceito e devemos cooperar com ele. Porque este dom é como uma semente, que deve criar raízes, crescer e dar frutos. Se a pessoa não trabalhar, se não aceitar esse presente, se não der atenção a ele, pode perdê-lo facilmente. E às vezes somos como aquelas bolsas com buracos nas quais o Senhor Deus derrama sua Graça e a desperdiçamos continuamente. Por outro lado, quando se aceita estes dons do Espírito, quando se coopera com a Graça divina, então cresce e amadurece e assim os frutos do Espírito Santo são sinais desse crescimento e maturidade espiritual da pessoa.

O Apóstolo São Paulo menciona nove frutos do Espírito Santo. Em sua carta aos Gálatas, ele nos escreve assim: "O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio". Estes frutos do Espírito Santo são fruto da Graça divina, mas também da cooperação da pessoa, da nossa maturidade espiritual.

Reflitamos hoje sobre o fruto do Espírito Santo, que é o Amor. Ouvimos muito sobre o amor. Já mencionamos esta realidade em nossas reflexões anteriores, falamos do Amor como uma virtude que deve ser distinguida do sentimento de amor. A virtude do Amor, a Caridade, é o cume da perfeição humana. E qual é o significado do Amor como fruto do Espírito Santo? É aqui que outro aspecto do amor verdadeiro e genuíno é revelado. O amor em sua plenitude leva à união com a pessoa amada. O fruto do Espírito Santo, o fruto do Amor nos permite viver em Deus e com Deus. Permite-nos unir com Ele. Unir-nos a quem amamos, unir-nos a quem nos amou. Porque o nosso “Deus é Amor”, diz-nos o evangelista São João. E “quem ama permanece em Deus”. Temos que aprender a amar, mas só o próprio Criador, que é Aquele que vem até nós, só Ele pode levar esse amor ao topo, essa união com o homem. Cristo diz: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos nele morada".

Hoje quero desejar a todos nós, quero rezar junto com vocês para que, mesmo em meio à guerra, que é tempo de ódio mortal, saibamos nos unir a Deus no Amor, para que cumprindo seus mandamentos, o convidemos para nossa vida. Porque quando já aqui sentimos que estamos unidos com Deus, já temos aqui a antecipação da nossa felicidade Eterna. E então nenhuma circunstância externa pode mudar ou roubar de nós o que já temos em nossos corações. Deus ama a Ucrânia. Deus ama a todos nós. Deus quer vir até nós e ficar conosco.

É por isso que cantamos para ele este antigo hino da Igreja: “Senhor Todo-Poderoso, esteja conosco, porque não há ninguém além de Ti que possa nos ajudar em nossas provações. Senhor Todo-Poderoso, tem piedade de nós."

Oh Deus, abençoe a Ucrânia e seus filhos.

 Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e por todo o sempre. Amém

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
21.06.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

21 junho 2022, 21:52