Busca

Arcebispo greco-católico de Kiev: “Não à violência contra civis!”

33 voluntários de Mariupol, motoristas, tiraram pessoas desta cidade martirizada com vários meios de transporte, salvando vidas humanas. "Sob as bombas, sob os bombardeios, eles arriscaram suas vidas. E hoje eles foram capturados pelos russos, submetidos a torturas implacáveis, e enfrentarão, na melhor das hipóteses, um longo período de provável confinamento. O ocupante russo não consegue distinguir um voluntário de um terrorista".

Louvado seja Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

hoje é terça-feira, 14 de junho de 2022 e o povo ucraniano resiste à agressão russa em larga escala há 111 dias, hoje é o 111º dia da grande guerra iniciada pelo invasor russo contra a pacífica Ucrânia.

Mais uma vez, agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas por termos chegado vivos nesta manhã e poder ver a luz do dia. Lutas pesadas estão sendo travadas ao longo de toda a linha de frente. Mas, como o presidente da Ucrânia nos assegurou ontem à noite, o exército ucraniano detém a iniciativa estratégica ao longo de toda a linha de frente. E embora o inimigo seja mais numeroso que nós, tem mais poder de fogo, mas taticamente, heroicamente os ucranianos defendem sua terra e resistem a essa invasão.

O inimigo bombardeia impiedosamente a região de Sumy, a região de Chernihiv, retomou os bombardeios na cidade de Kharkiv. Um ataque com mísseis foi lançado na região de Odessa esta manhã.

 

 Mas a Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! Hoje a Ucrânia está mais unida do que nunca, unida no desejo comum, no desejo de vencer, e essa vitória será representada pela conquista de uma paz justa para nosso país.

Ficamos comovidos com a história, que ficou conhecida ontem na sociedade ucraniana, que fala de 33 voluntários de Mariupol: trata-se de motoristas que tiraram pessoas desta cidade martirizada com vários meios de transporte, salvando vidas humanas. Sob as bombas, sob os bombardeios, eles arriscaram suas vidas. E hoje eles foram capturados pelos russos, submetidos a torturas implacáveis, e enfrentarão, na melhor das hipóteses, um longo período de provável confinamento. O ocupante russo não consegue distinguir um voluntário de um terrorista. Hoje queremos dizer em voz alta ao mundo inteiro: “NÃO à violência contra civis!” Queremos dizer que o voluntário não é um terrorista, mas um salvador de vidas humanas.

Ontem celebramos a segunda-feira do Espírito Santo, a festa da Santíssima Trindade. Por isso, gostaria de começar hoje convosco a nossa reflexão diária sobre os dons que o Espírito Santo trouxe ao ser humano. Sabemos que de acordo com nosso Catecismo tradicional, existem sete Dons do Espírito Santo, ou seja, aqueles sinais com os quais podemos dizer que o Espírito Santo repousa sobre uma pessoa. Destes dons do Espírito Santo lemos pela primeira vez do profeta Isaías. "Porque é por estes sinais", disse o profeta, "que se pode reconhecer o Messias, ungido com o Espírito Santo de Cristo". Ele diz: "O espírito do Senhor repousará sobre ele, o espírito de sabedoria e entendimento, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito de conhecimento e temor do Senhor". Portanto, os dons do Espírito Santo são uma sensibilidade especial que o Espírito Santo dá ao homem diante da presença de Deus. Os Santos Padres e mestres da Igreja Oriental falaram dos assim chamados "órgãos espirituais" que o Espírito Santo revela no homem. Se para conhecer o mundo visível e criado temos visão, audição, paladar, olfato, tato, da mesma forma, o Senhor Deus deu ao homem uma série de órgãos espirituais através dos quais podemos contemplar a presença. Deus entre nós.

Hoje gostaria de refletir com vocês sobre o primeiro Dom do Espírito Santo, representado pela sabedoria. De fato, a sabedoria é uma certa capacidade da pessoa de contemplar a verdade, de conhecer a verdade. E ver esta verdade, que o homem sabe descobrir à luz da Sabedoria de Deus. Esta sabedoria, como dom do Espírito Santo, não é fruto de uma certa formação da capacidade intelectual do ser humano.

Nossa gente diz: "Há muitas pessoas instruídas, mas poucas são sábias". Apenas a sabedoria, como o Dom do Espírito Santo, permite que uma pessoa veja tudo o que sabe, conhecer todos os eventos de sua vida em uma determinada perspectiva. Mas a coisa mais importante é que tudo está na perspectiva do plano de Deus sobre o homem e sobre o universo.

Que o Senhor Deus nos conceda a todos a Sua Sabedoria Celestial, aquela Sabedoria divina à qual o príncipe Yaroslav, o Sábio, dedicou nossa Catedral principal, nossa Igreja Matriz, Catedral de Santa Sofia de Kiev; aquela sabedoria divina que por milhares de anos tem sido a medida da justiça de nossos príncipes e guerreiros, construtores da vida nacional e social, dos líderes da igreja.

Deus, dá-nos a Tua Sabedoria. Dê sabedoria aos líderes do nosso Estado. Dê sabedoria aos atuais líderes das nações para que possam viver em Sua Sabedoria e refleti-la em suas vidas, e então não haverá guerreiro na terra. Que o dom da Sabedoria de Deus traga paz à Ucrânia e ao mundo!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês com Sua graça e o amor pelos homens agora e para todo e sempre. Amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
14.06.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

14 junho 2022, 21:43