Busca

Moradora local Elena, 81, chora  ao deixar sua casa destruída por ataque militar russo, em meio à invasão russa na Ucrânia, na cidade de Druzhkivka, na região de Donetsk, Ucrânia 6 de junho de 2022. REUTERS/Gleb Garanich Moradora local Elena, 81, chora ao deixar sua casa destruída por ataque militar russo, em meio à invasão russa na Ucrânia, na cidade de Druzhkivka, na região de Donetsk, Ucrânia 6 de junho de 2022. REUTERS/Gleb Garanich

Schevchuk: o pior pecado do poder é a guerra

"Quando um certo poder nacional inicia, provoca as guerras, manifesta com isso sua enorme falta de fé em Deus, opõe-se ao mesmo Plano divino para os homens que consiste sempre na paz. Qualquer poder que não se ocupa com a justiça da convivência entre as pessoas, entre seus próprios cidadãos, entre os povos, torna a vida humana como tal impossível. Toda autoridade que comete o pecado, que comete os crimes, são os crimes que apodrecem o próprio Estado".

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje é terça-feira, 7 de junho de 2022, e a Ucrânia vive o 104º dia desta guerra atroz que a Rússia está travando contra o povo ucraniano. Agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas Ucranianas por ver a luz do dia novamente, por poder vivenciar esta manhã brilhante e ensolarada de Kiev.

A guerra continua. Combates intensos estão sendo travados na linha de frente, do norte ao sul da Ucrânia. Também hoje dirigimos nossas orações à sofrida região de Luhansk, onde há batalhas extenuantes. Devido à crescente resistência à intervenção militar da Rússia, a evacuação da população local está praticamente interrompida. Há problemas de abastecimento de alimentos, medicamentos e tudo o que é essencial para a sobrevivência nesses territórios. Apelo ao mundo inteiro para rezar pela região de Luhansk, na Ucrânia.

Os atrozes bombardeios, em particular, atingiram ontem as cidades e povoados da fronteira, na região de Sumy. As bombas atingiram a cidade de Kharkiv novamente. Batalhas pesadas estão em andamento nas regiões de Mykolaiv e Kherson.

 

Mas a Ucrânia resiste. A Ucrânia luta. Ucrânia reza. Além do mais, a Ucrânia trabalha. Houve a campanha de semeadura. Os ucranianos fazem um grande esforço para alimentar com os nossos grãos quer os filhos e filhas da Ucrânia como aqueles ao redor do mundo que deles têm necessidade. No entanto, vemos hoje que devido ao bloqueio russo aos portos ucranianos e à impossibilidade de realizar operações de exportação de trigo ucraniano, já estamos falando da crise alimentar global. É um problema que preocupa vários chefes de vários Estados ao redor do mundo, e agradecemos ao Santo Padre Francisco pelo tocante apelo para não usar trigo, os alimentos como armas. Por causa disso, as pessoas mais vulneráveis ​​sofrem hoje não apenas na Ucrânia, mas em todo o mundo.

Hoje também estamos vivendo o 5º dia da década da missionariedade. A Ucrânia aguarda a vinda do Espírito Santo, e rezamos pela fecundidade de nossa Igreja, para poder - como comunidade eclesial – fazer nascer na fé os cristãos do terceiro milênio.

O Evangelho de hoje nos revela outro sinal, outro tipo de obra do Espírito Santo. Hoje sentimos que o Espírito Santo não é apenas o Consolador, mas também o Espírito da Verdade, é o Espírito Mestre. Jesus Cristo diz que quando o Espírito Santo vier, ele tirará o véu de muitas coisas neste mundo, revelará, em particular, três coisas sobre a atividade ou vida do homem: pecado, justiça e julgamento. Jesus explica que no caso do pecado não se trata tanto de uma ação pecaminosa privada, mas da falta de fé. Ele diz: o Espírito Santo revelará o pecado dos que "não creem em mim", e nos trará o dom da fé, a fim de superar a separação da pessoa de Deus que  o pecado carrega consigo.

Quanto à justiça, diz Jesus, é "porque vou para o Pai". Não se trata aqui de alguma justiça humana que pretende dar a cada um o que lhe é devido, mas da santidade divina. Jesus volta para o Pai, para a Sua glória eterna, mas esta mesma justiça, esta santidade será dada a cada pessoa que crê por meio do Espírito Santo santificador e vivificante.

Quanto ao juízo, é a manifestação do verdadeiro significado das ações das pessoas. Cada pessoa que comete pecado já é julgada pelo próprio fato de ter cometido o mal. Pecado, a justiça e o juízo são aquelas três coisas importantes que o Espírito Santo deve revelar ao mundo e, por outro lado, deve nos ensinar, recordando-nos toda a verdade, ensinando-nos a viver na fé, na santidade divina e testemunhar a nossa fé, a nossa santidade por meio das nossas obras, e fazê-lo com o testemunho da nossa vida.

Neste dia queremos rezar de modo especial pelas autoridades ucranianas e por todos aqueles do mundo que foram encarregados pelos povos, pela sociedade, para exercer o poder do Estado. Porque vemos que o pior pecado do poder é a guerra. Quando um certo poder nacional inicia, provoca as guerras, manifesta com isso sua enorme falta de fé em Deus, opõe-se ao mesmo Plano divino para os homens que consiste sempre na paz. Qualquer poder que não se ocupa com a justiça da convivência entre as pessoas, entre seus próprios cidadãos, entre os povos, torna a vida humana como tal impossível. Toda autoridade que comete o pecado, que comete os crimes - mesmo que invisíveis no início - são os crimes que estragam, apodrecem o próprio Estado por dentro. Estamos falando do pecado da corrupção que corrói qualquer instituição por dentro, mesmo a internacional.

Hoje rezamos: Espírito Santo, vem e cura o pecado. Abra-nos o caminho para a justiça. Ensina-nos a ser justos em tudo o que fazemos. Dá-nos os tribunais justos, tanto em nossos países quanto em toda a comunidade mundial.

Deus, abençoe a Ucrânia. Deus, abençoe o exército ucraniano. Deus, defenda-nos, teus filhos, deste inimigo pecador, injusto, inimigo a ser condenado cujas ações são dignas de Teu julgamento. Espírito da Verdade, ensina-nos a viver na Tua verdade, na Verdade de Deus.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
07.06.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

07 junho 2022, 21:29