Busca

Um homem acende uma vela em uma vala comum em Bucha, perto de Kiev, em 9 de abril de 2022. (Foto de Sergei SUPINSKY / AFP) Um homem acende uma vela em uma vala comum em Bucha, perto de Kiev, em 9 de abril de 2022. (Foto de Sergei SUPINSKY / AFP)

Arcebispo de Kiev: hoje rezamos pelos inocentes assassinados

"Já dissemos que o inimigo está travando uma guerra total contra a Ucrânia. Não está matando apenas militares, está destruindo nossas cidades e povoados e, acima de tudo, está travando uma guerra sistemática contra civis (...). Hoje rezamos pelos inocentes assassinados. Hoje tentamos resgatar os feridos. Estar com todos aqueles que hoje são obrigados a fugir da guerra, a perder suas casas,"

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

hoje é 9 de abril de 2022 e a Ucrânia está vivenciando o 45º dia da invasão russa e da guerra da Rússia contra o povo ucraniano e nosso Estado.

O último dia e a última noite foram realmente dramáticos. Vivemos os ataques de mísseis em nossas cidades. Vimos a morte de pessoas inocentes. Batalhas violentas aconteceram perto de nossa cidade de Kharkiv, no Donbass, perto da cidade mártir de Mariupol, no sul de nossa pátria.

 

Já dissemos que o inimigo está travando uma guerra total contra a Ucrânia. Não está matando apenas militares, está destruindo nossas cidades e povoados e, acima de tudo, está travando uma guerra sistemática contra civis.

Em nossa vida espiritual somos constantemente confrontados com o fenômeno do pecado. A palavra "pecado" é conhecida por todas as pessoas, tanto crentes como não crentes. Mas a Igreja de Cristo ensina que "o pecado é uma ruptura consciente e voluntária, uma transgressão do mandamento de Deus", de um princípio importante da vida humana, de comunicação entre o homem e Deus, o homem e o próximo. Quando uma pessoa faz o mal sem se dar conta disso, ou não voluntariamente, então sua responsabilidade pessoal por esse ato, por esse mal, pode ser menor. Mas se for intencional, planejado com antecedência para fazer o mal, então essa pessoa tem total responsabilidade por isso. Então esse mal penetra em sua mente, alma e coração, destrói por dentro. Faz dela uma escrava do pecado e traz a morte. "O castigo do pecado é a morte", diz-nos a Palavra de Deus.

Ontem assistimos a uma terrível atrocidade. A tragédia atingiu a estação ferroviária da cidade de Kramatorsk. Consciente e voluntariamente, 2 mísseis russos foram lançados nesta estação ferroviária, matando 53 pessoas e ferindo mais de 100. Muitas delas estão em estado grave e podem morrer nas próximas horas ou dias. Foram mortas mulheres e crianças, pessoas que tentaram ir embora, sair da zona onde são travados pesados combates. São aqueles civis que os inimigos queriam fazer reféns, prisioneiros desta guerra. Não havia tropas, não havia infraestrutura militar: eram apenas civis. Além disso, eles eram cidadãos de língua russa do Donbass que a Rússia afirma querer libertar. E por eles declara combater. Testemunhamos uma atrocidade injustificável e abominável que merece indignação global. Este é um exemplo do clássico crime contra a humanidade.

Hoje rezamos pelos inocentes assassinados. Hoje tentamos resgatar os feridos. Estar com todos aqueles que hoje são obrigados a fugir da guerra, a perder suas casas, suas cidades e povoados. Hoje estamos lutando para combater o pecado, para fazer o bem de maneira consciente e voluntária, para salvar a dignidade humana e a vida das pessoas.

Hoje rezamos pela Ucrânia. Para nossas tropas que nos defendem. Pelo nosso exército que à custa da sua própria vida luta pela vida e saúde dos civis ucranianos. Hoje pedimos: “Deus, abençoe a Ucrânia. Acabe com a guerra. Abençoe nosso povo com paz. Proteja com seu Anjo da Guarda aqueles que estão a caminho fugindo da morte iminente. Deus, conceda a vitória à Ucrânia!".

Que a bênção do Senhor esteja sobre vós com Sua graça e Seu amor pelo homem agora e para todo e sempre. Amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav +

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana

09.04.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

09 abril 2022, 13:38