Busca

Schevchuk agradece em especial aos sacerdotes dos territórios ocupados

"Hoje, celebramos a instituição do Sacramento do Sacerdócio da Nova Aliança. Vemos o valor especial do ministério sacerdotal, especialmente nas condições de guerra. O sacerdote de Cristo é o primeiro a salvar a vida das pessoas. Ele é o primeiro a cuidar das feridas das pessoas de hoje, das feridas da Ucrânia e do nosso povo durante a guerra", ressalta o chefe da Igreja greco-católica ucraniana.

Vatican News

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é o 57º dia de resistência nacional à agressão militar russa na Ucrânia. Hoje, comemoramos um dia especial, vivemos uma festa especial.

Em 21 de abril de 2022, a Ucrânia vive a Quinta-feira Santa. Este é o dia em que Nosso Senhor Deus Jesus Cristo, antes de Sua Páscoa, fez a Ceia do Mistério Pascal junto com seus discípulos e apóstolos. Neste dia da Última Ceia consideramos o dia santo, o dia em que o Senhor revelou aos homens o profundo mistério de Sua Divindade. Ele os fez participantes de Sua vida divina, e esta participação na vida divina é dada ao homem através dos Mistérios da Igreja.

Hoje, Quinta-feira Santa, recordamos a instituição do sacramento da Eucaristia, o Mistério do Corpo e Sangue de Nosso Salvador com o qual Ele nutre a humanidade; da Eucaristia, que é um antídoto contra a morte e Ele nos dá a possibilidade de ser participantes do Seu Corpo e Sangue para a absolvição dos pecados e para a vida eterna.

Hoje, celebramos também a instituição do Sacramento do Sacerdócio da Nova Aliança. Jesus Cristo partilha o sacerdócio, que não é dos homens, mas do próprio Deus, da segunda pessoa de Deus, com os homens. Ele doa a grande graça do ministério sacerdotal do Filho de Deus aos seus apóstolos, e depois aos seus sucessores bispos, e assim o sacerdócio, o ministério de Deus ao homem, abrange os seres humanos de todos os tempos e todas as nações.

A função desta Quinta-feira Santa é muito especial. Hoje, na Catedral Patriarcal, abençoaremos os altares nos quais se cumprirá o Mistério da Eucaristia. Hoje, abençoaremos a santa e grande mirra que daqui, de Kiev, do coração da nossa Igreja, se espalhará por todas as partes da Ucrânia e do mundo inteiro, levando consigo a Graça do Espírito Santo, santificando a força espiritual que reaviva a Igreja todos os dias, a cada ano.

Hoje, assistimos a uma ordem especial da Igreja, que o bispo realiza na Quinta-feira Santa, lavando os pés apenas do clero, segundo a nossa tradição. É um momento especial, a experiência da Última Ceia, quando o próprio Cristo se cingiu com uma toalha e lavou os pés de seus discípulos. E ao fazê-lo, mostrou, talvez, o sentido, a maneira do serviço sacerdotal de Deus ao homem. Deus que se ajoelha diante dos homens, como um servo, e lava seus pés, cura seus pecados, cura suas feridas.

Nesta Santa e Grande Quinta-feira, quero prestar uma homenagem especial aos nossos bispos, sacerdotes, monges, diáconos e seminaristas, que se preparam para se tornarem sacerdotes, pelo seu serviço e pelo seu zelo na resposta ao chamado ao sacerdócio.

Vemos o valor especial do ministério sacerdotal, especialmente nas condições de guerra. O sacerdote de Cristo é o primeiro a salvar a vida das pessoas. Ele é o primeiro a cuidar das feridas das pessoas de hoje, das feridas da Ucrânia e do nosso povo durante a guerra. Nosso clero assumiu o maior fardo desta guerra: servir onde há maior necessidade.

Hoje, gostaria de agradecer de maneira especial aos sacerdotes dos territórios ocupados, aos sacerdotes que estão com seu povo nos pontos mais quentes das operações militares. Em particular, sou grato pelo serviço de nossos capelães militares, que hoje estão com nossas tropas, todos os dias, pregando a Palavra de Deus onde está ocorrendo o drama da guerra.

Hoje, gostaria de pedir a todos os nossos fiéis, a todos os nossos leigos, à nossa comunidade monástica que agradeçam aos seus sacerdotes pelo seu serviço. Digam a eles uma palavra amável hoje, parabenize-os neste dia, pois eles precisam sentir que seu povo ama seus sacerdotes. Eles estão prontos para dar a vida por seu rebanho, e o fazem com zelo todos os dias.

Deus, abençoe a Ucrânia. Deus, abençoe nosso exército ucraniano! Deus, abençoe nossas cidades e vilarejos que foram incendiados esta noite. Da cidade de Kharkiv em chamas a Donbas, Mariupol, Kherson, Mykolayiv e de todas as cidades e povoados que esperam sua presença! Deus, envie sacerdotes, envie seus servos para a sua grande messe preparada hoje neste momento difícil! Deus, abençoe a Ucrânia!

A bênção do Senhor desça sobre vocês com Sua graça e amor pelos homens agora e sempre e nos séculos dos séculos. Amém

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav +
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
21.04.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

22 abril 2022, 12:58