Busca

Ucrânia Ucrânia 

Schevchuck: salvar a vida das pessoas na Ucrânia é a tarefa de todos nós

Em particular, nestes dias, rezamos, choramos e lutamos pela nossa gloriosa Mariupol, que heroicamente enfrenta o inimigo; Mariupol, que hoje apela para a consciência da Ucrânia e do mundo, pedindo para ser salva.

Louvado seja Jesus Cristo!

Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo,

hoje é quarta-feira, 20 de abril de 2022, e a Ucrânia vive o 56º dia de resistência nacional, de luta, de oposição ao agressor russo.

A Ucrânia viveu um dia e uma noite dramáticos. No leste de nossa pátria, em particular no Donbass, em Slobodianshchyna, no sul de nossa nação, estão sendo travadas pesadas batalhas sangrentas.

Em particular, nestes dias, rezamos, choramos e lutamos pela nossa gloriosa Mariupol, que heroicamente enfrenta o inimigo; Mariupol, que hoje apela para a consciência da Ucrânia e do mundo, pedindo para ser salva. Ela apela para a abertura dos corredores humanitários necessários para salvar vidas. Mais de 100.000 civis ainda estão nesta armadilha infernal. Os corredores verdes não são abertos há vários dias. E salvar a vida das pessoas na Ucrânia é a tarefa de todos nós: espirituais, civis, diplomáticos.

Na Ucrânia estamos vivendo a Semana Santa. Hoje é a quarta-feira da Semana Santa, e este dia tem um tema especial. A liturgia deste dia traz à nossa atenção a tragédia que aconteceu entre os doze apóstolos.

Hoje refletimos sobre o "mistério da traição". Um dos apóstolos, Judas Iscariotes, vai às autoridades espirituais em Jerusalém e diz: "Quanto me darão para entregá-lo a vocês"? Um discípulo de Cristo que testemunhou Seus milagres, que ouviu Seu sermão todos os dias, que junto com os outros apóstolos acompanhou nosso Salvador em todas as Suas viagens e testemunhou Sua oração, que testemunhou Suas boas obras, as obras de cura de todos os que precisavam delas, hoje valoriza o inestimável.

Este fenômeno de traição, que o Santo Evangelho nos descreve, tem dois aspectos:

A primeira é a tentativa do discípulo de usar o mestre para atingir seu próprio objetivo. Não entendemos totalmente o que motivou Judas. Mas era claro que não eram os pensamentos de Deus que prevaleciam em seu coração. E no final, quando viu que não podia usar o mestre como um instrumento para atingir seu próprio objetivo, simplesmente o traiu.

O segundo é valorizar o inestimável. Quando um ladrão rouba, ele nunca respeita o verdadeiro valor da coisa roubada. Ele sempre tenta vendê-la a baixo custo. Desta forma, ele desvaloriza o que ele tirou do outro. Hoje, ao entregar seu Mestre ao sofrimento, o discípulo não apenas desvaloriza aquele que considerava seu mestre, mas até coloca um preço na vida humana. E, de fato, estima o inestimável como o próprio Senhor Deus.

É uma tragédia, porque o fruto de tal traição, o fruto de tal comércio de vida humana é a morte, é o suicídio deste homem miserável. Cristo se deixa trair. Cristo diz: "O Filho do Homem vai embora, como está escrito dele; mas ai do homem por quem o Filho do Homem é traído!

É claro que hoje nos perguntamos: "Como estou vivendo minha vida? Não tenho por acaso a tentação de traí-lo? Não tento, por acaso, dar estima ao inestimável e barganhar em meu próprio benefício"?

A guerra é um momento terrível quando todos os segredos são revelados. Junto com exemplos de heroísmo, temos também exemplos de maldade. Temos exemplos de traição. Vemos que mesmo aqueles a quem nosso povo considerava os funcionários eleitos a quem confiar o poder local na Ucrânia, ou até mesmo eleitos como membros do parlamento, negociam ou comercializaram a Ucrânia.

A Ucrânia é Nossa Mãe, é nosso povo lutando pelo direito à vida. E isso é o que não pode ter um preço. É impossível defini-lo. Quanto seria a vida humana que não tem preço aos olhos de Deus?

Hoje vemos como, às vezes, os invasores dão um valor à vida humana que é inferior ao preço de um telefone celular ou de um eletrodoméstico.

Hoje, neste dia, pedimos: "Senhor, livrai-nos do pecado da traição e do pecado da desvalorização da vida humana". Deus não queria também a desvalorização da misericórdia de Deus para cada um de nós. Deus, envia Tua força, Tua graça aos defensores da Ucrânia graças a quem hoje podemos ver a manhã, e podemos vivê-la, esta manhã, em comunhão com Deus. Deus, dá-nos a todos força para vencer todos os traidores com o poder da fidelidade ao juramento, à vocação para apressar e aproximar o dia da vitória da Ucrânia"!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vós com Sua graça e amor pela humanidade agora e sempre nos séculos dos séculos. Amém

Louvado seja Jesus Cristo!

Svyatoslav +
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana

 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

20 abril 2022, 17:26