Busca

"Eu gostaria que houvesse unidade em Deus entre os nossos povos, amar uns aos outros e ser um em Deus." "Eu gostaria que houvesse unidade em Deus entre os nossos povos, amar uns aos outros e ser um em Deus." 

Apelo do metropolita de Kiev a Putin: acabe com a guerra na Ucrânia!

"Pedimos a ambos os lados, russo e ucraniano, que se sentem à mesa de negociações e resolvam todos os problemas que existem entre nós, e não com a ajuda da espada - acrescenta -. A espada divide e o amor une. Vamos nos tolerar, nos respeitar, amaremos a Deus e seremos um com Deus".

É de grande significado o apelo lançado nesta sexta-feira, 4, pelo metropolita de Kiev Onufryi, chefe da Igreja Ortodoxa Ucraniana, ainda canonicamente submetida ao Patriarcado de Moscou. Dirigindo-se diretamente ao presidente da Federação Russa Vladimir Putin, pede que ele faça de tudo para acabar com a guerra em solo ucraniano.

“A guerra não traz nenhum bem às pessoas. A guerra derrama sangue e o sangue divide as pessoas. Você pode fazer isso, e nós acreditamos e queremos você o faça. Pedimos que os dias da Quaresma sejam para nós serenos, para que possamos celebrar com alegria a festa luminosa da vida, a festa da Santa Ressurreição de Cristo”.

"A oração pela paz em solo ucraniano é oferecida em toda a nossa Igreja Ortodoxa da Ucrânia. Infelizmente, é o 9º dia da guerra em nossa terra. As tropas russas estão combatendo contra a Ucrânia. A dor enche nossos corações. As pessoas estão morrendo, civis estão morrendo, crianças estão morrendo. A terra está cheia de choro e dor. Os refugiados não têm para onde inclinar sua cabeça. Oramos para que o Senhor tenha misericórdia de nós", disse Onufryi na mensagem.

"Nossa santa Igreja Ortodoxa Ucraniana sempre pregou o amor entre as nações - acrescenta -. Queríamos sobretudo a paz e a harmonia entre os povos russo e ucraniano. Nós queríamos que esses povos vivessem como bons vizinhos: no respeito recíproco, na paciência recíproca e no amor. Nós fomos e ainda somos insultados por isso, eles nos chamam de todo tipo de palavras e expressões obscenas. Mas não prestamos atenção nisso. Também hoje queremos que o povo russo e o povo ucraniano vivam pacificamente entre si".

"Sabemos que existem problemas entre as nações, existem, existiram e existirão. Mas sempre consideramos que nós, como criaturas de Deus, dotadas de razão e da palavra, devemos resolver esses problemas com a ajuda do bom senso", observa o metropolita de Kiev.  [

"Pedimos a ambos os lados, russo e ucraniano, que se sentem à mesa de negociações e resolvam todos os problemas que existem entre nós, e não com a ajuda da espada. A espada divide e o amor une. Vamos nos tolerar, nos respeitar, amaremos a Deus e seremos um com Deus".

"Esta é uma unidade que ninguém e nada pode destruir - conclui Onufryi -. Mas a unidade alcançada pela espada é de breve duração e não confiável. Esta é a unidade humana e se desfaz em pedaços. E a unidade que está em Deus é eterna. Eu gostaria que houvesse unidade em Deus entre os nossos povos, amar uns aos outros e ser um em Deus. Que o Senhor abençoe a todos nós!”. 

*Com Ansa

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

04 março 2022, 16:47