Busca

Patriarca latino de Jerusalém, dom Pierbattista Pizzaballa Patriarca latino de Jerusalém, dom Pierbattista Pizzaballa

Patriarca Pizzaballa: temos muito a aprender com os ortodoxos sobre sinodalidade

Carta dos ordinários católicos traz uma oração pelo Sínodo: "Pai Celestial, como os Magos viajaram para Belém guiados pela estrela, do mesmo modo, com vossa luz celestial, guiai a Igreja católica para que ela possa caminhar junto com todos os cristãos durante este período sinodal. Como os Magos estavam unidos em sua adoração a Cristo, aproximai-nos de vosso Filho e assim nos aproximai uns dos outros, para que nos tornemos um sinal da unidade que desejais para vossa Igreja e para toda a criação."

Vatican News

Ouça a reportagem e compartilhe!

"Nós vos Escrevemos durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos para confirmar nosso compromisso com as relações fraternas, no desejo de dar-vos a conhecer o que estamos vivendo em nossas Igrejas. Teríamos satisfação em compartilhar convosco o que estamos aprendendo e o quanto aprendemos convosco, colocando-nos à escuta de vossa sabedoria e de vossa experiência."

É o que se lê na carta dos ordinários católicos dirigida aos chefes das Igrejas cristãs na Terra Santa a respeito do Sínodo convocado pelo Papa Francisco, "um caminho importante" também para as Igrejas católicas na Terra Santa.

Chamados a ser Suas testemunhas

"O Pontífice - lê-se na carta assinada pelo patriarca latino de Jerusalém e presidente dos ordinários católicos, dom Pierbattista Pizzaballa - disse e escreveu repetidamente que os católicos têm muito a aprender com os ortodoxos a respeito do exercício da sinodalidade."

"Ao iniciarmos este caminho, estamos conscientes mais do que nunca de que nós, todos juntos, como discípulos de Cristo nesta Terra, que é Sua casa, somos chamados a ser Suas testemunhas. Recordemos que Seu maior desejo é que sejamos um (cf. Jo 17)."

"Neste Sínodo - escreve Dom Pizzaballa, que anunciou essa carta em uma recente entrevista ao Sir - somos convidados a ouvir mais do que a falar. Estamos à escuta da voz do Senhor, quando o encontramos no caminho, da voz do Espírito Santo quando ela nos chega através das Escrituras e no encontro com nosso próximo."

A escuta no centro do processo sinodal

"Ao colocar a escuta no centro do processo sinodal, desejamos não apenas dar-vos a conhecer este percurso, mas também ouvir o que desejais nos dizer. Encorajamos nossos padres a entrar em contato com os padres e pastores de todas as comunidades cristãs em suas áreas."

"Vós estais presentes em nossas orações e em nosso compromisso pastoral, ao tempo em que todos nós nos comprometemos a encontrar novamente o Senhor Ressuscitado para ser renovado por uma nova efusão do Espírito", diz ainda o presidente dos ordinários católicos.

No texto se faz referência ao objetivo do Sínodo, "renovar a Igreja", à pandemia que "teve seus trágicos efeitos na vida da Igreja" e à situação política que "continua criando numerosos obstáculos à nossa missão e à vida de nossos fiéis. Eles estão cansados e muitas vezes sem esperança, pois veem pouco ou nenhum futuro para os cristãos em nossa região".

Caminhar com Cristo nos conduz a horizonte de esperança

"Todos precisamos renovar nossas energias - afirma o patriarca latino de Jerusalém -, comprometermo-nos novamente com a fé e acreditar que caminhar com Cristo nos conduz a um horizonte de esperança".

A carta também contém a oração pelo Sínodo por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que começou na Terra Santa em 22 de janeiro:

"Pai Celestial, assim como os Magos viajaram para Belém guiados pela estrela, do mesmo modo, com vossa luz celestial, guiai a Igreja católica para que ela possa caminhar junto com todos os cristãos durante este período sinodal. Como os Magos estavam unidos em sua adoração a Cristo, aproximai-nos de vosso Filho e assim nos aproximai uns dos outros, para que nos tornemos um sinal da unidade que desejais para vossa Igreja e para toda a criação."

(com Sir)

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

26 janeiro 2022, 16:09