Busca

Evangelho do domingo Evangelho do domingo  

Reflexão para o 2º Domingo do Tempo Comum

Os discípulos não perdem tempo e nem titubeiam para expressar o que desejam: estar com aquele que armou sua tenda entre nós; com o Emanuel, Deus Conosco; com o Deus Salva, Jesus!

Padre César Augusto; SJ - Vatican News

Na primeira leitura, extraída de 1 Samuel 3, 3-10.19 nos fala da vocação do jovem Samuel, que apesar de estar sendo criado no Templo, tendo Eli como seu formador, ainda não conhecia o estilo íntimo e coloquial do Senhor. Com a orientação do Profeta Eli, Samuel responde sim ao Senhor. Também nós, vivendo há tempos na religião, não reconhecemos a fala de nosso Deus e tateamos no discernimento entre aquilo que vem de Deus, com aquilo que foi gerado pela nossa sensibilidade e inteligência. Necessitamos de uma pessoa douta na espiritualidade, que esteja à nossa frente no conhecimento de Deus.

Além de instruir Samuel no reconhecimento do Senhor, Eli, ensina ao seu formando a ser disponível para Deus.

No Evangelho, João 1, 35-42, João Batista, que estava preparando dois de seus discípulos, vê Jesus passar e o aponta para eles e declara: “Eis o Cordeiro de Deus!”. Os discípulos, entendendo o anúncio do Precursor, deixam-no e seguem Jesus. Este, percebendo que está sendo seguido, volta-se para trás e pergunta o que desejam. Eles respondem com uma pergunta:” Mestre, onde moras?” Jesus responde: “Vinde ver!” E eles seguindo-o ficam longo tempo com o Senhor. Eis um outro modo de encontrar o Senhor. Estando em situação de quem recebe instrução para ser discípulo Dele. Os discípulos não perdem tempo e nem titubeiam para expressar o que desejam: estar com aquele que armou sua tenda entre nós; com o Emanuel, Deus Conosco; com o Deus Salva, Jesus!

Do mesmo modo que Samuel, eles tiveram um mestre para conduzi-los ao Senhor. No caso de Samuel, ele estava no Templo e foi até ao Senhor, que o chamava; agora, é o Senhor que vai até eles, passa despercebido para os demais, menos para João.  Na sequência, Jesus pergunta o que eles querem (Samuel perguntou o que o Senhor queria. Agora é o inverso, é o Senhor quem pergunta e pergunta o que eles querem). E eles querem a intimidade com o Senhor. Na verdade, foi o Senhor se insinuou e se fez desejar. “Ninguém vem a mim se o Pai, antes não o atrair”. Cfr Jo 6, 44.

Nesse vai e vem que o Evangelho descreve, temos a cena em que André vai buscar seu irmão Simão, contar-lhe a novidade do encontro com o Messias e levá-lo ao Senhor. Este, ao vê-lo, já sinaliza sua missão futura ao anunciar a troca de nome para Cefas, isto é, Pedro.

A segunda leitura, a Segunda Carta de Paulo aos Coríntios 6, 13c-15a.17-20 tem um tom ético moralista, mas que na verdade expressa um cuidado do Apóstolo em coibir práticas pagãs e destacar a pertença nossa ao Corpo de Cristo, oficializada pelo batismo. Nesse sentido, a sexualidade permite ao ser humano expressar sua entrega, sua doação ao seu cônjuge, como se fosse ao próprio Cristo. Muitas pessoas, contemporâneas nossas, pensam exatamente o contrário disso que afirmamos pela fé e veem o sexo como um relacionamento descompromissado e relaxante. Sabemos muito bem que tivemos exageros na orientação moral em um passado bem recente, em que tudo era visto como mal, como fruto da concupiscência. Hoje, à luz de uma pastoral esclarecida, percebemos que temos o norte para onde deveremos caminhar, a busca de verdadeira integração da personalidade, mas, ao mesmo tempo, sendo compreensivos com aqueles que estão em situação de aprendizagem e buscam a verdade da fé.

Concluindo, somos vocacionados a seguir o Senhor, a fazer sua vontade, não apenas dentro de um aspecto espiritual, invisível, mas com expressão material, encarnada, pois somos seres humanos e não anjos.

Deus nos criou à sua imagem e semelhança para que o Verbo pudesse tomar carne e Ele, Jesus Cristo, foi um homem perfeito em tudo, jamais contrariando os planos de Deus, para que nós pudéssemos tê-lo como modelo.

Somos vocacionados a seguir Jesus Cristo em tudo, deixando que ele viva em nós e, com isso, possibilitando seu contato com os demais, nossos companheiros de caminhada.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

16 janeiro 2021, 08:00