Busca

Pequena imagem do Menino Jesus sobre o Evangelho Pequena imagem do Menino Jesus sobre o Evangelho

Uganda. Infância missionária: a santidade das crianças com seus pequenos meios

“Gostaríamos que as crianças soubessem que elas pertencem à Igreja, que têm a missão de evangelizar seus companheiros, que por sua vez evangelizam as famílias.” O tema da Santidade, escolhido em Uganda para este ano, "convida as crianças a saber que podem ser santas mesmo com seus pequenos meios”

Vatican News

Ouça e compartilhe

“Jesus ama as crianças e, como Ele, também elas devem compartilhar esse amor com seus companheiros e suas famílias”, disse a professora da Escola dominical da Basílica Menor dos Mártires de Uganda, em Namugongo, Dorothy Atuhaire Ssonko, por ocasião do Dia da Infância Missionária, celebrado dias atrás.

Crianças que evangelizam outras crianças

“Gostaríamos que as crianças soubessem que elas pertencem à Igreja, que têm a missão de evangelizar seus companheiros, que por sua vez evangelizam as famílias”, lê na nota enviada à agência missionária Fides. "O tema da Santidade, escolhido para este ano, convida as crianças a saber que podem ser santas mesmo com seus pequenos meios.”

Na liturgia dominical, os pequenos ugandenses foram exortados a ser pregadores da Palavra de Deus a seus coetâneos. Ademais, foi-lhes também recordado rezar por seus companheiros do mundo inteiro, ler a Bíblia e compartilhar com outras crianças e com seus pais o que aprenderam, realizar atos de amor e caridade em favor das crianças necessitadas, em particular, as de sua localidade.

Pandemia ensina que a oração é a única coisa que nos une

“A pandemia da Covid-19, que levou ao fechamento de igrejas em Uganda, não destruiu a Igreja, mas está nos ensinando que a única coisa que nos une é a oração”, disse à referida agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no país africano, padre Pontian Kaweesa.

“Devemos rezar e pedir a Deus que nos ajude nestes tempos difíceis, que ajude os médicos e as enfermeiros que cuidam dos doentes e também que ajude os cientistas a encontrar uma vacina que possa nos livrar do coronavírus.”

Quatro Pontifícias Obras Missionárias para a evangelização

Padre Kaweesa também explicou que a Igreja católica tem quatro Pontifícias Obras Missionárias para a evangelização e a difusão da Boa Nova de Jesus Cristo no mundo, e expressou os valores de referência de cada uma delas.

Cada país celebra o Dia da Infância Missionária num dia estabelecido localmente. Em Uganda, é celebrado no segundo domingo de julho de cada ano. Este ano, a pandemia do coronavírus não permitiu que as crianças se reunissem, mas, de acordo com a professora Ssonko, elas rezaram o Terço virtualmente todos os sábados, desde o início do isolamento social.

(Fides)

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

23 julho 2020, 09:46