Guido Schäffer, de medico que cuidava da saúde física,ao médico que quer salvar almas, e neste tempo de pandemia, exemplo de santidade para os jovens em isolamento social Guido Schäffer, de medico que cuidava da saúde física,ao médico que quer salvar almas, e neste tempo de pandemia, exemplo de santidade para os jovens em isolamento social 

Exemplo de santidade para os jovens brasileiros

Uma criança que nasce numa família de três irmãos. Desde cedo gosta de brincar, e na juventude a paixão pelo surf e o exemplo de médico que descobre os pobres e moradores de rua para levar um pouco de conforto e nestas experiências a descoberta da vocação ao sacerdócio. De medico que cuidava da saúde física ao médico que quer salvar almas e neste tempo de Pandemia exemplo de santidade para os jovens em isolamento social. A caminho dos altares Guido Schäffer já foi reconhecido Servo de Deus e o processo para a beatificação prossegue.

Ricardo Gomes - Diocese de Campos

Conhecer um jovem que descobre o caminho de santidade pode servir de exemplo a tantos jovens em suas casas e vivendo um tempo de muitas incertezas e medos.  Guido Schäffer, Jovem, surfista, médico e servo do Senhor. A história de fé de um jovem brasileiro que se tornou exemplo para a juventude mundial.

Alegria e certeza do dever cumprido é a expressão da mãe Maria Nazareth Schäffer, que revela o exemplo do filho de jovem igual a todos jovens de sua idade, mas uma coisa revelava a busca da santidade. Desde a infância já apresentava que veio para ser exemplo a todos desde a sua geração. Limites para além das ondas, e se encantava com o infinito e com o chamado de Deus e a coragem de se despojar de tudo para viver a experiência desafiadora de servir a Deus e a Igreja. Nasce essa vocação da devoção a Nossa Senhora e a adoração a Jesus Eucarístico.

 – Guido nasceu em 22 de maio de 1974 foi um bebê muito saudável e muito bonito e cresceu com muita saúde e era uma criança como as outras e um jovem como os outros estudando, praticando esportes e na juventude tendo suas namoradas e sendo de uma família católica e praticante sempre encontrou em mim e no pai o apoio para sua vida pessoal de oração. Guido é o segundo de três filhos que temos e todos participantes da Santa Igreja. Guido trabalhou muito como medico e deixa o exemplo de santidade. – relata a mãe.

De origem alemã, surfista carioca, estudou medicina e a exerceu por oito anos. Mais tarde entrou no seminário para ser sacerdote. Guido nasceu em Volta Redonda – Rio de Janeiro, em 22 de maio de 1974 e faleceu em 2009, pouco antes da sua ordenação presbiterial, em sua cidade natal, num acidente no mar, ocorrido quando surfava com seus amigos. Um santo” surfista – O servo de Deus Guido Shäffer foi publicado pela primeira vez em Portugal, quando a Igreja começava a trilhar o caminho para a XV Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos bispos, realizada em 2018, sob o tema: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. O autor, padre Ricardo Figueiredo, afirma que o livro é um contributo para a caminhada pós-sinodal para qual a Igreja está convocada.

Jovem Guido Schâffer surfando
Jovem Guido Schâffer surfando

Guido gostava de dizer que Jesus tinha sido o primeiro surfista, porque caminhou sobre as águas. Junto com outros jovens do Rio, ele cresceu em contato com o mar, a mata e a montanha; praticou surfe, ciclismo e futebol. Eram coisas das quais ele gostava e às quais se acostumou desde cedo. O surfe, em particular, foi tornando-se um lugar de oração. Para Guido, a prática esportiva ia tornando-se um campo para viver a fé. Filho de pais católicos fervorosos que além da prática dominical, tinham uma forte vida de oração e cultivavam um bom exemplo de cristãos na vida profissional. Recebeu a vida de fé de sua família, tendo a sua mãe, Nazareth, um papel muito importante. Ela foi organizadora de um grupo de jovens, onde Guido, ainda adolescente, convidava os amigos para participarem.

Ao entrar na medicina, o jovem a todo momento testemunhava a sua fé. Vivia conforme os valores cristãos da cordialidade, temperança, caridade e justiça, optando pela medicina geral, que era a especialidade que lhe permitia avaliar o paciente de uma forma mais completa e total. Em 2000, uma equipe organizada pela mãe de Guido viaja à Europa para a beatificação dos mártires do Rio Grande do Norte: André de Soveral, Francisco Ferro e companheiros. Foi durante essa viagem que o surfista anunciou à sua família a intenção que vinha amadurecendo: sentia-se chamado ao sacerdócio e queria deixar tudo para ir para o seminário. E assim o fez.

Vida do Servo de Deus ganha destaque internacional. Padre Ricardo Figueiredo se encanta com o exemplo de Guido e se encanta com as experiências do médico que revela a busca pelas experiências pessoais com Cristo que a ele se revela na oração e na caridade com os pobres. Sendo jovem, mas com um compromisso em sua vida de estar atento ao chamado de Deus.

- É na vida interior que se encontram as verdadeiras linhas de continuidade desta incrível história de Deus com ele. A forma como toma decisões, o modo como se dedica ao estudo da Sagrada Escritura e a naturalidade com que cita passagens de cor, a familiaridade e a amizade que tem com Deus. Tudo fala da sua vida espiritual, de um jovem que não deixou de ser como tantos jovens, que passou pelas mesmas dificuldades dos jovens deste tempo. Com sua morte, como grão de trigo, deu muito fruto. Assim, esse livro que agora publico pretende fazer chegar a força da vida de Guido a muitos jovens. – revela Padre Figueiredo.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

09 julho 2020, 14:42