Busca

Patriarca de Moscou e de toda as Rússias, Kirill Patriarca de Moscou e de toda as Rússias, Kirill  

Mensagem do Patriarca Kirill: unidos para enfrentar o coronavírus

“O que significa esta desventura universal, esta doença da qual não se pode esconder em nenhum lugar?” é a questão proposta pelo Patriarca de Moscou e de toda as Rússias, Kirill e explica que “toda circunstância deve ser lida no plano salvífico de Deus”

Cidade do Vaticano

O Patriarca de Moscou, Kirill, enviou ao Papa Francisco e aos responsáveis pelas Igrejas não ortodoxas seus votos de Feliz Páscoa, solenidade que os ortodoxos ligados ao calendário juliano celebrarão no domingo 19 de abril. Na mensagem o Patriarca escreve: “Compartilhando a alegria da festa com os que estão ao nosso lado e longe de nós, unimo-nos aos esforços para afirmar na sociedade os valores morais permanentes, para ajudar os que sofrem injustiças, os que são perseguidos ou ameaçados pela difusão da infecção do coronavírus. Desejo-lhes força espiritual e física e a ajuda de Deus para cumprir o seu alto ministério e, ao seu rebanho, desejo paz e bem-estar”. Na mensagem, que não poderia deixar de aludir à pandemia que está abalando o mundo, Kirill alegra-se pela chegada da “festa das festas”: a Ressurreição do Salvador que “destruiu a fortaleza do inferno e dissipou a obscuridade do pecado”, com a Ressurreição foi concedida aos homens “a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos, 6, 23)

A crise gera mudanças

Alguns dias atrás o Patriarca de Moscou falou várias vezes sobre o tema da emergência causada pelo coronavírus: “Toda crise leva a uma mudança, depende do indivíduo se é para melhor ou pior”, assim afirmou em 7 de abril no sermão da Divina liturgia para a festa da Anunciação da Bem-Aventurada Virgem Maria. Para que seja melhor, afirmou, um cristão deve recordar que “o homem foi criado por Deus e que Deus com a sua lei justa e infalível deve ser o centro da vida do homem; lei cuja execução leva uma pessoa à verdadeira felicidade, não apenas na sua vida pessoal, não visível aos outros, mas na construção de relações sociais, entre homem e natureza, entre homem e cosmo”.

É tempo de pensar: qual é a verdade?

Esta “terrível infecção” que está se espalhando em todo o mundo é “uma desgraça global, como jamais houve antes na história. Graves epidemias atingiram povos, grandes e pequenos e até mesmo continentes, mas sempre existiam lugares salvíficos no mundo onde havia a garantia de não ficar doente. Hoje, praticamente não existem lugares semelhantes, porque estamos enfrentando uma infecção global”. As pessoas justamente têm medo, temem pela própria vida. Mas “o que significa esta desventura universal, esta doença da qual não se pode esconder em nenhum lugar?”, pergunta-se o primaz da Igreja Ortodoxa russa, e recorda também que toda circunstância, mesmo a mais severa, deve ser lida no plano salvífico de Deus. “É muito importante que esta doença, este medo mortal, sirva a todos para se corrigirem. Por fim devemos considerar a verdade, óbvia para uma pessoa que vive segundo as leis da fé, mas que não óbvia para os que não creem. É tempo de pensar: qual é esta verdade? A verdade é que Deus é o Criador do mundo e o destino humano depende d’Ele”. São palavras de Kirill, observando que “o grandioso desenvolvimento da ciência” levou “à afirmação da autonomia humana, mesmo de Deus”.

Mudarmos depois desta prova

O homem grande e forte, o homem no centro do mundo, no centro do ser: “A civilização antropocêntrica, colocou o homem no centro, obrigando Deus a sair da sua vida, deslocando-o do centro à periferia do ser humano, foi feito um terrível erro. Por quê? Porque o homem é um fenômeno transitório. As preferências, a moral, os costumes, as crenças de uma pessoa, até mesmo o sistema de valores muda, e por causa desta variabilidade, a sucessão espiritual das gerações não é garantida, assim como a integridade da vida humana. Somente Deus é imutável, somente Deus é verdade absoluta”. Por isso a tarefa do homem não é combater Deus, tirando-o do centro, mas aceitá-lo no próprio coração, tornando-se uma pessoa nova. “Que Deus possa ajudar todos a ver esta crise como tempo de mudanças, que deveriam nos tornar pessoas melhores, para cada um de nós, para nosso povo, para toda a raça humana. Que hoje Deus possa nos conceder toda a sua sabedoria, abrir nossos corações e mentes”, conclui Kirill desejando que “todos possamos sair desta prova completamente mudados, com uma grande fé e com uma clara compreensão de que Deus é o Senhor da história”. Somente assim “o que chamados de crise, um momento de mudança, será uma crise pelo bem, uma mudança para melhor”. 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

16 abril 2020, 09:13