Escada Santa Escada Santa 

Reabertura da Escada Santa em Roma

Neste dia 11/04, as 16h30, o Cardeal Vigário Angelo Di Donatis, reabrirá e abençoará a Escada Santa em Roma. A programação começará às 15h30 com uma conferência sobre a restauração, às 16h30 a benção e às 17h30 a celebração eucarística.

Padre Arnaldo Rodrigues - Cidade do Vaticano

Depois de 1 ano de restauração da Escada Santa, que correspondeu aos afrescos de 1589, a restauração da Escada e do revestimento de madeira, será possível subir novamente (de joelhos) os 28 degraus de mármore, que segundo a tradição Jesus teria subido quando foi julgado por Pilatos no pretório e condenado à morte.  Segundo esta antiga tradição cristã, Santa Helena, mãe do Imperador Constantino trouxe  a Escada de Jerusalém para Roma no ano 326.

Escada Santa

Padre Francesco Guerra, reitor do Santuário da Escada Santa, conversou com Vatican News sobre a reinauguração, sobre a importância do santuârio para os dias atuais e deu alguns conselhos aos peregrinos que desejam subir a Escada Santa. 

O mundo de hoje precisa de um Santuário como a Escada Santa

Padre Francesco - Papa Francisco recordou ao mundo que, a devoção popular tem uma importância muito forte, de modo concreto com o qual, sobretudo as pessoas mais simples, mas também todos os homens, possam experimentar de maneira concreta e não somente em nível de inteligência e raciocínio, o contato com o sacro: a presença de Deus.
É por isso que tantas pessoas vão em peregrinação aos santuários, porque tem a possibilidade de percorrer o evento sacro que alí aconteceu.

“Em concreto, subuindo de joelhos estes 28 degraus da Escada Santa, o peregrino no cansaço de subir, se encontra com a dor que o próprio Jesus enfrentou na sua paixão. E enquanto sobe, rezando, nestes degraus, a pessoa se sente em contato consigo mesma, ou seja, retornam à memoria as próprias dores ou os sofrimentos das pessoas que lhe são queridas. E Subindo, rezando e recordando a paixão de Jesus, eis que se mistura todo o sentido de quanto fez Cristo por nós: sofreu, morreu e ressuscitou pelo nosso amor.”

O peregrino percorre a sua própria história e das pessoas que ama, vê tudo isso em um modo novo, pois vê  à luz de Deus, através da paixão de Jesus. Por isso, a importância de observar as imagens pintadas nas paredes, que também foram restauradas.

Olhar Jesus que lavou os pês dos seus discípulos, Jesus que reza no Horto das Oliveiras e Jesus que é beijado e traído por Judas. Isto não significa somente olhar para a historia de Jesus, mas observar a nossa própria historia. Isto valia tanto as pessoas que pintaram os afrescos mais de 500 anos atrás, como vale para os peregrinos dos dias de hoje. Porque o homem é feito de sensação, de memoria, de sentimentos, de racionalidade, de espiritualidade e de corpo.

Um conselho aos peregrinos que sobem a Escada Santa

Padre Francesco - Antes de tudo, recordo que subir de joelhos a Escada Santa é um ato de fé, recordar que Jesus subiu por nós. É um ato de compaixão, ou seja, de sentir junto, viver junto, junto com Jesus e com os demais peregrinos que sobem. Na tradição da Igreja e na indulgencia a esta, o peregrino que sobe é aconselhado a meditar vivamente a paixão de Jesus.

Pode-se subir contemplando as cenas pintadas, mas também levando um Evangelho com a Paixão de Jesus. Oferecemos no santuário em 9 línguas um pequeno livro com a história do Santuário e com um pequeno trecho do Evangelho para cada degrau. Este é um modo para que o fiel, que sobe em oração, possa ter em mãos a oportunidade de meditar o quanto o Evangelho nos recorda do sacrifício amoroso do Senhor.

A Escada Santa

A Escada Santa dica perto da Basílica de São João de Latrão e abriga a preciosa capela dos Papas chamada Sancta Sanctorum, onde se venera a imagem do Santíssimo Salvador. De acordo com uma antiga tradição cristã, em 326, a Imperatriz Santa Helena transportou a Escadaria do Pretório de Pilatos, subida varias vezes por Jesus no dia da sua sentença de morte, de Jerusalém para Roma.

Por esta razão, chamava-se Scala Pilati ou Scala Sancta. Os primeiros testemunhos escritos desta ilustre memória da Paixão estão numa passagem no Liber Pontificalis do tempo de Sérgio II (844/847) e numa Bula de Pasquale II (1099/1119). A Escada Santa deve o seu nome aos 28 degraus que levam à capela e que sobem de joelhos para venerar a Paixão de Jesus.

É certo que estava localizado no Patriarchium, ou complexo dos Palácios Lateranenses, a antiga sede dos Papas, e que Sisto V a colocou em 1589, em frente à capela papal onde permaneceu então formando o único edifício atual. Pio IX (1846 1878) cuidou da sua restauração e promoveu o culto da grande relíquia com a construção do antigo convento, que em 24 de Fevereiro de 1853 foi confiado aos religiosos passionistas.

Indulgência Plenária

A Penitenciaria Apostólica concede INDULGÊNCIA PLENÁRIA todos os dias aos fiéis arrependidos que, movidos pelo amor, sobem de joelhos a Escada Santa meditando a Paixão de Jesus e recitando o Credo, um Pai Nosso, uma Ave Maria, e um Glória ao Pai e uma oração segundo a intenção do Papa, confessando e tendo recebido a Comunhão Eucarística.
As pessoas fisicamente impedidas de subir recebem a mesma INDULGÊNCIA PLENÁRIA meditando a Paixão de Jesus diante da Escada Santa, recitando o Credo e cinco Pai Nosso, cinco Ave-Maria, cinco Glória ao Pai e uma oração segundo a intenção do Papa, confessando e tendo recebido a Comunhão Eucarística. A indulgência é aplicável ao falecido. (Roma, Penitenciária Apostólica, 11 de novembro de 2015)


 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

10 abril 2019, 15:34