Celebração Divino Pai Eterno Celebração Divino Pai Eterno 

Devoção ao Pai Eterno atrai milhões de devotos a Goiás

Romeiros de diferentes regiões brasileiras e até mesmo do exterior chegam para a tradicional Festa em Trindade, que oferece ainda experiências históricas e culturais.

Trindade

 

Inúmeras demonstrações de fé, exemplos de força e gratidão marcam mais uma Romaria do Divino Pai Eterno na cidade de Trindade, em Goiás. A devoção que começou há mais de 170 anos e que antes era apenas regional conquistou corações em todo o Brasil e até fora dele. Hoje, a tradicional Festa em louvor ao Divino Pai Eterno reúne mais de 2,5 milhões de pessoas todos os anos.

Este ano, a Romaria acontece entre os dias 22 de junho e 1º de julho, com o tema “Pai Eterno, somos Teus filhos”. Para o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira, o tema da Romaria deste ano convida a propagar a Palavra de Deus: “A grande missão da Igreja, recebida de Jesus, é apresentá-Lo a todas as pessoas e pregar o Evangelho ao mundo inteiro. E a grande missão da Igreja é levar essa mensagem de amor, esperança e paz, justamente em tempos tão difíceis, mas também tão oportunos para podermos semear a Palavra de Deus”.

Só no primeiro fim de semana da Romaria 2018, Trindade já recebeu mais de 700 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Essa estimativa equivale ao número dos cinco primeiros dias do ano anterior. De acordo com o Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Robson de Oliveira, a Romaria é um período intenso, mas gratificante. “Fiquei aqui 11 anos, como reitor do Santuário Basílica, e a Romaria é um momento muito intenso de trabalho e oração. Mas, neste ano, estou sentindo um clima especial, diferente, melhor”, disse o sacerdote.

Padre Robson comentou ainda sobre os momentos de dificuldade que o País tem enfrentado e como isso também influencia a vinda dos romeiros a Trindade: “O Brasil tem sofrido com tantos problemas, mas as pessoas se mantêm fortes até mesmo no sofrimento. Eu fico encantado com isso. É muito bom saber que as pessoas procuram e pedem a misericórdia de Deus. Ficamos tristes pela situação geral do País, mas felizes em saber que as pessoas não se desesperam porque acreditam, não entram em sofrimento abundante, são fortes e se refazem na fé”.

Testemunho

A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade (GO) teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro, de aproximadamente 8 cm, com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando a Virgem Maria. Eles beijaram a Imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.

Hoje, a devoção é conhecida em todo o Brasil e são vários os testemunhos de graças e bênçãos alcançadas. A romeira Priscila Vieira, de Goiânia (GO), participa todos os anos da Romaria com um único propósito: demonstrar toda sua gratidão ao Pai Eterno. Há quatro anos, ela faz, a pé, o percurso de 18 quilômetros entre a capital goiana, Goiânia, e Trindade juntamente com o filho, Erick Vieira. Segundo ela, é uma forma de retribuir todas as bênçãos concedidas por Deus Pai.

"Logo após o nascimento do meu filho, tive eclâmpsia e fiquei entre a vida e a morte. Os médicos chegaram a alertar minha família que eu não resistiria e que apenas meu filho sobreviveria. Minha mãe fez uma promessa e pediu ao Pai Eterno que nos tirasse vivos daquela situação. Fomos agraciados e, hoje, estamos aqui para testemunhar esta grande graça", conta a devota, emocionada. Questionado sobre a dificuldade do percurso, o pequeno Erick foi categórico: "Sou muito grato por tudo que o Pai Eterno faz por nós. Por isso, não tem parte difícil quando você acredita em Deus", conta.

Devoção

A Romaria do Divino Pai Eterno é o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. A Festa de Trindade consolida a região como polo de turismo religioso e atrai público de todo o País e até do exterior. Semanalmente, mais de 20 mil pessoas visitam a cidade e a estimativa anual é de 4 milhões por ano, sendo que, durante o período da Romaria, são mais de 2,5 milhões. No ano passado, esse número chegou a quase 3 milhões.

O Pe. Robson de Oliveira, que também é presidente-fundador da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), leva multidões por onde passa, é conhecido nacionalmente pela atuação em Trindade e também nos meios de comunicação. Ele destaca a dimensão da Romaria: “É a fé que move as pessoas. É uma verdadeira experiência espiritual, e até mesmo cultural, ver e presenciar tantas manifestações, testemunhos e cenas fortes que emocionam. São inúmeras histórias de vida que passam por aqui”.

Sobre a principal mensagem de fé que a Romaria passa às pessoas, o sacerdote afirma que é o amor misericordioso de Deus que inspira a todos. “A melhor definição de Deus é a que está na Bíblia: ‘Deus é amor’. Quando concluímos na vida que Deus é amor e que nós somos a imagem e semelhança Dele, somos amor também, e somos o amor ágape, amor caridade, que se inclina diante do outro, ao próximo, de entrega. Esta é a maior mensagem do Pai e todos nós que trabalhamos na Romaria conseguimos repassá-la para as pessoas”, destaca Pe. Robson.

Programação

Em 2018, na extensão programação de festa religiosa, serão realizadas 121 missas, 45 novenas, 27 orações do terço e 11 procissões, além de centenas de batizados e confissões, alvoradas e vigílias. Também acontecem desfiles e encontros tradicionais, como os de foliões, carreiros e cavaleiros, que há anos representam as raízes regionais. Dando suporte, na equipe de trabalho ao todo são aproximadamente 2 mil pessoas entre voluntários e colaboradores.

O dia da grande Festa do Divino Pai Eterno é o primeiro domingo do mês de julho de cada ano. Neste ano, a Missa Solene será presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer.

Rodovia dos Romeiros

Muitos devotos percorrem, a pé, o trajeto entre os municípios de Goiânia e Trindade, pela GO-060, também conhecida como Rodovia dos Romeiros. São aproximadamente 18 km. A caminhada é uma forma de pagar promessas, pedir graças e agradecer bênçãos alcançadas. Os peregrinos partem ainda de outras cidades e estados para o trajeto até a cidade. Caravanas também chegam de diferentes destinos do País ao longo de todo ano e se intensificam na Festa.

Comitivas de cavaleiros e de carreiros saem de diferentes regiões, fazem pouso ao longo do percurso até chegarem a Trindade durante a Romaria. A maior procissão de carros de boi do Brasil já é um marco tradicional do evento, reconhecido pelo Instituoto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Santuário Basílica de Trindade / Afipe

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

28 junho 2018, 18:46