Busca

Via-Sacra com 500 jovens em Jerusalém: responder à violência com o perdão

O Custódio da Terra Santa, Fr. Patton, estava a frente de uma procissão especial pelas ruas de Jerusalém nesta sexta-feira (24). Ele conduziu mais de 500 estudantes com seus professores numa Via-Sacra marcada pelo perdão, que partiu da Igreja da Flagelação onde uma imagem de Jesus foi danificada em fevereiro: o perdão é uma forma cristã de responder à violência.
Ouça a reportagem e compartilhe

Andressa Collet - Vatican News

Mais de 500 estudantes com os professores de 8 escolas católicas de Jerusalém, liderados pelo Patriarca Pierbattista Pizzaballa e pelo Custódio da Terra Santa, Francesco Patton, fizeram uma Via-Sacra na manhã desta sexta-feira (24) pelas ruas de Jerusalém. O grande grupo partiu em procissão a partir de um lugar simbólico, isto é, a Igreja da Flagelação, na Via Dolorosa, onde começa a Via-Sacra de todos os peregrinos na cidade santa e onde um extremista judeu danificou uma imagem de Jesus em 2 de fevereiro deste ano. O homem, dos Estados Unidos, derrubou a estátua e desfigurou o rosto de Jesus. Ele chegou a ser preso no local pelo ato de vandalismo, ódio e violência contra a comunidade cristã.

Segundo o vice-custódio da Terra Santa, Pe. Ibrahim Faltas, uma aula prática do perdão: "começamos a partir dessa lindíssima estátua que foi quebrada, como vocês viram, pois todos ficaram realmente tristes por tudo que foi feito lá na Flagelação. Resolvemos, então, ensinar aos mais de 500 estudantes o perdão".

O rosto de Cristo que foi alvo de vandalismo
O rosto de Cristo que foi alvo de vandalismo

A cerimônia "reparadora", marcada pelo perdão, foi convocada justamente por Pe. Ibrahim. Os jovens vestiram estolas vermelhas com a escrita que fazia referência a Jesus, quando disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo" (Lc 23, 33-34) e com a impressão da imagem de Cristo vandalizada em fevereiro. E o vice-custódio reafirmou o objetivo da iniciativa:

“Para ensinar, para dar uma mensagem a todos que realmente é necessário perdoar.”

Perdoar e nunca ceder à tentação da violência

No início da Via-Sacra, no Santuário da Flagelação enquanto distribuía a estola aos estudantes e professores, o Custódio da Terra santa, Fr. Francesco Patton, disse:

“Estamos aqui juntos para esta celebração com um lenço vermelho, que é a cor do martírio, a cor do amor, a cor de quem sabe dar a vida. Nesta cruz, levamos a imagem de Jesus que sofreu por nós, com a inscrição que é a oração de Jesus na cruz. Recorda-nos que esta é a forma cristã de responder à violência: Jesus ensinou-nos a rezar por quem nos faz sofrer e a pedir perdão. Através da sua paixão e morte, Jesus nos ensinou que o amor e o perdão são mais fortes que a violência. Caminhando juntos na Via Dolorosa, pedimos ao Senhor a mesma capacidade de segui-lo e de perdoar e nunca ceder à tentação da violência”.

A procissão terminou na Igreja de San Salvatore, onde foram concluídas as últimas estações da Via-Sacra. "Fizemos a Via Dolorosa, e toda a nossa vida é um caminhar com a cruz", comentou o Pe. Ibrahim, que acrescentou: "especialmente nestes dias em que vivemos, e sabemos o que está acontecendo em toda a Terra Santa, queríamos rezar com os estudantes pelas ruas de Jerusalém para nos prepararmos bem para a Páscoa. Portanto, se morrermos com Cristo, seremos ressuscitados com Cristo. Precisamos aprender a perdoar. Aqui Cristo disse 'perdoai-os porque não sabem o que estão fazendo'. Nossa mensagem de hoje aos nossos alunos é: a violência nunca deve ser respondida com violência, mas com amor, perdão e paz!".

Já o Patriarca Latino de Jerusalém concluiu a Via-Sacra especial desta sexta-feira (24) exortando aos jovens: 

“Vocês não devem ter medo. Nós não temos medo de mostrar a cruz, que não é símbolo de morte, mas sinal de vida e ressurreição. Não temos medo de afirmar que Jerusalém também é cristã.”

Colaboração: Custodia Terrae Sanctae

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

24 março 2023, 08:00