Busca

Schevchuk e o papel do monaquismo na unidade dos cristãos

"Um monge ou monja é uma pessoa que vive na ressurreição já aqui na terra. Ele é uma pessoa que por amor de Cristo morreu por este mundo e está vivendo a vida dos tempos futuros. Ele vive naqueles tempos, naquele estado, naquela dimensão da vida da Igreja de Cristo que todos alcançaremos, depois da morte, na eternidade onde não se casam, mas vivem como anjos de Deus."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023 e na Ucrânia já é o 345º dia da grande guerra.

Pesados combates estão acontecendo no Donbass. Segundo os relatos desta manhã, soubemos que as Forças Armadas ucranianas repeliram os ataques russos perto de dez centros populacionais, embora o inimigo sofra enormes perdas humanas e não respeite a vida humana nem de seus próprios soldados nem dos filhos e filhas. da Ucrânia.

Da mesma forma, o inimigo está tentando infligir vários tipos de ataques aéreos em diferentes partes de nossa pátria. Ontem, o inimigo disparou quatro mísseis contra a Ucrânia, e dois deles miraram a cidade devastada de Kramatorsk. As operações de resgate continuaram ontem após o último bombardeio. O número de mortos aumentou. Hoje sabemos com certeza que pelo menos quatro pessoas morreram naquele ataque. No dia de ontem, bem como durante a noite, o inimigo atacou deliberadamente a infraestrutura médica de Kramatorsk, em particular o hospital da cidade.

Além disso, o inimigo está bombardeando impiedosamente nossa fronteira norte, aumentando o número de bombardeios. Houve um bombardeio recorde em nossa região de Sumy, onde mais de 120 bombas foram lançadas em um dia. A noite anterior acabou sendo um inferno para nossa Kherson, onde houve bombardeios maciços de áreas residenciais à noite. Provavelmente contaremos as vítimas deste crime noturno esta manhã. Mais uma vez, em toda a Ucrânia, gritos, lamentos, orações são ouvidos para ver o fim dessa loucura.

Ontem recebemos novas informações de que o inimigo está deliberadamente começando a caçar crianças ucranianas nos territórios ocupados. É uma espécie de nova tática desumana que observamos ultimamente. Quase 100 crianças foram deportadas de Lysychansk para o Tartaristão. Sabemos que 50 delas são alunos do ensino médio. Não temos informações completas sobre os outros. No total, 14.000 crianças ucranianas foram deportadas à força dos territórios ocupados. Infelizmente, a vida lá está se tornando cada vez mais insuportável.

Mas hoje, esta manhã, queremos agradecer a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estarmos vivas. Esse fato nos dá otimismo, força, fé na presença de Deus entre nós e ânimo para continuar lutando. Nossa convicção de defender a causa justa, defender a vida e a liberdade, o direito à existência de toda uma nação de dezenas de milhões de pessoas, acrescenta sentido e conteúdo à nossa paciência, e também nos dá confiança em nossa inevitável vitória.

 

E é por isso que hoje queremos dizer a todos que a Ucrânia está resistindo. A Ucrânia luta. A Ucrânia reza. Além disso, a Ucrânia, apesar das lágrimas, sorri porque sente que o Senhor Deus está conosco.

Também hoje gostaria de continuar com vocês nossas reflexões e nossa busca para restaurar a unidade perdida dos cristãos, particularmente em nossas circunstâncias ucranianas. Estamos rezando e pensando em como realizar o desejo de Cristo de que seus discípulos, cristãos, sejam todos um.

Ontem recordamos uma figura excepcional não só para a história da nossa Igreja, mas também para a do movimento mundial pela unidade dos cristãos: o nosso metropolita, venerável Andrey Sheptytskyj. Com efeito, sobretudo na primeira metade do século XX, no seu pensamento, nas suas ideias, na sua busca da unidade dos cristãos, ele precedeu em 50 anos o Concílio Vaticano II. Mas entre todos os seus pensamentos brilhantes havia um que, em particular, gostaria de mencionar hoje.

O metropolita Andrey havia entendido que a Igreja tem outra pequena força visível que deve ainda dizer sua palavra e faz er seu trabalho na reconstrução da unidade perdida entre os cristãos. E essa força é o nosso monaquismo.

Um monge ou monja é uma pessoa que vive na ressurreição já aqui na terra. Ele é uma pessoa que por amor de Cristo morreu por este mundo e está vivendo a vida dos tempos futuros. Ele vive naqueles tempos, naquele estado, naquela dimensão da vida da Igreja de Cristo que todos alcançaremos, depois da morte, na eternidade onde não se casam, mas vivem como anjos de Deus.

E precisamente o monaquismo representa um manifesto especial, uma vocação especial, que é uma consequência, um testemunho da ação do Espírito Santo no corpo da Igreja. Em particular, o monaquismo oriental da tradição bizantina tem um poder contemplativo especial, o poder de uma vida mística que é então incorporada em certas orientações da vida aqui na terra. E o Metropolita Andrey viu que às vezes na história o próprio monaquismo não compartilhava totalmente os vários movimentos de unidade da Igreja, liderados até pelos chefes das Igrejas. Quando o monaquismo não apóia a ideia de unidade cristã, essa ideia - especialmente entre as Igrejas de tradição bizantina - será quase impossível de ser alcançada. Mas quando no monaquismo, as pessoas consagradas sentirem que também os nossos irmãos e irmãs de outra Igreja vivem o mesmo Espírito que nos chamou, perceberão que também em outros mosteiros diferentes experimentamos o mesmo Espírito Santo e contemplamos, em nossa experiência mística , o mesmo Deus vivo, Uno em Três Pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, então seu testemunho, sua experiência, sua orientação espiritual serão poderosos, tornando-se, eu diria, até uma força insubstituível para que toda Igreja de Cristo não tem medo de restaurar, buscar, construir a unidade entre os discípulos cristãos.

Este fato foi profundamente compreendido pelo metropolita Andrey Sheptytskyi, que também inspirou certos tipos de experiência monástica na Igreja Ocidental. Com a sua inspiração foram criadas algumas comunidades monásticas, uma das quais vivia segundo a tradição latina e outra segundo a tradição bizantina, mas eram comunidades da mesma família monástica. Que possa o venerável metropolita Andrey Sheptytskyi ser hoje aquele que reza por nós, ser o nosso patrono, o intercessor desta grande causa da unidade dos cristãos que é, a seu ver e segundo a sua convicção, o fundamento necessário para a unidade do nosso povo, do nosso Estado, é uma condição necessária, como escreveu, para construir de uma casa comum.

Deus abençoe a Ucrânia. Deus, ouve as orações de nossos justos, confessores, mártires e santos da terra da Ucrânia, e ajuda-nos a resistir hoje na batalha desigual contra o ocupante que está tirando o direito de existir de nossa Igreja, nosso povo, nosso estado . Deus, seja nossa sabedoria, nossa força, seja em Seu Espírito Santo o espírito de nossa unidade, a unidade dos discípulos de Cristo, dos cristãos da Ucrânia. Deus, abençoe nossa Pátria com Sua paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
03.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

03 fevereiro 2023, 23:08