Busca

Campo de girassóis na região de Chernihiv. (REUTERS/Valentyn Ogirenko) Campo de girassóis na região de Chernihiv. (REUTERS/Valentyn Ogirenko)

Schevchuk: parar, para poder contemplar a grandeza da Criação de Deus

"É tão importante pararmos pelo menos um dia por semana, largar nosso emprego e admirar a beleza desse mundo. Parar, para poder ver a grandeza da Criação de Deus, é como quando você quer ver toda a beleza de uma pintura, vale a pena se afastar um pouco dela para poder vê-la em sua totalidade. Da mesma forma, em um dia santo, o domingo, vale a pena ver algo bonito, estabelecendo novas relações pessoais com todos os seres vivos ao nosso redor."

Louvado seja  Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é domingo, 18 de setembro de 2022. A Ucrânia sofre há 207 dias consecutivos com uma grande guerra injusta.

Novamente na noite passada a Ucrânia estremeceu sob mísseis e bombas aéreas russas. Ainda ontem muitas pessoas morreram, muitas outras ficaram feridas. De acordo com informações obtidas esta manhã, os russos lançaram 6 mísseis de cruzeiro na Ucrânia, realizaram 28 ataques aéreos e cerca de 90 ataques de artilharia ao longo de toda a linha de frente. Dói-nos muito ver como o inimigo esteja bombardeando sistematicamente as áreas fronteiriças das regiões de Chernihiv e Sumy. Mas nossa região de Kharkiv sofreu mais do que qualquer outra ontem; infelizmente, a cidade de Kharkiv, e especialmente a cidade de Chuhuiv. Ontem, os russos desferiram um duro golpe em Kramatorsk. Além disso, as cidades de Zaporizhzhia e Mykolaiv foram sacudidas por mísseis e bombas russos.

Mas a Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

 

Hoje é domingo, dia santo em que nós cristãos vamos às  igrejas para participar da liturgia divina. Porque hoje, como todos os domingos, celebramos a Ressurreição de Cristo, a festa da Vitória, a Vitória da vida sobre a morte.

Neste domingo gostaria de refletir com vocês sobre outra regra, ou melhor, sobre um princípio para honrar a Deus Criador. O princípio que nos é revelado particularmente neste domingo. Este princípio, de fato, é o mandamento de Deus: "Santificar os domingos e festas de guarda". Como cristãos, honramos o sábado quando o Pai descansou, mas celebramos o domingo como o primeiro dia da nova criação. Celebramos o domingo como o dia em que Nosso Senhor Deus Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, enchendo assim o homem de vida nova e eterna. Mostrou também a perspectiva da transfiguração de todo o universo através do ser humano.

É por isso que é tão importante pararmos pelo menos um dia por semana, largar nosso emprego e admirar a beleza desse mundo. Parar, para poder ver a grandeza da Criação de Deus, é como quando você quer ver toda a beleza de uma pintura, vale a pena se afastar um pouco dela para poder vê-la em sua totalidade. Da mesma forma, em um dia santo, o domingo, vale a pena ver algo bonito, estabelecendo novas relações pessoais com todos os seres vivos ao nosso redor. Porque, ao honrar nosso Salvador ressurreto, devemos ver como Ele, nosso Deus Criador e Salvador, renova o mundo inteiro através de nós hoje, e esse mundo espera nossa nova vida, uma nova visão, uma nova atitude em relação a ela. Por isso o apóstolo Paulo diz que tudo na criação geme com gemidos indizíveis, esperando o aparecimento, a manifestação da glória dos filhos de Deus. Portanto, contemple neste dia a preciosa beleza da natureza criada por Deus.

Alimentamos esta consciência eucarística, porque durante a liturgia o sacerdote canta as seguintes palavras em nome da comunidade eclesial: “Os dons recebidos de ti, nós te oferecemos em tudo e por tudo”. Este gesto eucarístico de ação de graças a Deus pelo mundo criado é o momento em que trocamos presentes. Trazemos a Deus tudo o que Ele deu a nós e ao mundo. E dele recebemos ainda mais presentes, ainda mais força, ainda mais vida. Portanto, esta comunicação eucarística com Deus e com o mundo criado é uma fonte inesgotável de motivação para o nosso cuidado com o meio ambiente. Exorta-nos a sermos guardiões responsáveis ​​de toda a Criação, de todo o mundo criado que o Senhor Deus coloca em nossas mãos.

Neste dia rezamos por aqueles que sofrem e choram. Para aqueles durante esta guerra eles têm mais dificuldade. Lembramo-nos de todos aqueles cujas vidas foram arruinadas por esta guerra. Levamos a dor do nosso povo ucraniano diante de Deus indo à liturgia. Teus dons recebidos de Ti, ó Deus, oferecemos a Ti em tudo e por tudo.

Deus, abençoe nossa Ucrânia! Deus, abençoe nossas meninas e meninos na frente! Deus, capacite nosso povo a se defender de um inimigo injusto! Deus, dá-nos a vitória! Derrote com paz o agressor que vem com a guerra! Deus, neste domingo renove a Ucrânia, encha-a de vida nova e com a Tua bênção!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
18.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

18 setembro 2022, 20:37